Nanomateriais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nanomateriais são materiais que possuem graus estruturais na ordem de 10-9m ou um nanômetro (que é igual a um milionésimo de milímetro). As propriedades dos materiais de escala nanométrica diferem daquelas observadas em maior escala. São objeto de estudo da nanociência e da nanotecnologia.

Vista em rotação de uma esfera de fulereno do tipo Buckminsterfulereno (C60), nanoproduto possivelmente tóxico.[1][2]

A interação e a extensão da exposição aos nanomateriais pelos organismos são bastante complexas e ainda não completamente conhecidas.[3]






Descrição[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Os nanomateriais apresentam propriedades especiais em virtude de sua escala. Variam quanto ao tamanho, composição química, forma e superfície. Nanopartículas, nanoesferas e outros materiais nanoestruturados apresentam aplicações em campos tão diversificados como a mecânica, a óptica, a eletrônica, a química e a bioquímica.

Outro tipo de nanomateriais são os denominados nanocompósitos, formados pela união de dois ou mais componentes, sendo que, em um deles, as partículas possuem dimensões da ordem de nanômetros. Essas dimensões aumentam a interação entre a partícula e o meio, melhorando em muito algumas propriedades do nanocompósito em relação ao componente puro.

Nanomateriais fabricados[editar | editar código-fonte]



Referências

  1. Nanotechnology Risks: How Buckyballs Hurt Cells. Science Daily, 27 de maio de 2008.
  2. Computer simulation study of fullerene translocation through lipid membranes. Por Jirasak Wong-Ekkabut, Svetlana Baoukina, Wannapong Triampo, I-Ming Tang, D. Peter Tieleman & Luca Monticelli.Nature Nanotechnology 3, 363 - 368 (2008). Publicado online em 18 de maio de 2008 doi:10.1038/nnano.2008.130
  3. Nanomateriais e potenciais riscos à saúde. Revista Ciência Hoje nº 297, 9 de novembro de 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]