Negro (termo)

Negro é uma palavra usada no mundo lusófono para se referir a uma pessoa de ascendência negra, seja de origem africana ou não. A palavra negro tem origem no latim niger que na época também se referia a cor preta.[1][2]
Certos sociólogos brasileiros, como Clóvis Moura, consideram o termo "negro" o mais adequado para classificar o grupo étnico ao qual a pessoa pertence. Argumenta-se que existe uma grande resistência da sociedade brasileira na utilização do termo citado, em razão deste ser considerado uma palavra preconceituosa.
Para estes sociólogos, a palavra "negro" não possui conotação pejorativa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assim como instituições governamentais como o INEP, usam indistintamente os termos "negro", "preto" e "pardo" para se referir à etnias.
Nos Estados Unidos, "negro" (um empréstimo linguístico do espanhol ou português para o inglês), se tornou um termo com forte conotação ofensiva, racista, e/ou preconceituosa entre a população negra do país, sendo aceito o seu uso unicamente em contextos históricos.
Em Angola é utilizada com o mesmo sentido, e com idêntica gama e subjectividade de conotações. Um indivíduo de etnia negra, pode dizer-se orgulhoso de ser negro e sentir-se ofendido por ser chamado de preto.[carece de fontes] É usada com muita frequência a palavra em gíria bumbo com idêntico significado. Esta, da mesma forma, pode ser tomada como ofensiva ou ser perfeitamente inócua e usada entre amigos.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ The American Heritage Dictionary of the English Language. Boston: Houghton Mifflin. 2000. p. 2039. ISBN 0395825172
- ↑ Mann, Stuart E. (1984). An Indo-European Comparative Dictionary. Hamburg: Helmut Buske Verlag. p. 858. ISBN 3871185507