Nao pertencimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O termo "não pertencimento" (em inglês "[./Https://en.wikipedia.org/wiki/Belongingness belongingness]") é usado na psicologia social e se refere à necessidade que as pessoas têm de se sentir parte de um grupo ou de ter um senso de identidade compartilhado. Em relação às empresas, o termo começou a ser utilizado para descrever a sensação de que alguns funcionários têm de que não se encaixam ou não fazem parte da cultura ou valores da empresa em que trabalham, o que pode levar a problemas como baixa produtividade, desmotivação, absenteísmo e alta rotatividade de funcionários. Essa sensação pode ser causada por diversos fatores, como falta de integração, ambiente de trabalho tóxico, falta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento, entre outros. O termo começou a ser difundido em meados dos anos 2000, especialmente com o aumento do interesse das empresas pelo engajamento e bem-estar dos funcionários.

O sentimento de não pertencimento é descrito por especialistas como a consequência da falta de contato com fontes de prazer. Ela pode se originar quando a pessoa não tem um certo equilíbrio na vida que faz sentido pra ela, vivendo uma personalidade que em nada representa o seu verdadeiro eu. Outra consequência da sensação é a desistência. Em virtude da incapacidade de encontrar um propósito ou de preencher o vazio com elementos externos, o pensamento deprimido se instala e a pessoa deixa de querer tentar. Esse cenário é altamente prejudicial para a saúde mental. A sensação de vazio é, na verdade, um aviso. Significa que você não está bem e precisa reavaliar a sua vida. A existência humana é constituída de altos e baixos, por isso precisamos desenvolver as nossas competências emocionais para superar os momentos ruins. Embora seja tentador (e mais fácil) abraçar a apatia e conviver com ela como se fosse uma parte de sua personalidade, o ideal é combater o vazio existencial. Deste vazio nasce o não pertencimento, o qual tem afetado milhões de pessoas e se tornado uma síndrome. Síndrome essa que precisa ser tratada. O sentimento de não pertencimento, tem levado muitas pessoas a viverem vidas inteiras em apatia ou sem vivacidade.

Quando as relações interpessoais começam a ser afetadas, é preciso ficar atento sobre os indícios de antissocialização. O não pertencer, também pode ter origens aos aspectos inconscientes de memórias de não inserção da pessoa em momentos importantes. O ser não convidado, não visto, não requerido, sem importância, seja na família, no grupo de amigos, no trabalho e assim por diante. É importante entender a origem desse desligamento em looping, pois a pessoa de forma inconsciente, se percebe não inclusa em nada, por sempre ter sido tratada de tal forma. O importante de ser observado nessa sensação, que mistura vazio profundo, certa inconformidade e em alguns casos auto questionamento sobre sua postura no mundo, é não se isolar de tal forma, que o não pertencer será um ato.

Portela, Bauer, Não pertencimento nas empresas: Causa, consequências e soluções do não pertencimento; 2023