Naked and Afraid (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Naked and Afraid
Largados e Pelados (BR)
Informação geral
Formato Reality show
Gênero Sobrevivência
Duração 42 minutos (episódio)
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produtor(es) executivo(s) David Garfinkle
Denise Contis
Jay Renfroe
Steve Rankin
Exibição
Emissora de televisão original Discovery Channel
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 23 de junho de 2013
- presente
N.º de temporadas 9
N.º de episódios 85

Naked and Afraid (no Brasil, Largados e Pelados) é um reality norte-americano televisionado pelo Discovery Channel e teve estréia em 23 de junho de 2013.[1] Cada episódio apresenta dois sobreviventes — um homem e uma mulher — que se conhecem apenas no primeiro dia e lhes é dada a tarefa de sobreviver por 21 dias pelados em um ambiente de selva. Logo depois de se conhecerem, os sobreviventes seguem para um local designado onde terão que produzir ou encontrar água, alimento e abrigo a partir do que encontrarem na natureza.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Os eventos que acontecem com cada dupla de sobreviventes é contada em apenas um episódio. Os parceiros são levados para um local já designado na selva e então se encontram pela primeira vez. Aos sobreviventes, é dada uma espécie de bolsa de couro ou sacola, e dentro está contido um diário pessoal do sobrevivente, uma câmera — que é usada no modo infravermelho quando a equipe de filmagem não está na selva à noite — e um mapa. Todos eles vestem um colar idêntico, com uma pérola no centro que é um microfone que têm um fio conectado a um transmissor de áudio sem fio escondido na sacola. Cada sobrevivente é liberado a levar apenas um item que o ajude na selva, tais como um isqueiro ou um machado. Como já citado, existe uma equipe de filmagem que acompanha a dupla de sobreviventes durante o dia, e essa equipe de filmagem é liberada a intervir apenas em casos extremos, como em um caso de emergência médica. Qualquer um dos sobreviventes é livre para desistir durante qualquer um dos 21 dias de sobrevivência, mas, caso não desista, no 21º dia de sobrevivência eles são resgatados por um helicóptero em um ponto de extração já escolhido no mapa. No decorrer do episódio, os telespectadores veem as estatísticas de quantos dias já se passaram, a temperatura e a hora. No fim de cada episódio, uma equipe de juízes avalia os sobreviventes, dando-lhes uma nota baseada na Avaliação de Sobrevivência Primitiva (Primitive Survival Rating), onde são expostos temas como experiência e sanidade mental no decorrer dos 21 dias.

Produção[editar | editar código-fonte]

Locais[editar | editar código-fonte]

  1. «'Naked & Afraid' to Premiere Sunday, June 23 on Discovery» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 26 de setembro de 2014. 

Abaixo uma tabela de onde os episódios foram filmados:

Continente Locais (Temporada)
África África do Sul (7), Botswana (3), Madagascar (2), Namíbia (3, 5, 6), Tanzânia (1)
Ásia Cambodja (3), Filipinas (5, 6) Índia (3, 4), Malásia (1, 2), Maldivas (1), Tailândia (4, 6)
América Central Costa Rica (1), Nicarágua (3, 4, 6, 9), Panamá (1, 5, 7, 9),Bahamas (3, 8), Belize (2, 5, 6, 7, 8), Trinidad e Tobago (7), República Dominicana (3), Honduras (6, 9)
América do Norte Canadá (6), Estados Unidos (1, 4, 6, 7, 8, 9), México (4, 9)
Europa Croácia (6, 8), Reino Unido (7)
América do Sul Argentina (3), Bolívia (2), Brasil (3, 9), Equador (7, 8), Peru (2), Colombia (4, 6, 7) Guiana (4)
Oceania Austrália (6, 7), Fiji (2)

Chamada de Participantes[editar | editar código-fonte]

No dia 31 de julho de 2013, a Discovery Channel, via conta no Twitter, postou uma chamada intitulada de "survive the 21-day challenge" (sobreviva ao desafio de 21 dias), a fim de procurar participantes para o reality.

Largados e Pelados: A Tribo[editar | editar código-fonte]

É um spin-off de Largados e Pelados. As regras são as mesmas usadas em Largados e Pelados, com poucas diferenças. Um grupo de pessoas devem sobreviver por 40 dias em um ambiente selvagem, cada uma pode levar um item de sobrevivência. Os competidores são proibidos de levar comida, água ou roupas como itens de sobrevivência. Também haverá uma equipe de câmeras que irá registrar os momentos e só poderão interferir em caso de emergência médica. Eles são separados em grupos iniciais de três componentes no decorrer do desafio podem se juntar ou não com outras equipes até o fim do desafio. Todos os competidores são veteranos de Largados e Pelados desistentes ou participantes que chegaram até o fim de seus desafios.

