MV Teratai Prima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Naufrágio do Teratai Prima)
Ir para: navegação, pesquisa

O Teratai Prima foi um barco de passageiros indonésio que afundou em 11 de janeiro de 2009, por volta das 04:00 horário local (10 de janeiro, 21:00 (UTC), no estreito de Macáçar, ao largo da costa da província indonésia de Celebes Ocidental devido ao tempo tempestuoso.[1] Sobreviventes disseram que o barco foi atingido por ondas de mais de 4 metros de altura em duas ocasiões. Segundo testemunhas oculares, a primeira onda foi tão intensa que balançou fortemente o barco. Segundo as testemunhas, o barco chegou a estar numa inclinação de aproximadamente 30°. Logo em seguida, uma segunda onda atingiu o barco de outra direção, que virou e afundou .

Baseado na lista de passageiros do barco feito antes da navegação, estava a bordo 250 passageiros e 17 tripulantes durante o naufrágio. Porém, acredita-se que o barco estava transportando mais pessoas do que estava registrado. Algumas especulações dizem que o barco levava 300 passageiros quando partiu da localidade de Pare-Pare. Até 17 de janeiro, 42 pessoas (incluindo o capitão do barco) foram resgatadas por equipes de busca e por pescadores.[2] O capitão foi investigado pela acusação de negligenciar os avisos da Agência Meteorológica, Climatológica e Geofísica da Indonésia, que alertava que a navegação naquela região estava perigosa devido à grande ondulação.[1] O barco estava navegando durante a noite, e partiu de Pare-Pare, na província do Celebes do Sul, para Samarinda, na província de Kalimantan Oriental.[3][4] [5]

As buscas começaram logo que a notícia do naufrágio foi dada. Porém, as condições meteorológicas desfavoráveis impediram as buscas por meio de barcos pequenos. Com isso, as buscas foram iniciadas por quatro navios de guerra da Indonésia e por dois barcos de patrulha. Segundo uma autoridade vinculada ao Ministério de Transporte Marítimo da Indonésia, o envio de barcos pequenos estava terminantemente proibido por causa das condições marítimas desfavoráveis.."[5]

Referências

  1. a b «More than 250 feared dead after cyclone sinks Indonesian ferry». CBC News (em inglês). January 12, 2009. Consultado em January 12, 2009  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. «SEARCH FOR SURVIVORS OF MV TERATAI PRIMA TO BE CALLED OFF». Yahoo News, Malásia (em inglês). January 17, 2009. Consultado em January 17, 2009  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  3. «Indonesian ferry sinks in storm». BBC News (em inglês). January 11, 2009. Consultado em January 11, 2009  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  4. «Indonesian ferry sinks with 267 on board». The Guardian (em inglês). January 11, 2009. Consultado em January 11, 2009  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  5. a b «Hopes dim in Indonesia sea search». BBC News (em inglês). January 13, 2009. Consultado em January 13, 2009  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.