Natália Alexeievna da Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Natália Alexeievna
Grã-Duquesa da Rússia
Retrato por Ivan Nikitin, 1727
Casa Romanov
Nome completo
em russo: Наталья Алексеевна
Nascimento 21 de julho de 1714
  São Petersburgo, Rússia
Morte 22 de novembro de 1728 (14 anos)
  Moscou, Rússia
Enterro Catedral de Pedro e Paulo,
São Petersburgo, Rússia
Pai Aleixo Petrovich da Rússia
Mãe Carlota Cristina de Brunsvique-Volfembutel

Natália Alexeievna da Rússia (em russo: Наталья Алексеевна), (21 de julho de 1714 - 22 de novembro de 1728) foi a irmã do czar Pedro II da Rússia.

Família[editar | editar código-fonte]

Natália era a filha mais velha do czarevich Aleixo Petrovich e da duquesa Carlota Cristina de Brunsvique-Volfembutel. Os seus avós paternos eram o czar Pedro I e Eudóxia Lopukhina. Os seus avós maternos eram Luís Rudolfo, Duque de Brunsvique-Luneburgo e a princesa Cristina Luísa de Oettingen-Oettingen.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Natália e o seu irmão chegaram à corte russa em 1719 e Pedro subiu ao trono em 1727. Natália tornou-se o centro das atenção e o príncipe Alexandre Danilovitch Menchikov queria casá-la com o seu filho. Dizia-se que a grã-duquesa era inteligente, gentil e uma boa influência para o seu irmão a quem era muito chegada.

Pedro II da Rússia e sua irmã Natália Alexeievna

Apesar do seu futuro promissor, Natália morreu com apenas 13 anos de idade de doença, deixando o seu irmão devastado. Pedro também acabaria por morrer com a mesma idade, em 1730.

Referências

  1. Jirí Louda and Michael MacLagan, Lines of Succession: Heraldry of the Royal Families of Europe, 2nd edition (London, U.K.: Little, Brown and Company, 1999), table 137.