Temporada 1 (2015)[editar | editar código-fonte]

Os competidores da temporada 1 são:

  • Alana Barfield, que competiu em Fiji
  • Chris Fischer, que competiu na República Dominicana
  • Danielle Beau, que competiu na Colômbia
  • Dani Julien, que competiu nas Bahamas – Saiu por escolha pessoal
  • EJ Snyder, que competiu na Tanzânia e na Amazônia
  • Eva Rupert, que competiu em Madagascar
  • Hakim Isler, que competiu na Índia – Saiu por problemas de saúde
  • Honora Bowen, que competiu no Brasil – Saiu por escolha pessoal
  • Jeff Zausch, que competiu em Madagascar
  • Laura Zerra, que competiu no Panamá e na Amazônia
  • Luke McLaughlin, que competiu na Namíbia
  • Shane Lewis, que competiu na Costa Rica – Saiu por problemas médicos.

Resultados: Os grupos foram separados em três integrantes. EJ, Jeff e Hakim. Dani, Laura e Eva. Chris, Honora e Luke. Alana, Danielle e Shane. Hakim saiu cedo da competição após problemas de saúde, Dani passa dias sozinha até por fim encontrar Laura e Eva. Honora e Shane estão com problemas com seus colegas e esta sai do desafio. Dani, Eva e Laura formam uma equipe com junto de Chris e Luke. Após desentendimentos com sua equipe Shane se junta a Jeff e EJ, os três rumam para perto do ponto de resgate onde encontram a outra equipe. Já Danielle e Alana preparam-se para a jornada e por seguinte se juntam a Dani, Chris, Luke, Laura e Eva. Shane sai da competição por problemas de saúde, deixando EJ e Jeff como uma dupla novamente. Dani também passa a ter problemas com sua equipe por acharem que ela não os ajuda, ela tenta se juntar a Jeff e EJ mas não consegue, o grupo está passando fome enquanto a dupla está indo bem sem fome e problemas de relacionamento. Dani se separa do grupo e após ouvi-los falando dela, Dani sai do desafio. Os dois grupos seguem para o fim do desafio e os 8 competidores restantes completam o desafio.

Temporada 2 (2016)[editar | editar código-fonte]

A temporada foi gravada na África do Sul. Os participantes são:

  • Alyssa Ballestero, que competiu em Yucatán
  • Angel Rodriguez, que competiu na Nicaragua - Saiu por escolha própria
  • Carrie Booze, que competiu no Camboja - Saiu por escolha pessoal
  • Clarence Gilmer II, que competiu em Honduras - Saiu por condição médica
  • Darrin Reay, que competiu na Tailândia,
  • Jake Nodar, que competiu Amazônia - Saiu por problemas médicos
  • Kim Kelly, que competiu no Panamá - Saiu por problemas médicos
  • Phaedra Brothers, que competiu na Índia - Retirada por problemas médicos
  • Ryan Holt, que competiu em Everglades (EUA) - Retirado por problemas médicos
  • Stacey Osorio, que competiu na Croácia
  • Steven Lee Hall Jr, que competiu no Alabama (EUA)
  • Tawny Lynn, que competiu na Flórida (EUA) - Saiu por problemas médicos

