Nazaré (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nazaré
Nazaré (telenovela)
Uma força da natureza
Informação geral
Formato Telenovela
Género
Duração ± 47 minutos
Estado finalizada
Criador(es) Sandra Santos
Elenco
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 2
Episódios 334
Produção
Diretor(es) Jorge Cardoso
Guionista(s)
  • Ana Lúcia Carvalho
  • Andreia Vicente Martins
  • Joana Andrade
  • Rúben R. Gomes
  • Sandra Zigue Machado
  • Melissa Lyra
  • Pedro Barbosa da Silva
  • Pedro Cavaleiro
  • Alexandre Castro
  • Joana Andrade
Tema de abertura "À Minha Maneira", Xutos e Pontapés
Empresa(s) produtora(s) SP Televisão
Localização
Exibição
Emissora original SIC
Formato de exibição
Transmissão original 9 de setembro de 2019 – 8 de janeiro de 2021
Cronologia
Programas relacionados Terra Brava
Nazaré: Especial de Natal

Nazaré é uma telenovela portuguesa produzida pela SP Televisão que foi exibida pela SIC de 9 de setembro de 2019 a 8 de janeiro de 2021, substituindo Alma e Coração e sendo substituída por Amor Amor. É a "26.ª novela" do canal.

Escrita por Sandra Santos, conta com a colaboração de Ana Lúcia Carvalho, Andreia Vicente Martins, Joana Andrade, Rúben R. Gomes, Sandra Zigue Machado, Melissa Lyra, Pedro Barbosa da Silva e Pedro Cavaleiro como guionistas, a direção de Jorge Cardoso, a direção de atores de Inês Rosado, a direção de produção de Pedro Maria Lebre e a realização de Duarte Teixeira, Iva Areias, Jorge Cardoso e Rodrigo Duvens Pinto.[1] As colaborações de Ana Lúcia Carvalho, Rúben R. Gomes, Sandra Zigue Machado e Melissa Lyra como guionistas foram substituídas na segunda temporada pelos guionistas Alexandre Castro e Joana Andrade.[2]

Conta com as atuações de Carolina Loureiro, José Mata, Afonso Pimentel, Albano Jerónimo, Sandra Barata Belo e Filipa Areosa no elenco principal.[3][4][5] Tiago Teotónio Pereira e Manuela Couto juntaram-se ao elenco na 2.ª temporada.[6]

Resumo[editar | editar código-fonte]

TemporadaEpisódiosOriginalmente exibido
Estreia da temporada Final da temporada
1211969 de setembro de 2019 (2019-09-09)24 de janeiro de 2020 (2020-01-24)
11527 de janeiro de 2020 (2020-01-27)5 de julho de 2020 (2020-07-05)
212312 de julho de 2020 (2020-07-12)8 de janeiro de 2021 (2021-01-08)
Especial Natal321 de dezembro de 2020 (2020-12-21)23 de dezembro de 2020 (2020-12-23)

1.ª temporada[editar | editar código-fonte]

1.ª fase[editar | editar código-fonte]

Nazaré para salvar a mãe, é obrigada a trair Duarte, um playboy filho de um magnata da indústria de móveis. Sempre teve tudo o que quis e o melhor que o dinheiro pode comprar. Adora carros velozes, mulheres e nunca trabalhou.

Nazaré é a única filha de Matilde. O pai, Joaquim, deixou-as quando Nazaré ainda era pequena. Desse tempo ficaram as memórias das sucessivas depressões da mãe, que nunca se conformou.

Anos depois, foi diagnosticado em Matilde um tumor no cérebro e Nazaré é a única que cuida dela. Só se têm uma à outra. A família mais pequena do mundo. A única coisa que sabe sobre o pai é que cometeu um homicídio, fugiu e deixou a mãe no desespero.

Nazaré só pensa em fazer tudo o que for preciso para salvar a mãe. As suas muitas pesquisas levam-na a um médico-cirurgião londrino, que já teve sucesso em casos parecidos com o da mãe, um médico tão eficaz como caro.

Glória, é dona de um restaurante. Ela tem dois filhos, Matias e Toni. Ambos ajudam a mãe no negócio de família, mas dedicam-se também a assuntos obscuros.

Matias namora com Patrícia, mas é secretamente apaixonado por Nazaré. Ela está a assaltar a Quinta dos Blanco juntamente com o namorado, depois de ele a convencer de que o fogo anda longe. Mas o vento faz com que o incêndio mude bruscamente de direção e os encurrale. No meio do pânico, os dois separam-se, e é aí que Nazaré encontra Duarte e tira-o do inferno.

A aliança de sobrevivência que os dois forjam naquela noite transforma-os em heróis, fazendo com que surjam sentimentos intensos.

Mas tudo acaba tão repentinamente como começa. Duarte fica ferido e é levado para o hospital, onde permanece inconsciente.

Uma troca de dados faz com que seja dado como morto. Para Félix e Verónica é tempo de festejar e ficar com o espólio dos crimes.

Mas o esquema de ambos sofre uma inesperada reviravolta, quando Duarte aparece nas cerimónias fúnebres, determinado a assumir a sua herança.

A tragédia muda-o profundamente. Não desconfia do envolvimento do tio na morte do pai e continua a confiar-lhe a vice-presidência da Atlântida, mas quer assumir a presidência e tornar-se alguém de quem António se orgulharia.

Félix fica furioso com o falhanço, mas sabe que um novo atentado levantaria suspeitas. Com medo que Nazaré tenha visto mais do que devia, procura-a.

Nessa altura, constata que ela não sabe do seu envolvimento nos incêndios e percebe que a fixação de Duarte por Nazaré pode servir os seus intentos.

Com isso em vista, o vilão faz-lhe a proposta: dá-lhe dinheiro para operar a mãe se, em troca, ela seduzir o sobrinho e aceitar fazer tudo o que ele mandar. Caso contrário, tem meios para acusar Nazaré do incêndio e da morte de algumas pessoas. Encurralada, ela cede à chantagem.

O esquema para apanhar Duarte é desenhado ao pormenor por Félix e Nazaré vai seguir o plano à risca… mas não será tão fácil como ela pensava.

Além da feroz oposição de Bárbara, namorada de Duarte, ela terá de lidar também com Toni, que, sem ela saber, foi um dos incendiários do pinhal, e Matias, que não conseguirá continuar a esconder os seus sentimentos e vai lutar com o irmão pela mesma mulher.

