Nandrolona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Outubro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nandrolona
Alerta sobre risco à saúde
Nandrolone.svg
Nome IUPAC 17β-Hydroxyestr-4-en-3-on
Identificadores
Número CAS 434-22-0,360-70-3 (Decanoato)
PubChem 9904
DrugBank DB00984
Código ATC A14AB01
Propriedades
Fórmula química C18H26O2
Massa molar 274.39 g mol-1
Ponto de fusão

120 °C [1]

Riscos associados
Frases R R20/21/22
Frases S S22, S24/25, S36/37/39
LD50 >566 mg·kg-1 (Decanoato, camundongo intraperitoneal)[2]
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

A nandrolona, também comercializada com o nome Deca, é um anabolizante derivado da testosterona, hormona produzida pelos testículos que é a responsável pela voz grave do homem, desenho facial, tendências mais agressivas, ereção do órgão sexual, entre outras. A nandrolona é comercializada na forma de éster do ácido decanóico.

Efeitos no organismo[editar | editar código-fonte]

Colaterais[editar | editar código-fonte]

Um dos mais comuns é a retenção de líquidos vindo a causar a hipertensão; o mau funcionamento do fígado; perda de peso; aumento da próstata; marcas irreversíveis na pele como acne; calvície prematura e o crescimento das glândulas mamaria.

O atrofio dos testículos pode ser o efeito mais grave para os homens. Com o consumo da nandrolona o organismo do homem pode perder sua função mais importante que é a produção da testosterona, ele deixa de produzir espermatozoides chegando até a esterilidade, mas para isto poderá ser feita uma aplicação de hormônio e até mesmo reverter com o uso de alguns farmacológicos como HCG e Cloridrato de clomifeno.

Esses efeitos colaterais são vistos ao decorrer do uso prolongado da substância e de fato poucos ou nem todos os efeitos adversos irão ocorrer, embora seja um derivado do hormônio masculino , os efeitos são diferentes, tanto os positivos quanto os indesejáveis, a reação e o comportamento metabólico embora parecido são diferentes entre os anabolizantes.

Quase todos efeitos colaterais são reversíveis com o uso de outros medicamentos.

Nas mulheres, registra-se um aumento de características masculinas, aumento de pelos e problemas de ovulação(Atraso na Menstruação) porém o principal problema se dá na voz,laboratórios clandestinos de fabricação de Deca principalmente,usam alta concentração de Nandrolona aprox.70% provocando assim inchaço muscular e sérios problemas androgênicos.

Benéficos[editar | editar código-fonte]

Pesquisas clínicas têm mostrado que a nandrolona tem sido eficiente no tratamento da anemia, osteoporose, dores e inflamações nas articulações em atletas e outras formas de neoplasia, inclusive o câncer de mama. Por isso recebeu a aprovação do órgão americano que regula medicamentos, a FDA, embora sua venda hoje seja controlada, ela continua disponível sob prescrição médica na maioria dos países.

Para os atletas[editar | editar código-fonte]

Em alguns indivíduos a massa muscular pode aumentar até 16% a 20%, o peso mais ou menos entre cinco e nove kg e sua resistência física. No caso dos atletas ela melhora a contração muscular e quanto maior a energia acumulada, melhor será o desempenho nos exercícios físicos e se tornará mais fácil a recuperação física. Nos últimos anos o consumo deste produto por atletas tem crescido assustadoramente, com o desenvolvimento de substâncias equivalentes à nandrolona, que apenas são detectáveis até dois dias depois de consumidas.

Essa substância tem efeito anabólico entre 4 a 21 dias dependendo da concentração e estrutura química do preparado, mas poderá ser detectado no organismo em até 11 meses após sua administração ainda que os efeitos anabólicos sejam nulos nesse período.

Geralmente mais utilizadas no atletismo, natação, basquetebol e levantamento de peso. No MMA, os casos mais famosos foi o do ex-campeão Royce Gracie e o maior campeão de MMA de todos os tempos Anderson Silva (THE SPYDER) .

Administração[editar | editar código-fonte]

A administração é feita por via intramuscular profunda.

Como é detectada[editar | editar código-fonte]

A nandrolona é encontrada no organismo através de exame de urina,em até 11 meses após sua administração.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Catálogo da Sigma-Aldrich {{{Nome}}} acessado em {{{Data}}}.
  2. Thieme Chemistry (Hrsg.): RÖMPP Online - Version 3.1. Georg Thieme Verlag KG, Stuttgart 2008.