Resultados: Assim como houve uma separação de grupos na primeira temporada. As equipes são formadas por Angel, Ryan e Steven. Alyssa, Phaedra e Tawny. Carrie, Darrin e Kim. Clarence, Jake e Stacey. Ainda com poucos dias de desafio, Carrie sai por escolha pessoal. Já Jake, Clarence, Stacey, Alyssa, Phaedra e Tawny juntam seus grupos. Kim, Tawny e Clarence adquirem doenças, por consequência Clarence é hospitalizado e abandona o desafio. O grupo masculino está tendo problemas de relacionamento, Ryan e Steven não conseguem se entender enquanto Angel enfrenta outros problemas, apesar de conseguirem comida e abrigo, Angel desiste da competição por motivos pessoais, deixando Ryan e Steven por conta própria. Darrin se esforça para ajudar Kim a continuar no desafio, apesar dela estar doente. O grupo maior tem fome, Tawny continua doente enquanto o restante do grupo tenta desesperadamente conseguir comida. Eles resolvem se separar para encontrarem outros recursos; Alyssa, Jake e Phaedra saem em busca de outras equipes e mais recursos, enquanto Stacey continua no acampamento com Tawny, as duas passam mal ao comerem uma fruta ácida. A relação de Steven e Ryan só tende a piorar. Jake, Alyssa e Phaedra conseguem encontrar Kim e Darrin, os dois se juntam ao grupo e retornam ao acampamento. Com poucos recursos, Steven e Ryan também resolvem se mudar, apesar da relação entre eles não mudar. Stacey e Tawny recebem o restante de seus colegas junto de Kim e Darrin. Ryan e Steven conseguem encontrar eles e os 9 formam um grupo só. As relações não são muito boas, Phaedra, Kim e Tawny continuam doentes apesar de estarem bem melhores. Darrin e Steven rumam ao antigo acampamento de Darrin e Kim para conseguir comida, e após uma atitude de Steven, Darrin junto dos outros competidores o confrontam indo até o antigo acampamento e Steven se isola do grupo. Mais tarde eles o perdoam e Tawny sai do desafio após a doença se agravar, por fim, Ryan decide se separar da 'tribo' e parte sozinho no desafio. Ele consegue pegar frutas e um lagarto, enquanto o restante continuou no mesmo acampamento com fome, e abatidos pela retirada de Tawny e separação de Ryan. Faltando poucos dias para o fim do desafio, eles resolvem ir para perto do ponto de resgate. No meio da noite Ryan passa mal devido as frutas que ingeriu e é também retirado da competição. No meio da viagem pela manhã, os sete restantes encontram uma árvore frutífera e colhem algumas frutas para si. Stacey come apenas uma sentindo que poderia fazer mal como na outra vez. O restante dos competidores chegam a um novo local ond Ryan estava acampado. Steven e Jake tentam procurar Ryan e encontram sua câmera, eles descobrem que Ryan saiu da competição ao ingerir as mesmas frutas que eles. Ao avisar o grupo, pouco depois Phaedra e Jake passam mal, Phaedra é medicada e por seguinte Jake. No meio da noite Kim também passa mal e é levada para a enfermaria, os médicos forçam Phaedra a deixar o desafio junto de Kim. Pela manhã Jake é liberado e pouco tempo antes de o desafio acabar, Jake também é forçado a desistir. Steven consegue ajudar o grupo levando comida para eles. Por fim Alyssa, Darrin, Stacey e Steven seguem até o ponto de resgate e completam o desafio.

Temporada 3 (2017)[editar | editar código-fonte]

A terceira temporada acontece na Amazônia Equatoriana. Os participantes são:

  • Amber Hargrove, que competiu em Everglades na Flórida (EUA) e na Namíbia
  • Charlie Frattini, que competiu na Colômbia
  • Fernando Calderón, que competiu na Malásia
  • Giovanna Horning, que competiu no Equador
  • Lacey Jones, que competiu em Belize
  • Matt Alexander, que competiu nas Filipinas
  • Matt Wright, que competiu na Tailândia
  • Russell Sage, que competiu no Panamá
  • Shannon Kulpa, que competiu em Trinidad
  • Chance Davis, que competiu no Equador (se juntou ao grupo no dia 20)

Temporada 4 (2018)[editar | editar código-fonte]

A quarta temporada também acontece na África do Sul. Os participantes são:

  • Clarence Gilmer II, que competiu nas Honduras e Em Largados e Pelados: A Tribo 2 na África do Sul
  • Dustin "Duck" Campbell, que competiu em Belize
  • Gary Golding, que competiu no Brasil
  • Jeremy McCaa, que competiu nas Filipinas e nos pântanos da Louisiana (EUA)
  • Kaila Cummings, que competiu na Colômbia
  • Lacey Jones, que competiu em Belize, e em Largados e Pelados: A Tribo 3 no Equador
  • Lindsey Leitelt, que competiu na Namíbia
  • Matt Wright, que competiu na Tailândia e em Largados e Pelados: A Tribo 3 no Equador
  • Melanie Rauscher, que competiu nos pântanos da Louisiana (EUA)
  • Melissa Miller, que competiu no Equador
  • Sarah Danser, que competiu nas Bahamas
  • Shane Lewis, que competiu na Costa Rica e em Largados e Pelados: A Tribo 1 na Colômbia
  • Trent Nielsen, que competiu no Belize

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]