2.ª fase[editar | editar código-fonte]

Seis meses depois do fim da 1.ª fase, surge um outro vilão na história.

Nuno Saavedra perdeu a mulher no dia do incêndio e culpa Nazaré e Toni pela tragédia. Ao mesmo tempo que se tenta vingar deles, conhece e apaixona-se por Verónica, a verdadeira responsável pelo incêndio que matou a sua mulher.

Irá Verónica finalmente pagar pelo que fez? Ou vai sair ilesa mais uma vez? E quem terá matado Félix? A resposta pode estar bem mais próxima de Nazaré e Duarte do que podem imaginar…

2.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Passou um ano desde o casamento de Nazaré e Duarte. O amor entre eles está mais forte do que nunca e o gestor até já sonha em ter filhos, fazendo planos com a amada, mais relutante por ter perdido um bebé no passado.

A vida profissional também vai bem. Enquanto ele se ocupa da Atlântida com sucesso, Nazaré cria a sua própria empresa de peixe congelado, a Geliré, Congelados da Nazaré. Mas a harmonia entre o casalinho não vai durar muito mais tempo com a chegada de Rui à cidade.

Ele é o irmão mais novo de Duarte que não conhecia porque a sua mãe Natália fugiu de casa grávida para escapar a um casamento infeliz e carregado de sofrimento.

O seu regresso e de Rui, promete abalar ainda mais profundamente Duarte que, no início, sofre um acidente no mar e lhe causa algumas mudanças no humor.

Rui e Duarte não se entendem e enquanto Rui é pacato e sereno, Duarte é precisamente o oposto, mas tudo muda no momento em que o veterinário, profissão do Blanco mais novo, percebe que está completamente apaixonado pela cunhada.

E enquanto Nazaré ganha um novo apaixonado, o marido passa a ter no irmão o seu maior rival, agora que Toni se apaixonou por outra rapariga e espera um filho.

Toni acaba por cair de amores por Vânia. Divorciada, a jovem deixou a carreira de jornalista para se tornar gerente do Barbatanas, restaurante de Glória, a mãe do peixeiro que vive feliz ao lado de Ismael.

Toni, com a sua habitual lábia, conquista o coração de Vânia, que engravida dele e se encontra no oitavo mês de gestação.

Feliz, Toni não quer que a namorada faça nenhum esforço para não prejudicar o “jaquinzinho”, que é como ele chama ao filho que está prestes a nascer.

Além deste protecionismo exagerado, há outras duas coisas que fazem muita confusão a Vânia. Uma delas é estar grávida sem ter um anel de noivado, a outra é… Nazaré! Ela não entende porque Toni ainda chama a antiga namorada de “mor”.

Não é só a parte pessoal que Nazaré volta a ter virada do avesso. Como empresária, o caminho que tem de percorrer também é árduo.

No entanto, Nazaré mal conhece Alice, uma menina que perdeu os pais e está a ser criada pelo avô, um antigo pescador com vários problemas de saúde, encanta-se logo por ela.

Na verdade, revê-se na sua forma de ser traquina, intempestiva e cheia de garra. Alice também a adora, encarando-a como o seu ídolo. A neta de Josué passa a ser visita de casa de Nazaré e Duarte, que se preocupam com o futuro da menina.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Temporada
1
(2019-20)
2
(2020-21)
1.1 1.2
Carolina Loureiro Nazaré Gomes Blanco[a] Principal
José Mata Duarte Tavares Blanco Principal
Afonso Pimentel António «Toni» Silva Principal
Albano Jerónimo Félix Blanco Principal Participação Does not appear
Sandra Barata Belo Verónica Blanco Principal Participação[b]
Filipa Areosa Bárbara Soares Recorrente Principal Does not appear
Tiago Teotónio Pereira Rui Tavares Does not appear Principal
Manuela Couto Natália Tavares Does not appear Principal

Elenco regular[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Temporada
1
(2019-20)
2
(2020-21)
1.1 1.2
Rogério Samora Joaquim Gomes / Carlos Sampaio (nome falso) Recorrente
Custódia Gallego Matilde dos Santos Gomes Recorrente
Inês Castel-Branco Laura Vaz Recorrente Does not appear
Rui Unas Heitor Carvalho Recorrente Does not appear
Ruy de Carvalho Floriano Marques Recorrente
Márcia Breia Ermelinda Marques Recorrente
Carlos Areia João Pereira Recorrente
Luísa Cruz Glória Silva Recorrente
Gonçalo Diniz Gonçalo Vaz Recorrente Does not appear
Carla Andrino Dolores Soares Recorrente
Bárbara Norton de Matos Sofia Carvalho Recorrente Does not appear
Pedro Sousa Matias Silva Recorrente Does not appear
Liliana Santos Cláudia Fontes Recorrente Participação Does not appear
Tiago Aldeia Ismael Pinto Recorrente
Guilherme Moura Bernardo Maria Telles Blanco Recorrente
Raquel Sampaio Olívia Carla Dias Pereira Recorrente
Joana Aguiar Érica Telles Blanco Recorrente
Madalena Aragão Carolina «Carol» Carvalho Recorrente Does not appear
João Maneira Cristiano «Cris» Vaz Recorrente
Laura Dutra Ana Vaz Recorrente
Filipe Matos Luís Soares Recorrente Does not appear
João Diogo Ferreira Pipo Carvalho Recorrente Does not appear
António Pedro Cerdeira Nuno Saavedra Does not appear Participação Recorrente
Rita Lello Amélia Marques Does not appear Recorrente
Joel Branco Josué Moreira Does not appear Recorrente
Oceana Basílio Júlia Neves Does not appear Recorrente
Mikaela Lupu Vânia Costa Does not appear Recorrente
Miguel Costa Adolfo Frisado Does not appear Recorrente
Igor Regalla Gilberto «Gil» Fragoso Does not appear Recorrente
Catarina Bonnachi Sónia Costa Does not appear Recorrente
Margarida Serrano Alice Moreira Does not appear Recorrente

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Temporada
1
(2019-20)
2
(2020-21)
1.1 1.2
Virgílio Castelo António Blanco Participação Does not appear
Aurea Patrícia Finote Participação Does not appear
Martinho Silva Rogério Castro Participação Does not appear
Gonçalo Oliveira Tiago Castro Participação Does not appear
Grace Mendes Isabel d'Aires Does not appear Participação Does not appear
Fernando Nobre Roberto Neves Does not appear Participação

Produção[editar | editar código-fonte]

Nazaré é utilizada como cenário para a telenovela.

