Namaka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma impressão artística de Haumea e suas luas Namaka e Hiʻiaka

Namaka, ou Haumea II, é o menor satélite natural do planeta-anão Haumea (há duas luas em Haumea: Namaka e Hiʻiaka). Sua designação provisória foi S/2005 (2003 EL61) 2. Ele foi nomeado de Namaka, uma das filhas de Haumea, uma divindade havaiana..

Descoberta[editar | editar código-fonte]

Namaka foi descoberto em 30 de junho de 2005 por Michael E. Brown, Chad Trujillo, David Rabinowitz e anunciado em 29 de novembro de 2005.

Órbita[editar | editar código-fonte]

Estima-se que Namaka orbite a uma distância de 39.300 km de Haumea, porque só foi observada em quatro ocasiões separadas. Existem dados insuficientes para determinar corretamente a órbita. Assumindo que tem uma órbita circular, giraria em torno de Haumea em 34,7 dias, e estaria inclinado em 39 ± 6° relativamente ao plano da órbita da lua Hi'iaka.

Brilho e tamanho[editar | editar código-fonte]

Namaka tem apenas 1,5% do brilho do planeta anão Haumea. Se se assumir um albedo similar, este satélite pode ter, aproximadamente, 170 km de diâmetro.

Namaka é grande suficientemente para perturbar a órbita e a gravidade da outra lua de Haumea (Hi'iaka) tornando circular a sua órbita .

Outras características físicas[editar | editar código-fonte]

O satélite natural Namaka tem, aproximadamente, 0,2% da massa de Haumea. Sua temperatura pode variar de 32±3 K (-241 ± 3 °C). Sua magnitude aparente é 21.9, enquanto a de Haumea é de 17,3.

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Namaka».