Nagpur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Nagpur é uma cidade da Índia, no Estado de Maharashtra. Tem cerca de 2.39 milhões de habitantes. É a maior cidade do centro da índia e tem a terceira maior população do estado de Maharashtra. Nagpur é a 13ª cidade mais populosa da Índia e a 114ª do mundo. Nagpur é também a sede da sessão anual de inverno do Maharashtra Vidahn Sabha. A cidade é o maior centro comercial e político da região Vidarbha do estado de Maharashtra. Nagpur fica no exato centro do país, no exato marco-zero, de onde são medidas todas as distâncias em milhas do país.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O Rio Nag, que é um afluente do Rio Kanhan, possui em seu fluxo um caminho sinuoso lembrando o corpo de uma cobra, que na língua marata chama-se Nag. Pur é um sufixo comum indiano, que pode indicar tanto vilas como cidades. Como esse rio corre através da cidade, juntaram-se os dois termos (Nag+pur) que signica literamente Cidade Cobra.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.