Com a autoria de Sandra Santos, conforme o anúncio da novela, “Lua de Sal” e “Flor de Sal“ foram os títulos provisórios da telenovela até ter sido oficializado o título “Nazaré”.[7][8][9][10]

Os trabalhos da primeira temporada começaram a 8 de abril de 2019, com gravações a decorrer na Nazaré e nos estúdios SP Televisão, tendo sido terminados a 30 de setembro do mesmo ano, com 180 de produção.[11][12][13][14]

Daniel Oliveira, diretor de programação da SIC, confirmou que queria uma nova temporada da telenovela,[15] sendo a história da nova temporada mais leve e simples.[16] sendo anunciada como “Nazaré: A Série”,[17] mas acabou por ser uma segunda temporada.[18]

Os trabalhos da segunda temporada estavam previstos arrancar a 6 de abril de 2020, porém a 31 de março do mesmo ano foi anunciado que o início das gravações foram adiadas devido à crise global causada pelo novo coronavírus (COVID-19), arrancando ainda no mesmo ano, a 21 de maio, novamente na Nazaré e nos estúdios SP Televisão.[19][20][21] Ainda antes das gravações da 2.ª temporada terminarem, foi gravado um especial de Natal da novela, que serviu de mote para o fim das gravações, oficialmente, a 21 de agosto de 2020, com 100 episódios de produção.[22][23][24][25][26]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Os primeiros nomes anunciados para o elenco foram Custódia Gallego, Rui Unas e Ruy de Carvalho.[7]

Maria João Bastos e Diogo Amaral foram anunciados como os antagonistas da telenovela,[27] mas não chegaram a participar na novela e foram substituídos pelos atores Albano Jerónimo e Sandra Barata Belo, dando vida a Félix e Verónica.[4]

Carolina Loureiro, José Mata e Afonso Pimentel foram revelados como protagonistas, dando vida aos respetivos papéis: Nazaré, Duarte e Toni.[3]

Com o regresso de Carla Andrino à SIC, é revelado que a atriz iria entrar na novela.[28]

Pedro Sousa, Rogério Samora, Inês Castel-Branco, Luísa Cruz, Filipa Areosa, Joana Aguiar, Madalena Aragão, Bárbara Norton de Matos, Gonçalo Diniz, João Maneira, Laura Dutra, Tiago Aldeia, Liliana Santos, Raquel Sampaio, Guilherme Moura, Filipe Matos e João Diogo Ferreira e ainda com as participações especiais de Virgílio Castelo, Martinho da Silva, António Pedro Cerdeira, Gonçalo Oliveira e ainda Áurea, que se estreia na ficção e nas telenovelas.[29][30][31][32][33] Grace Mendes também consta no elenco numa participação especial com uma personagem escrita a pensar na atriz.[34]

Quando anunciado que a continuação já estava a ser preparada pela SIC, os protagonistas Carolina Loureiro, José Mata e Afonso Pimentel foram confirmados na nova temporada,[35] juntando-se a eles Tiago Teotónio Pereira e Manuela Couto para completar o elenco principal da nova temporada.[6]

Os atores Custódia Gallego, Ruy de Carvalho e António Pedro Cerdeira são alguns dos atores que se confirmaram estar na nova temporada,[36][37][38][6] juntamente com Sandra Barata Belo,[39] que acabou por se afastar da nova temporada por ter bronquite asmática, para querer se resguardar devido à pandemia de COVID-19 e se encontrar grávida,[40], fazendo uma participação na telenovela a partir de um vídeo gravado em sua casa, assim como um clipe de voz para inserir na voz de noutra pessoa numa cena da novela.

Na nova temporada, a novela conta com os reforços de Margarida Serrano, Manuela Couto, Tiago Teotónio Pereira, Mikaela Lupu, Miguel Costa, Catarina Bonnachi e Joel Branco, Oceana Basílio, Igor Regalla, Rita Lello, Joel Branco e Fernando Nobre.[41][6][19][42][43][44][45][46][47] Daniel Oliveira desejava que Cláudia Vieira também reforçasse a nova temporada,[48] porém a atriz acabou por não entrar no elenco, tendo sido equacionado pela SIC e pela atriz, por ainda não ser o momento certo.[43]

Os atores Pedro Sousa, Madalena Aragão, João Ferreira, Rui Unas, Bárbara Norton de Matos, Liliana Santos, Inês Castel-Branco e Gonçalo Diniz foram confirmados que não iriam estar na nova temporada da novela.[49][50]

Mudanças na história[editar | editar código-fonte]

Foi revelado que a nova temporada havia sofrido alterações nos respetivos guiões devido à crise global causada pelo novo coronavírus (COVID-19) e que em estúdio ou em exteriores, o contacto físico entre atores seria reduzido, assim como também não existiriam retoques de maquilhagem e haveria uma redução de figuração e elenco adicional. Também foi anunciado que se iriam realizar testes à Covid-19 todos os meses.[51] Dias mais tarde, foi revelado que iriam se realizar novos testes à Covid-19, porque o funcionário que entregou o guião aos atores da nova temporada estava infetado com o novo coronavírus.[52]

Devido à crise global causada pelo novo coronavírus (COVID-19), a autora da telenovela fez alterações no guião, de forma a incluir a pandemia na história, passando mensagens que são importantes para a saúde e ordem públicas, como a importância do distanciamento social, a desinfeção das mãos e o uso de máscaras no Lar Terceira Onda, onde os riscos de infeção são mais elevados.[53]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Originalmente, a primeira temporada de Nazaré estava planeada para estrear no segundo trimestre de 2019, assim como estava previsto ser a sucessora de Vidas Opostas e estar na 2.ª faixa de telenovelas da SIC.[7] Porém, devido à estreia da série Golpe de Sorte, a estreia da novela foi adiada para setembro[54] e acabou por ficar na 1.ª faixa de telenovelas da SIC, substituindo Alma e Coração.[55]

A promoção à primeira temporada começou a 24 de julho de 2019.[9] Um mês depois, foi revelada a data de estreia da novela, 9 de setembro.[55] A campanha de ‘últimos episódios’ da 1.ª temporada arrancou a 15 de junho de 2020,[56] tendo a 1.ª temporada terminado a 5 de julho do mesmo ano.[57]

