NaurÊa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2017). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
NaurÊa
Informação geral
Origem Aracaju-Se
País Brasil
Período em atividade 2001-presente

Formada em novembro de 2001, em Aracaju, a NaurÊa toca basicamente o que chama de Sambaião. Como o nome já sugere, uma mistura de samba e baião. A banda recebe informação musical de várias partes do Brasil e do mundo: das batidas populares do universo negro de Laranjeiras ao costarriquenho Reggaeton; da música pouco convencional de Tom Zé às melodias de Cuba e do Leste Europeu; das guitarras "caribenhas" do Pará ao apelo do R&B e do Hip Hop. A ideia, muito mais do que fazer mistura, é mostrar as potencialidades do forró, é ter uma sonoridade própria com um sotaque local.

No entanto o que tem se evidenciado na naurÊa é sua vocação para cruzar as fronteiras de Sergipe. Tocou nas mais importantes feiras e encontros de música do Nordeste: a Feira da Música de Fortaleza (2004), O Festival de Inverno de Garanhus (2004), o Mercado Cultural da Bahia (2005), a Feira da Música Internacional de Brasília (2006), O RecBeat de Recife (2006). Sem contar as participações nas festividades dos Jogos Pan-americanos, PAN 2007 no Rio de Janeiro, quando fez quatro apresentações na praia de Copacabana assim como os shows nas cidades de Colônia, Dortmund e Berlim na Alemanha durante o mundial de futebol de 2006. A partir daí a Europa passou a ser um mercado para a naurêa que em 2007 fez uma segunda turnê de verão em julho/agosto. A turnê durou mais de 20 dias e se estendeu para os Alpes austríacos e 11 cidades alemãs.

Formação[editar | editar código-fonte]

Voz e triangulo - Alex Sant’Anna

Vocal e Zabumba - Márcio de dona Litinha

Sanfona e sintetizadores – Leo Airplane

Cavaquinho – Aragão

Guitarra - Luiz Oliva

Baixo - Alemão

Surdo e caixa – Babão

Discografia[editar | editar código-fonte]

Demo "O Pop do Forró" - (2002)

Circular Cidade ou estudando o plágio - (2003)

EP "Kda vez + negaum" - (2005)

naurÊa apresenta: O Sambaião - (2006)

Babelesko - (2009)

EP "Furdunço" - (2011)

EP "Na Dansanteria" - (2014)

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.