Nagarkot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nepal Nagarkot

नगरकोट

 
  village development committee  
Vista de uma encosta em Nagakot
Vista de uma encosta em Nagakot
Localização
Nagarkot está localizado em: Nepal
Nagarkot
Localização de Nagarkot no Nepal
Coordenadas 27° 43' 25" N 85° 31' 29" E
Região Oeste
Zona Bagmati
Distrito Bhaktapur
Características geográficas
População total (2011) [1] 4 571 hab.
Altitude 2 200 m

Nagarkot (em nepali: नगरकोट) é uma aldeia e village development committee (comuna rural) situado 32 km a leste de Catmandu, Nepal. Faz parte do distrito de Bhaktapur e da zona de Bagmati. Em 2011 tinha 4 571 habitantes e 973 residências.[1] Situa-se numa zona densamente florestada de pinheiros, com vales profundos, a 2 200 metros de altitude e é considerado um dos pontos com melhores vistas do distrito de Bhaktapur. É famoso pelos seus nasceres do sol, com vista para centenas de quilómetros de montanhas com os cumes nevados dos Himalaias, não só do maciço do Langtang, que está mais próximo, mas também o monte Everest e muitos outros picos. As vistas sobre o vale de Catmandu e o Parque Nacional Shivapuri Nagarjun também são esplêndidas. É uma atração turística internacional.

Devido à sua localização estratégica, Nagarkot era um antigo forte do vale de Catmandu para vigiar as atividades externas dos reinos vizinhos. Mais tarde tornou-se um local de retiro e recreio da realeza antes de se tornar uma estância popular de montanha.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Jomsom», especificamente desta versão.
  1. a b «Censo de 2011» (PDF) (em inglês). Central Bureau of Statistics. cbs.gov.np. Consultado em 3 de junho de 2014. Arquivado do original (PDF) em 31 de julho de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Nagarkot


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Nepal, integrado ao Projeto Ásia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.