Originalmente, a segunda temporada de Nazaré estava planeada para estrear em setembro de 2020 para substituir a segunda produção de Golpe de Sorte. Porém, devido à crise global causada pelo novo coronavírus (COVID-19) acabou por substituir a primeira temporada da novela.[58]

A promoção à segunda temporada começou a 1 de julho de 2020.[59] Um dia depois do fim da primeira temporada, foi revelado que a nova temporada iria estrear a 12 de julho de 2020 através de um direto da conta oficial do Instagram da novela.[60] A campanha de ‘últimos episódios’ da 2.ª temporada arrancou a 1 de dezembro de 2020,[61] tendo a 2.ª temporada terminado a 8 de janeiro de 2021.[62] Para acompanhar o final da novela, a SIC revelou ter preparado um especial de despedida da novela, com a presença da protagonista Carolina Loureiro, na qual os telespectadores têm a possibilidade de assistir a imagens e histórias exclusivas dos bastidores da novela.[63]

Transmissão na OPTO[editar | editar código-fonte]

Com o lançamento da OPTO, a plataforma de streaming da SIC, a partir de 24 de novembro de 2020, a temporada 1 da novela foi disponibilizada com os seus 180 episódios de produção, e a temporada 2 teve todos os seus episódios de exibição na SIC disponibilizados até a data de lançamento da plataforma, passando desse dia para a frente a ter antestreias com um ou vários dias de antecedência à emissão dos episódios seguintes,[64] à exceção do último episódio que foi disponibilizado a 8 de janeiro de 2021, o mesmo dia da transmissão da SIC.

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a novela começou a ser exibida a 18 de maio de 2021 pela Rede Bandeirantes, substituindo a reposição de Floribella, às 20h25min.[65][66] Na sua exibição, o tema de abertura original da novela foi alterado para "O Sol" de Vitor Kley. Em dezembro de 2021, a emissora anunciou que não iria exibir a segunda temporada da novela devido à estreia do programa Faustão na Band, sendo a trama finalizada a 14 de janeiro de 2022, com 174 episódios.[67]

País Canal Título adaptado Temporadas Estreia Final

Egito
MBC+ DRAMA نازاري 1 10 de agosto de 2020 2021
Brasil Rede Bandeirantes Nazaré 18 de maio de 2021 14 de janeiro de 2022

Projetos derivados[editar | editar código-fonte]

Crossover com Terra Brava[editar | editar código-fonte]

Foi revelado em dezembro de 2019 que a SIC iria fazer o primeiro crossover da ficção portuguesa, com a novela Terra Brava, também da SIC.[68] Foi gravado a 17 de dezembro de 2019 e o encontro entre os dois mundos da ficção da SIC foi no ‘Carrossel’, décor da novela ‘Terra Brava’.[69] Estreou a 6 de janeiro de 2020 durante a emissão de ‘Terra Brava’.[70]

Ismael (Tiago Aldeia) e Toni (Afonso Pimentel) são as personagens de ‘Nazaré’ e Diana (Catarina Gouveia), Padre Ricardo (João Baptista), Tânia (Catarina Lima) e Tina (Luciana Abreu) são as personagens as personagens de ‘Terra Brava’ que se juntam no crossover.[68]

Nazaré: Especial de Natal[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Nazaré: Especial de Natal

Foi revelado em agosto de 2020 que a SIC iria produzir um telefilme de natal sobre a telenovela,[22] porém a SIC decidiu dividir o telefilme em três partes e transformá-los num especial de natal com 3 episódios.[71] O especial da telenovela contou com Carolina Loureiro, José Mata e Afonso Pimentel nos papéis principais.

O cantor Vitor Kley foi confirmado para fazer uma participação especial no especial de natal da novela.[23]

O especial de natal foi transmitido nos dias 21, 22 e 23 de dezembro.[71]

Lua de Mel[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lua de Mel

No âmbito do anúncio das celebrações dos 30 anos da SIC, foi revelada a existência de um spin-off em formato novela que para além de contar com personagens novas e de raiz, contaria também com personagens marcantes de telenovelas anteriores do mesmo canal, intitulada com o mesmo nome da editora de Amor Amor, Lua de Mel, devido ao foco da história se encontrar na editora da novela.[72][73] Vindos diretamente desta novela para a Lua de Mel, vieram Carolina Loureiro e Sandra Barata Belo nas suas respetivas personagens Nazaré e Verónica em papéis de destaque, vindo ainda também José Mata, Afonso Pimentel, Margarida Serrano e Guilherme Moura nas suas respetivas personagens Duarte, Toni, Alice e Bernardo para uma participação especial.[74][75][76]

Prémios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prémio Categoria Por Resultado Ref.
2020 Television & Corporate Media Awards Telenovela Nazaré Venceu[nota 1] [77]
Rose d'Or Melhor Telenovela SP Televisão e SIC Indicado [78]

Banda sonora[editar | editar código-fonte]

As músicas presentes na novela são:

Audiências[editar | editar código-fonte]

Foi a terceira novela mais vista de sempre da SIC, perdendo para Dancin' Days e Mar Salgado, garantindo a liderança no seu período de exibição (2019-2021). Calculando a média ponderada das duas temporadas, “Nazaré” terminou com uma média final de 14.2 de audiência e 26.9% de share, o que corresponde a 1 milhão 348 mil espectadores.

1.ª temporada[editar | editar código-fonte]

“Nazaré” estreou a 9 de setembro de 2019 com 15.6 de audiência e 29.9% de share, com cerca de 1 milhão e 476 mil espectadores, na liderança, com um pico de 16.9 de audiência e 32.3% de share, sendo o segundo programa mais visto do dia.[79]

No segundo episódio da 1.ª temporada, a trama de Sandra Santos rendeu à SIC uma audiência média de 14.4 de rating28.1% de quota média de mercado, com 1 milhão e 366 mil espectadores, deixando a concorrência de “Amar Depois de Amar” a cerca de 600 mil espectadores. No seu melhor momento, já a caminho do fim, “Nazaré” dava à SIC um resultado de 15.6 de rating e 30.0% de share.[80]

No terceiro episódio da 1.ª temporada, a telenovela bateu um recorde de share alcançando 14.8 de rating e 30.7% de share, com um pico de 16.1 / 34.9%.[81]

O crossover que cruzou "Nazaré" e "Terra Brava" estreou a 6 de janeiro de 2020 com 14.8 de rating e 28.8% de share, alcançando 1 milhão e 400 mil espectadores, durante a emissão de "Nazaré". Durante a emissão de "Terra Brava" registou 12.2 de rating e 29.8% de share, alcançando 1 milhão e 158 mil espectadores.[70]

