Ndungu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Ndungu é um instrumento musical membranofone de forma alongada, oriundo de Angola[1].

Descrição[editar | editar código-fonte]

o Ndungu Apresentando diversas configurações, sendo geralmente um tambor pequeno e alongado com um tom policromático muito elevado é fabricado a partir do tronco escavado de uma árvore e tem aproximadamente 100 cm de altura. As aberturas são cobertas com uma só pele, geralmente de antílope. Devido ao seu peso têm que estar pousado no chão[1].

Enquadramento cultural[editar | editar código-fonte]

o Ndungu é originário da região de Cabinda apresenta bastantes características da cultura Kongo e simboliza o poder, pelo que confere e actualiza o poder político do Soba[1].

É o elemento basilar e impulsionador do ritmo, a sua função e uso está directamente relacionada com a vida quotidiana da comunidade, sendo no entanto, também utilizado nas mais variadas cerimonias, rituais, religiosas, sociais ou lúdicas. Nos julgamentos o Ndungu serve para comunicar com a assistência e a um determinado toque impõem o silêncio e a ordem[1].

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas
  1. a b c d «Area sócio-cultural Kikongo». Ministério da Cultura de Angola. Consultado em 8 de maio de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
Bibliografia

Ver também[editar | editar código-fonte]