Nan Madol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pix.gif Nan Madol: Centro cerimonial do Leste da Micronésia *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Nan madol.jpg
Nan Madol
País Micronésia
Tipo Cultural
Critérios i, iii, iv, vi
Referência 1503
Região** Ásia e Oceania
Coordenadas 6° 50′ 41″ N, 158° 20′ 06″ L
Histórico de inscrição
Inscrição 2016  (40ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

Nan Madol consiste em uma série de pequenas ilhas artificiais ligadas por uma rede de canais e é freqüentemente chamado de "A Veneza do Pacífico". Está situado no canto sudeste da ilha de Pohnpei, presentemente parte dos Estados Federados da Micronésia, e seu capital foi usado na dinastia Saudeleur até aproximadamente 1500 a.D. Nan Madol significa "espaços entre" e é uma referência a seus canais.

História[editar | editar código-fonte]

Nan Madol foi a capital cerimonial e política da dinastia Saudeleur, a qual governava 25.000 habitantes de Ponhpei. Localiza-se fora da ilha principal de Pohnpei e é habitado desde o século I ou II d.C. A construção do islote começou entre os séculos VIII e IX, mas sua arquitetura megalítica não começou até o século VII.

Mistérios[editar | editar código-fonte]

A cidade de Nan Madol é conhecida pelos mistérios que giram em torno de suas ruínas. Enormes templos foram construídos com blocos de basalto que pesavam até 10 toneladas. Não se sabe em que época ocorreu tal feito e nem como os seus moradores conseguiram transportar-las para o local. A ilha também possui outro enigma: de acordo com a lenda local, existem túneis submersos que guardam inúmeras riquezas e antigos artefatos. Por causa destes mistérios, a ilha atrai a atenção de muitos pesquisadores,que até hoje nunca conseguiram comprovar essa teoria.

UNESCO[editar | editar código-fonte]

Foi inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2016 por: "testemunhar as práticas religiosas e sociais das sociedades da ilha."[1]

Referências

  1. Nan Madol. UNESCO World Heritage Centre - World Heritage List (whc.unesco.org). Em inglês ; em francês ; em espanhol. Páginas visitadas em 16/12/2016.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.