Navagraha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A astrologia Hindu, tem no Navagraha (Sânscrito: नवग्रह, nove planetas ou nove reinos) a representação dos nove "planetas", que personificam seres celestiais:

Name Tradução Imagem Yantra
Surya (सूर्य) Sol
Chandra (चंद्र) Lua
Mangala (मंगल) Marte
Budha (बुध) Mercúrio
Brihaspati (बृहस्पति) Júpiter
Shukra (शुक्र) Vênus
Shani (शनि) Saturno
Rahu (राहु) Cabeça de cobra
Lua Crescente(fase lunar)
Ketu (केतु) Rabo da cobra
Lua Minguante(fase lunar)

"Nava" significa "nove". "Graha" é as vezes traduzido como "planeta", mas o Sol, a Lua, Rahu e Ketu não são "planetas" de acordo com a astronomia moderna. "Graha" é também traduzido como "corpo celestial", mas Rahu e Ketu não são corpo celestiais. Uma terceira tradução é Deus e deuses celestiais, mas novamente, Rahu e Ketu são Asuras não Devas. Rahu e Ketu são também apenas fases lunares. De forma que para simplificar todos os navagrahas são relativos aos movimentos planetários em relação às estrelas fixas no zodíaco.

Em varias partes da Índia, há inúmeros templos Navagraha. Alguns templos em que são venerados(navagraha Sthalas) estão próximo à cidade de Kumbakonam, Tamil Nadu; outro em Assam.