Natal em Natal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Natal em Natal
O Natal mais Natal do Brasil
Arvore-natalina-001.jpg
Árvore natalina de 130 metros em 2009.
Período de atividade 2004 - atualmente
Local(is) Natal,  Rio Grande do Norte
 Brasil
Data(s) dezembro/janeiro (anualmente)
Página oficial www.natal.rn.gov.br/natalemnatal

O Natal em Natal é um conjunto de eventos promovido pela prefeitura da cidade do Natal durante o início do mês de novembro(marcado pela Festival de Violeiros e Repentistas) ao ínicio de janeiro (marcado pela a Festa de Santos Reis); Tem como função antecipar a alta estação na cidade e levar a cultura para a população natalense.

O Natal em Natal é composto por festivais de música, literatura, dança e audiovisual. Além disso, conta com eventos culturais e a festa de reveillon nas praias, com shows de artistas locais e Queima de Fogos em dois pontos turísticos da cidade(Ponte Newton Narvago e Praia de Ponta Negra).

Origem do Projeto[editar | editar código-fonte]

O Natal em Natal foi criado no ano de 2004, pela administração do Atual Prefeito de Natal, CarlosEduardoAlves que assumiu a cidade durante o período de 2002 a 2008, retomando o poder executivo municipal no ano de 2012 - atualmente .

É durante esse período que acontece as comemorações do aniversário da cidade, em 25 de dezembro.

Durante as comemorações as avenidas, canteiros, viadutos, prédios, monumentos e pontos turísticos são enfeitados. Há também a tradicional árvore de Natal no conjunto Mirassol, que contava com 108 metros de altura em 2015 e 130 metros em 2009 .

Programação do Projeto[editar | editar código-fonte]

A programação do projeto começa já no início de novembro, com a realização do Festival Literário de Natal, seguido pelo o Encontro de Corais, Circuito Gastrostômico, Festival Natal Tem Música, Festival de Música de Natal, Reveillon na Cidade e finalizando com a Festa de Santos Reis.

O Festival de Violeiros e Repentistas[editar | editar código-fonte]

O Natal em Natal dá a largada na primeira Quarta-feira do mês de Novembro, quando os melhores nomes da viola nordestina se encontram, na Praça Augusto Severo(Localizada no bairro da Ribeira), em palco montado na Tenda Principal do Festival Literário de Natal, O FLIN. O encontro reúne há 3 anos as velhas e novas gerações da Cultura Popular Repentista. A cada edição do festival aproximadamente 5 duplas repentistas fazem shows de duração entre 30 minutos à 1 hora.

Festival Literário de Natal[editar | editar código-fonte]

O Festival Literário de Natal (FLIN) reúne os grandes nomes da literatura brasileira. Sempre na primeira Quinta-feira ao primeiro sábado do mês de novembro. O Evento distribui pequenas infraestruturas na Praça Augusto Servero que é o bairro mais histórico de Natal. Entre as atividades do Festival, estão: bate-papo entre literários e público, contação de histórias, mesas literárias, lançamento de livros, sessão de autógrafos e demais.

O Festival já troce em 3 Edições nomes de peso como Antônio Cícero, Marina Lima, Caetano Veloso, Eucannã Ferraz, Diógenes da Cunha, Arnaldo Antunes, Jorje Matnuer, Adriana Calcanhoto, Mario Magalhães, Gilberto Gil, Imortais das Academias Brasileira e Norte-rio-grandense de Letras e a Internacional Marina Colasanti .

Nas Edições do Projeto, uma Grande Infraestrutura de Palco foi montado para receber, shows de Caetano Veloso em 2013, Banda Sinfônica da Cidade de Natal, Gilberto Gil e a Sesi Big Bang em 2015 .

Baile do Ballet Municipal de Natal .[editar | editar código-fonte]

Em 2015, o Baile Ballet Municipal de Natal teve como tema, o tradicional espetaculoso "O Pavão Misterioso"; com repertorio Dimas Carlos e Gilberto Cabral. O Evento foi realizado no mais moderno Teatro Riachuelo, em 12 de Novembro de 2015, as 17h para familiares e convidados e outra sessão as 20h para público em geral .

Entre os convidados especiais para o Baile 2015 estavam Márcia Jacqueline, que é primeira bailarina do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, junto com Ana Botafogo e Moacir Emanoel, também do Ballet Municipal do Rio de Janeiro .

Praça da Árvore de Mirassol[editar | editar código-fonte]

A Praça da Árvore de Mirassol é o principal Ponto Turístico do Natal, durante todo o período do Natal cerca de 500 artesões e 80 estabelecimentos alimentícios se reuni todos os dias na Praça da Árvore para venda de artesanato e lanches, com shows de artistas locais ao finais de Semana, nomeando o evento de Feira de Gastronomia e Arte.

Em 2015, a Feira ganhou o Festival "Natal Tem Música", na tece ira semana de Dezembro, de Quinta-feira a Domingo, com 20 artistas Locais, selecionado de acordo com a chamada pública e sendo 5 nomes locais por noite em shows de 40 minutos a 1 hora . sempre com shows a partir das 18h .

Circuito Gastônomico de Natal[editar | editar código-fonte]

O Circuito Gastronômico de Natal, acontece sempre na segunda semana de Dezembro na Praça Cívica de Natal, cozinha-show de 70 lugares, Espaço Kids, Praça de Alimentação e o tradicional concurso dos curiosos, além de uma programação Cultural com nomes da Terra . A ideia do Circuito foi criado em 2013, e repeitada em 2014 ; Mas no ano de 2015, devido crise municipal não puderam realizar o evento .

Festival de Musica de Natal[editar | editar código-fonte]

O Festival de Musica de Natal, foi renomeado 2014 de Natal em Cena (Com peças teatrais e shows de Roberta Sá, Zeca Baleiro, Raimundo Fagner, Elba Ramalho, Daniel, Pe. Fabio de Melo, Pe. Antônio Maria, Diante do Trono e outros) para Festival de Musica de Natal .

Em 2014 : Zé Ramalho, Raimundo Fagner e Diante do Trono no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, ZN ; Monobloco, Os Paralamas do Sucesso e Zeca Baleiro na Areá Interna do Arena das Dunas, ZS .

Em 2015 : Lucy Alves, Babado Novo, Dorgival Dantas e Elba Ramalho na Estacionamento do Ginásio Nélio Dias, ZN ; Macareth Menezes, Os Paralamas do Sucesso, Fafá de Belém e Raimundo Fagner na Areá Interna do Arena das Dunas, ZS .

Ícone de esboço Este artigo sobre Rio Grande do Norte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.