A 18 de novembro de 2019, a 1.ª temporada de "Nazaré" bate seu 1º recorde de rating alcançando 16.1 de rating e 31.2% de share com 1 milhão e 521 mil espectadores. Com um pico de 17.0 / 33.7%. Até essa data, esse tinha sido o episódio mais visto desde o final de Amor Maior (2017).[82]

A 19 de novembro de 2019, a 1.ª temporada de "Nazaré" bate seu recorde de rating alcançando 16.2 de rating e 30.8% de share, com 1 milhão e 536 mil espectadores. O pico foi de 17.0 / 31.8%.[83]

A 25 de março de 2020, a 1.ª temporada de "Nazaré" bate seu recorde de rating alcançando 16.3 de rating e 27.4% de share, com 1 milhão e 544 mil espectadores. Teve um pico de 17.0 / 28.5%.[84]

A 26 de março de 2020, a 1.ª temporada de "Nazaré" manteve seu recorde de rating alcançando 16.3 de rating e 27.7% de share, com 1 milhão e 541 mil espectadores. O pico foi de 17.0 / 29.6%.[85]

A 27 de março de 2020, a 1.ª temporada de "Nazaré" bateu um recorde de rating alcançando 17.1 de rating e 28.0% de share, com 1 milhão e 618 mil espectadores. Teve um pico de 17.9 / 29.1%.[86]

A 30 de março de 2020, a 1.ª temporada de "Nazaré" bateu um recorde de rating alcançando 17.4 de rating e 28.6% de share, com 1 milhão e 646 mil espectadores. Com um pico de 18.3 / 31.2%, sendo o episódio que teve o maior pico do dia e da novela até então.[87]

A 1 de abril de 2020, a 1.ª temporada de "Nazaré" manteve seu recorde de rating alcançando 17.4 de rating e 28.1% de share, com 1 milhão e 647 mil espectadores. Com um pico de 18.0 / 28.4%.[88]

A 23 de abril de 2020, a 1.ª temporada de "Nazaré" bate seu recorde de rating, alcançando 17.7 de rating e 28.9% de share, com 1 milhão e 673 mil espectadores, o que acabou por ser o melhor registo da novela.[89][90]

O último episódio da 1.ª temporada de “Nazaré”, exibido a 5 de julho de 2020, terminou alcançando 17.5 de audiência e 32.5% de share com cerca de 1 milhão e 652 mil espectadores, na liderança. No melhor momento, a novela chegou aos 18.9 de rating e 34.6% de share, sendo este o final mais visto de uma novela da SIC desde Mar Salgado (2015).[91][92][90]

Média Episódios transmitidos Rating Share Ref.
2019 Setembro 16 episódios 13.7 27.6% [93]
Outubro 23 episódios 13.4 26.7% [94]
Novembro 21 episódios 13.8 27.3% [95]
Dezembro 19 episódios 13.6 26.8% [96]
2020 Janeiro 22 episódios 14.2 27.7% [97]
Fevereiro 19 episódios 14.2 28.3% [98]
Março 22 episódios 15.2 27.5% [99]
Abril 22 episódios 16.7 27.6% [100]
Maio 21 episódios 16.1 28.4% [101]
Junho 22 episódios 15.3 28.0% [102]
Julho 4 episódios 17.1 30.8% ...
Total 211 episódios 14.8 27.9%


2.ª temporada[editar | editar código-fonte]

A 2.ª temporada de Nazaré estreou a 12 de julho de 2020 com 13.8 de audiência e 28.2% de share, com cerca de 1 milhão e 309 mil espectadores, na liderança, com um pico de 14.2 de audiência e 28.9% de share, sendo o programa mais visto do dia.[103]

No segundo episódio da 2.ª temporada, a trama de Sandra Santos rendeu à SIC uma audiência média de 15.3 de rating29.6% de quota média de mercado, com 1 milhão e 444 mil espectadores, deixando a concorrência “Quer o Destino” a cerca de 500 mil espectadores, marcando o melhor resultado da temporada. No final do segundo episódio desta segunda temporada, Paço de Arcos chegava aos 16.3 / 33.3%.[104]

No terceiro episódio da 2.ª temporada, a telenovela manteve seu recorde de audiência alcançando 15.3 de rating e 27.9% de share, com cerca de 1 milhão e 445 mil espectadores, com um pico de 16.1 / 30.1%.[105]

A 15 de julho de 2020, a 2.ª temporada de "Nazaré" bateu um recorde de rating e sendo o maior da temporada, alcançando 15.5 de rating e 29.3% de share com 1 milhão e 469 mil espectadores. Teve um pico de 16.4 / 30.6%.[106]

A 10 de agosto de 2020, a 2.ª temporada de "Nazaré" alcançou 15.1 de rating e 27.5% de share, com cerca de 1 milhão e 429 mil espectadores. Com um pico de 16.8 / 31.5%.[107]

A 9 de outubro de 2020, a 2.ª temporada de "Nazaré" teve o episódio de menor audiência da temporada, alcançando 12.1 de rating e 23.8% de share, com 1 milhão e 142 mil espectadores. O pico foi de 12.6 / 25.1%.[108]

Após um percurso com audiências razoáveis, bem abaixo dos números alcançados pela temporada anterior, a segunda temporada terminou no dia 8 de janeiro de 2021, com um resultado de 15.2 de audiência média e 28.9% de share, com cerca de 1 milhão e 436 mil espectadores, liderando o seu horário. No melhor momento, a novela chegou aos 16.0 de rating e 29.6% de share.[109]

Média Episódios transmitidos Rating Share Ref.
2020 Julho 16 episódios 14.4 27.7% ...
Agosto 21 episódios 14.0 26.5% [110]
Setembro 22 episódios 13.8 26.4% [111]
Outubro 22 episódios 13.0 25.0% [112]
Novembro 21 episódios 12.8 24.1% [113]
Dezembro 16 episódios 13.3 24.9% ...
2021 Janeiro 5 episódios 13.5 26.6% ...
Total 123 episódios 13.5 25.9%


Audiência no Brasil[editar | editar código-fonte]

Na estreia da novela na Band a 18 de maio de 2021, Nazaré marcou 2,2 pontos com 4,4 de pico e 3,0% de share, ficando em quarto lugar, aumentando a audiência no horário.[114] No dia 30 de julho de 2021, Nazaré marcou 2,1 pontos.[115] Registrou esse mesmo índice nos dias 17 de setembro,[116] 4 de outubro e 3 de dezembro.[117] O último capítulo de Nazaré na Band marcou 1,3 pontos. Teve média geral de 1,5 pontos, não batendo a meta estipulada de 3 pontos.[118]

Notas e referências

Notas

  1. Venceu o prémio de Prata.
  1. Na segunda temporada da novela, a Nazaré ganha o apelido Blanco devido a ter se casado com Duarte no fim da primeira temporada.
  2. Num episódio apenas a voz dela aparece e uma dublê de costas.

