Namco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Namco
Antiga sede da Namco em Tóquio
Razão social Namco Ltd.
Nome nativo 株式会社ナムコ
Nome romanizado Kabushiki Gaisha Namuko
Nome(s) anterior(es) Nakamura Seisakusho
Nakamura Manufacturing
Pública
Atividade Jogos eletrônicos
Fundação 1º de junho de 1955
Fundador(es) Masaya Nakamura
Destino Dissolvida
Encerramento 31 de março de 2006
Sede Tóquio,  Japão
Subsidiárias Namco America
Namco Cybertainment
Namco Enterprises Asia
Namco Hometek
Namco Tales Studio
Shanghai Namco
Sucessora(s) Bandai Namco
Entertainment

A Namco Ltd. (株式会社ナムコ Kabushiki Gaisha Namuko?) foi uma desenvolvedora e publicadora japonesa de jogos eletrônicos sediada em Tóquio. Foi fundada em junho de 1955 por Masaya Nakamura com o nome de Nakamura Seisakusho, iniciando suas operações como produtora de brinquedos à fichas destinados a lojas de departamento. Pelas décadas seguintes gozou de sucesso em seu ramo, sendo renomeada Nakamura Manufacturing em 1959 e começando a usar o acrônimo "Namco" em 1971. Ela comprou a divisão japonesa da norte-americana Atari em 1974 e passou a publicar seus jogos no Japão.

A aquisição da Atari inspirou a Namco a começar a desenvolver seus próprios jogos eletrônicos, começando por Gee Bee para os arcades em 1978. Seu primeiro sucesso foi Galaxian no ano seguinte, seguido por Pac-Man em 1980. Pelas décadas seguintes a Namco estabeleceu-se como uma das principais desenvolvedoras e publicadoras do mundo, também formando parcerias com empresas como Nintendo, Sega e Sony. Ela se fundiu com a Bandai em setembro de 2005 a fim de formar a Bandai Namco Holdings, operando como subsidiária até março de 2006, quando foi absorvida pela Namco Bandai Games.

A Namco no decorrer de sua história desenvolveu e publicou várias franquias bem-sucedidas, incluindo Pac-Man, Tekken, Ace Combat, Dig Dug, Soulcalibur, Xevious, Ridge Racer e Tales, tendo sido uma das mais prolíficas empresas de jogos eletrônicos. Além disso, ela operou vários centros de arcades e parques temáticos, também participando da produção de filmes, brinquedos e até mesmo dispositivos de audição. Vários dos títulos publicados pela Namco estão entre os mais bem vendidos e aclamados da história dos jogos eletrônicos, com a empresa sendo considerada uma das mais importantes e influentes.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Media relacionados com Namco no Wikimedia Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.