Nascimento Feitosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Antonio Vicente do Nascimento Feitosa (Recife, 10 de junho de 1816 — Recife, 29 de março de 1868) foi um jornalista e político brasileiro.

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda em 1837, abriu escritório de advogado já em 1838, exercendo essa profissão até o final de sua vida.

Vida pública[editar | editar código-fonte]

Nascimento Feitosa exerceu as seguintes funções públicas:

  • Promotor público da capital;
  • Procurador Fiscal da Tesouraria Provincial;
  • Suplente de Juiz Municipal da Capital;

Foi eleito Deputado à Assembleia Geral Legislativa da província de Pernambuco em 1863 e, logo depois, incluído em duas listas tríplices para escolha de um senador, sem, no entanto, ter sido escolhido em nenhuma vez.

Nos Anais do Parlamento brasileiro consta apenas um discurso de Nascimento Feitosa, onde ele expõe sua doutrina:

Era um ardoroso defensor de reformas eleitorais e da eleição direta. No Liberal Pernambucano de 5 de junho de 1854, escreveu:

Quando de seu falecimento em 1868, Rodolfo Garcia escreveu um necrológio no qual dizia:

Atuação como jornalista[editar | editar código-fonte]

Além de advogado, Nascimento Feitosa exerceu plenamente o jornalismo, contribuindo com seus artigos em vários periódicos, alguns dos quais fundados por ele, chegando a exercer a atividade como principal redator.

Figuram entre esses periódicos:

Foi um dos mais lúcidos e competentes analistas da conjuntura histórica nordestina na década de 1840. Um dos artigos de sua autoria, publicado em 12 de outubro de 1849 em O Macabeu, assim expressava:

Outras atividades[editar | editar código-fonte]

Exerceu, também, as seguintes funções:

Referências

  1. Anais do Parlamento Brasileiro, ano de 1864, apud AUSTREGÉSILO, Antônio. Dr. Antônio Vicente do Nascimento Feitosa. Rio de Janeiro: Pongetti, 1951.
  2. AUSTREGÉSILO, Antônio. Dr. Antonio Vicente do Nascimento Feitosa. Rio de Janeiro: Pongetti, 1951, pág. 70-71
  3. QUINTAS, Amaro. Um pioneiro da Ordem dos Advogados. Recife, separata da Revista da Ordem dos Advogados de Pernambuco, 1976, apud SANTOS, Mário Márcio de Almeida. Nascimento Feitosa e a Revolução de 1848. Recife:Editora Universitária UFPE, 1978.
  4. SANTOS, Mário Márcio de Almeida. Nascimento Feitosa e a Revolução de 1848. Recife:Editora Universitária UFPE, 1978, pág. 23.
  5. AUSTREGÉSILO, Antônio. Dr. Antônio Vicente do Nascimento Feitosa. Rio de Janeiro:Pongetti, 1951, pág.22.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]