Referências

  1. «Nazaré». Nazaré, uma força da natureza…. Consultado em 6 de novembro de 2023 
  2. «Nazaré 2.ª Temporada». Todas as histórias felizes têm um final cor-de-rosa, mas ninguém sabe o que acontece depois…. Consultado em 6 de novembro de 2023 
  3. a b «Conheça os três protagonistas de "Flor de Sal", a nova novela da SIC». Zapping. 16 de maio de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  4. a b «"Flor de Sal": Conheça os grandes vilões da nova novela da SIC». Zapping. 27 de junho de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  5. «Revelamos-lhe um dos grandes segredos de Nazaré: quem matou Félix!». TV 7 Dias. 5 de abril de 2020. Consultado em 20 de julho de 2021 
  6. a b c d «Nazaré: mãe e irmão de Duarte aparecem para revolucionar a história». 10 de março de 2020 
  7. a b c «Substituta de "Vidas Opostas": SIC define título de nova novela». Zapping. 24 de janeiro de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  8. «Nova novela da SIC ganha novo nome provisório». Zapping. 18 de março de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  9. a b «Oficial! Conheça o nome e veja o logotipo da nova novela da SIC». Zapping. 24 de julho de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  10. «Conheça o autor de "Lua de Sal", a nova novela da SIC». Zapping. 27 de janeiro de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  11. «Novela da SIC provoca constrangimentos e cortes de trânsito». Jornal de Leiria. Consultado em 31 de julho de 2019 
  12. «Carolina Loureiro em lágrimas com o final das gravações de "Nazaré"». Holofote. 1 de outubro de 2019. Consultado em 2 de outubro de 2019 
  13. «SIC define locais de gravação de "Lua de Sal", a substituta de "Vidas Opostas"». Zapping. 1 de fevereiro de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  14. «SIC Content Distribution | NAZARÉ» 
  15. Jesus, Vanessa (25 de outubro de 2019). «SIC aposta em nova temporada de 'Nazaré'». A Televisão. Consultado em 23 de janeiro de 2020 
  16. «Conheça detalhes sobre a nova temporada de "Nazaré"». Zapping. 4 de fevereiro de 2020. Consultado em 1 de julho de 2020 
  17. «Na nova temporada, "Nazaré" deixa de ser uma novela!». Zapping. 3 de março de 2020. Consultado em 5 de julho de 2020 
  18. «SIC muda subtitulo da nova "Nazaré"! Veja como é novo logo». Zapping. 30 de junho de 2020. Consultado em 5 de julho de 2020 
  19. a b «Toni de Nazaré tem novo amor e até vai ser pai. E nós sabemos quem é a sortuda!». Maria.pt. 5 de março de 2020. Consultado em 7 de março de 2020 
  20. «Nazaré: Laura e Gonçalo são presos. A emocionante história de amor por trás do crime». 28 de março de 2020 
  21. «Atores das novelas da SIC já têm data para voltar a gravar - saiba tudo». 7 de maio de 2020 
  22. a b «SIC já trabalha na programação de Natal! Vem aí novo telefilme». Zapping. 18 de agosto de 2020. Consultado em 18 de agosto de 2020 
  23. a b «Surpresa! SIC chama Vitor Kley para telefilme a ser transmitido no Natal». www.atelevisao.com. Consultado em 15 de dezembro de 2020 
  24. André Pereira. «"Nazaré - Especial de Natal" de 21 a 23 de dezembro na SIC». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 22 de dezembro de 2020 
  25. Redacção (23 de agosto de 2020). «Conhecido o final da 2ª temporada de Nazaré». infocul.pt. Consultado em 23 de agosto de 2020 
  26. «"Nazaré": Resumo dos próximos episódios». Zapping. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 28 de dezembro de 2020 
  27. «SIC define o casal de protagonistas de "Lua de Sal"». Zapping. 1 de fevereiro de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  28. «Carla Andrino está de regresso à SIC». Zapping. 19 de junho de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  29. «SIC chama galã para a nova novela "Lua de Sal"». Zapping. 2 de março de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  30. «Rogério Samora também está em "Flor de Sal"». Zapping. 31 de maio de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  31. «Inês Castel-Branco dá detalhes sobre "Flor de Sal"». Zapping. 29 de março de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  32. Correia, Carolina (9 de agosto de 2019). «Aurea estreia-se como atriz em novela 'Nazaré' da SIC». Espalha-Factos. Consultado em 9 de agosto de 2022 
  33. «'Nazaré'. Conheça todas as personagens da novela da SIC». www.atelevisao.com. Consultado em 9 de agosto de 2022 
  34. «Grace Mendes regressa à TV com personagem Isabel D'aires na novela da SIC "Nazaré"». Fredy Costa. 30 de abril de 2020. Consultado em 2 de julho de 2020 
  35. «SIC prepara nova temporada de "Nazaré"». Zapping. 8 de janeiro de 2020. Consultado em 23 de janeiro de 2020 
  36. «Saiba quando começam as gravações da segunda temporada de "Nazaré"». Zapping. 22 de janeiro de 2020. Consultado em 23 de janeiro de 2020 
  37. Oliveira, Author Anselmo (22 de janeiro de 2020). «Segunda temporada de «Nazaré» não é uma continuação». Quinto Canal. Consultado em 28 de fevereiro de 2020 
  38. Costa, Duarte (31 de janeiro de 2020). «Ruy de Carvalho pronuncia-se sobre continuidade em 'Nazaré'». A Televisão. Consultado em 31 de janeiro de 2020 
  39. Gente, Revista Nova. «Nazaré - Revelamos-lhe as grandes surpresas da segunda temporada da novela». Revista Nova Gente. Consultado em 3 de abril de 2020 
  40. «Grávida, atriz da SIC afastada da novela 'Nazaré' - Nacional - FLASH!». FLASH. Consultado em 22 de maio de 2020 
  41. «Filha adotiva de Nazaré já está escolhida e vem da TVI». Maria.pt. 3 de março de 2020. Consultado em 4 de março de 2020 
  42. «Segunda temporada de "Nazaré" garante mais três nomes de peso». Zapping. 5 de fevereiro de 2020. Consultado em 6 de fevereiro de 2020 
  43. a b «Nazaré: morena explosiva vai fazer frente a Carolina Loureiro na nova temporada». TV 7 Dias. 2 de março de 2020. Consultado em 2 de março de 2020 
  44. «Elenco de Nazaré é reforçado e testado à Covid 19 (fotos)». 11 de maio de 2020 
  45. «Elenco de "Nazaré" é reforçado! Conheça os nomes da nova temporada». Zapping. 19 de maio de 2020. Consultado em 19 de maio de 2020 
  46. «Atriz Rita Lello integra elenco da novela "Nazaré"». N-TV. 23 de maio de 2020. Consultado em 27 de maio de 2020 
  47. «Conheça todas as personagens da segunda temporada de "Nazaré" [Fotos]». Zapping. 29 de junho de 2020. Consultado em 5 de julho de 2020 
  48. «Daniel Oliveira quer Cláudia Vieira na segunda temporada de Nazaré». TV 7 Dias. 23 de fevereiro de 2020. Consultado em 28 de fevereiro de 2020 
  49. «Nazaré: quem entra e quem sai na nova temporada». TV 7 Dias. 26 de fevereiro de 2020. Consultado em 28 de fevereiro de 2020 
  50. «Nazaré: Inês Castel-Branco fora da novela da SIC: «Tenho pena»». Maria.pt. 10 de março de 2020. Consultado em 11 de março de 2020 
  51. «Nazaré e Terra Brava vão ser alteradas por causa da Covid-19». 8 de maio de 2020 
  52. «Atores de Nazaré em perigo após descobrirem elemento infetado com Covid-19». Maria.pt. 14 de maio de 2020. Consultado em 18 de maio de 2020 
  53. «Pandemia vai entrar em Nazaré! Vírus obriga a mudanças nas novelas». TV 7 Dias. 16 de maio de 2020. Consultado em 18 de maio de 2020 
  54. «SIC: "Golpe de Sorte" adia estreia de "Flor de Sal"». Zapping. 3 de abril de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  55. a b «Oficial: Saiba quando estreia "Nazaré", a nova novela da SIC [vídeo]». Zapping. 27 de agosto de 2019. Consultado em 23 de novembro de 2019 
  56. «"Nazaré" já está em 'últimos episódios'». Zapping. 15 de junho de 2020. Consultado em 1 de julho de 2020 
  57. «SIC tem 'artilharia pesada' para vencer "Big Brother" no domingo». Zapping. 1 de julho de 2020. Consultado em 1 de julho de 2020 
  58. «Líder, "Nazaré" está toda gravada e é sossego na SIC». Zapping. 3 de abril de 2020. Consultado em 24 de dezembro de 2020 
  59. «Veja as primeiras imagens de "Nazaré: 2ª Temporada" [Vídeo]». Zapping. 30 de junho de 2020. Consultado em 5 de julho de 2020 
  60. «Oficial! SIC surpreende na data de estreia de "Nazaré" (Temporada 2) [Vídeo]». Zapping. 6 de julho de 2020. Consultado em 6 de julho de 2020 
  61. «"Nazaré" entrou nos 'últimos episódios' e deve acabar ainda em 2020». Zapping. 3 de dezembro de 2020. Consultado em 3 de dezembro de 2020 
  62. Costa, Duarte. «SIC revela novidades na programação de Ano Novo! Vêm aí novas estreias». A Televisão. Consultado em 30 de dezembro de 2020 
  63. Sousa, Joana. «SIC terá emissão especial que marca o final de "Nazaré"». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 1 de janeiro de 2021 
  64. «Conheça algumas das apostas do OPTO SIC nas séries, filmes e novelas». Zapping. 3 de novembro de 2020. Consultado em 16 de janeiro de 2021 
  65. «Novela portuguesa vai substituir "Floribella" na Band». R7.com. 15 de janeiro de 2021. Consultado em 15 de janeiro de 2021 
  66. «Superliga Europeia pode ser um golpe baixo contra SBT e Turner». R7.com. 20 de abril de 2021. Consultado em 20 de abril de 2021 
  67. «Nazaré: confira o resumo dos capítulos finais da novela». www.band.uol.com.br. Consultado em 29 de dezembro de 2021 
  68. a b Cunha, Renata (17 de dezembro de 2019). «SIC cria o primeiro 'crossover' da ficção portuguesa». A Televisão. Consultado em 23 de janeiro de 2020 
  69. «'Crossover' entre "Nazaré" e "Terra Brava" já está gravado. Veja a foto!». Zapping. 19 de dezembro de 2019. Consultado em 23 de janeiro de 2020 
  70. a b Lopes, Manuela (7 de janeiro de 2020). «Audiências! SIC cruza 'Nazaré' e 'Terra Brava' e regista um grande resultado». A Televisão. Consultado em 23 de janeiro de 2020 
  71. a b André Pereira. «"Nazaré - Especial de Natal" de 21 a 23 de dezembro na SIC». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 22 de dezembro de 2020 
  72. SAPO. «Uma super novela com as suas personagens favoritas? É verdade e vai acontecer na SIC». MAGG. Consultado em 19 de março de 2022 
  73. «Saiba qual é o título do 'novelão' da SIC». Zapping. 23 de março de 2022. Consultado em 29 de março de 2022 
  74. «SIC define grande protagonista da novela especial». Zapping. 23 de março de 2022. Consultado em 29 de março de 2022 
  75. «A primeira imagem do regresso de "Nazaré" à SIC. Carolina Loureiro e os seus "filhos"». Holofote. 13 de abril de 2022. Consultado em 10 de agosto de 2022 
  76. Lourenço, Tiago (25 de maio de 2022). «'Lua de Mel'. Conheça a história da 'novela das novelas' da SIC». A CAIXA QUE JÁ FOI MÁGICA (em inglês). Consultado em 10 de agosto de 2022 
  77. «SIC | Nazaré e Terra Brava: as novelas da SIC vencem festival internacional!» 
  78. «Rose d'Or 2020 finalists announced – Rose d'Or Awards» (em inglês). Consultado em 12 de novembro de 2020 
  79. «Audiências: E assim foi a estreia de "Nazaré", na SIC». Zapping. 10 de setembro de 2019. Consultado em 10 de setembro de 2019 
  80. «Audiências: "Nazaré" arrasa no segundo episódio!». Zapping. 11 de setembro de 2019. Consultado em 11 de setembro de 2019 
  81. «"Nazaré" bate recorde e leva SIC acima dos 16 pontos de 'rating'». Zapping. 12 de setembro de 2019. Consultado em 12 de setembro de 2019 
  82. «Furacão "Nazaré" dispara para recorde e chega aos 17 pontos!». Zapping. 19 de novembro de 2019. Consultado em 24 de janeiro de 2023 
  83. «"Nazaré" segue imparável e atinge novo recorde na SIC». Zapping. 20 de novembro de 2019. Consultado em 24 de janeiro de 2023 
  84. «Audiências: "Nazaré" cresce para o melhor valor de sempre!». Zapping. 26 de março de 2020. Consultado em 27 de setembro de 2021 
  85. «"Nazaré" iguala melhor valor de sempre». Zapping. 27 de março de 2020. Consultado em 27 de setembro de 2021 
  86. «"Nazaré" bate novo recorde e tem bem mais espectadores que a soma da concorrência». 28 de março de 2020 
  87. «Com novo recorde, "Nazaré" leva ficção da SIC a valores não vistos há anos». Zapping. 31 de março de 2020. Consultado em 4 de julho de 2020 
  88. «Aí vai ela! "Nazaré" bate novo recorde de audiências». Zapping. 2 de abril de 2020. Consultado em 4 de julho de 2020 
  89. «Audiências. Horário nobre da SIC vai a máximos». Espalha-Factos. 24 de abril de 2020. Consultado em 4 de julho de 2020 
  90. a b «Audiências: Saiba quais foram os 25 programas mais vistos em 2020 [Consolidado]». Zapping. 7 de janeiro de 2021. Consultado em 31 de outubro de 2021 
  91. «Último episódio de "Nazaré" (T1) 'esmaga' "Big Brother" e garante recorde à SIC». Zapping. 6 de julho de 2020. Consultado em 6 de julho de 2020 
  92. «'Nazaré' despede-se com recorde e ajuda 'Agricultor' contra 'Big Brother'». Espalha-Factos. 6 de julho de 2020. Consultado em 6 de julho de 2020 
  93. «As audiências de Setembro perante estreias na SIC e TVI». Meios & Publicidade. 1 de outubro de 2019. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  94. «Outubro 2019: SIC aumenta liderança e já lidera há 9 meses consecutivos». Zapping. 5 de novembro de 2019. Consultado em 5 de novembro de 2021 
  95. «Novembro 2019: SIC deixa TVI a 6.3 p.p. de distância». Zapping. 2 de dezembro de 2019. Consultado em 2 de dezembro de 2019 
  96. «SIC termina 2019 na liderança, 15 anos depois». 2 de janeiro de 2020 
  97. «SIC entra em 2020 a liderar. Veja a análise detalhada». 4 de fevereiro de 2020 
  98. «Audiências TV em Fevereiro: as variações, as estreias e quem lidera por faixa horária». Meios & Publicidade. 3 de março de 2020. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  99. «Audiências TV em Março: Covid-19 faz consumo disparar 23%». Meios & Publicidade. 2 de abril de 2020. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  100. «Audiências TV em Abril: Confinamento faz consumo subir mais 12%». Meios & Publicidade. 4 de maio de 2020. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  101. «Maio 2020: SIC alcança melhor mês da liderança e bate recorde com 7 anos!». Zapping. 1 de junho de 2020. Consultado em 4 de julho de 2020 
  102. «Audiências TV: Consumo cresceu 22% no primeiro semestre mas já recuou 8% em Junho». Meios & Publicidade. 2 de julho de 2020. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  103. «Audiências: E assim foi a estreia de "Nazaré" (Temporada 2)». Zapping. 13 de julho de 2020. Consultado em 13 de julho de 2020 
  104. «"Nazaré" (T2) chega… e dá meio milhão a mais que TVI!». Zapping. 14 de julho de 2020. Consultado em 14 de julho de 2020 
  105. «"Nazaré" mantém-se imbatível e deixa TVI bem longe». Zapping. 15 de julho de 2020. Consultado em 2 de junho de 2021 
  106. «"Nazaré" atinge melhor valor da segunda temporada». Zapping. 16 de julho de 2020. Consultado em 2 de junho de 2021 
  107. «Audiências: "Nazaré" cresce para o melhor valor em 1 mês». Zapping. 11 de agosto de 2020. Consultado em 2 de junho de 2021 
  108. «"Nazaré" conquista o pior valor da temporada». Zapping. 10 de outubro de 2020. Consultado em 25 de setembro de 2021 
  109. «Audiências: E assim terminou "Nazaré"». Zapping. 9 de janeiro de 2021. Consultado em 22 de fevereiro de 2021 
  110. «Agosto 2020: SIC soma 19 meses de liderança». Zapping. 2 de setembro de 2020. Consultado em 5 de novembro de 2021 
  111. «Setembro 2020: SIC soma 20 meses de liderança». Zapping. 1 de outubro de 2020. Consultado em 5 de novembro de 2021 
  112. «Outubro: SIC e TVI separadas por 2,2 pontos em mês de subida da RTP1». Meios & Publicidade. 2 de novembro de 2020. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  113. «Audiências TV em Novembro: Novo Estado de Emergência faz consumo televisivo crescer 7%». Meios & Publicidade. 2 de dezembro de 2020. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  114. «Novela portuguesa, Nazaré eleva a audiência da Band». Portal Alta Definição. 21 de maio de 2021. Consultado em 2 de junho de 2021 
  115. Redação (2 de agosto de 2021). «Audiências Consolidadas de Sexta-Feira – 30/07/2021, São Paulo.». TV e Notícias. Consultado em 25 de dezembro de 2022 
  116. Redação (20 de setembro de 2021). «Audiências Consolidadas de Sexta-Feira – 17/09/2021, São Paulo.». TV e Notícias. Consultado em 25 de dezembro de 2022 
  117. «Novela "Nazaré" da Band bate recorde semanal de audiência». 13 de dezembro de 2021. Consultado em 25 de dezembro de 2022 
  118. Redação (28 de maio de 2021). «Nazaré (2021): Audiência detalhada da novela da Band.». TV e Notícias. Consultado em 25 de dezembro de 2022