Negro (termo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Negro" já foi um termo aceitável nos Estados Unidos. All-Negro Comics foi uma antologia de quadrinhos de 1947 escrita por escritores afro-americanos e com personagens negros.

Negro é uma palavra usada no mundo lusófono para se referir a uma pessoa de ascendência ou aparência negra, seja de origem africana ou não, antes da mudança no léxico da classificação mundial de raça e etnia na década de 1960. A palavra Negro tem origem no latim niger.[1][2]

Certos sociólogos brasileiros, como Clóvis Moura, consideram o termo "Negro" o mais adequado para classificar o grupo etnico ao qual a pessoa pertence. Argumenta-se que existe uma grande resistência da sociedade brasileira na utilização do termo citado, em razão deste ser considerado uma palavra preconceituosa.

Para estes sociólogos, a palavra "negro" não possui conotação pejorativa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE -, assim como instituições governamentais como o INEP, usam indistintamente os termos "negro", "preto" e "pardo" para se referir à etnias.

Nos Estados Unidos, "negro" (um empréstimo linguístico do espanhol ou português para o inglês), se tornou um termo com forte conotação ofensiva, racista, e/ou preconceuosa entre a população negra do país, sendo aceito o seu uso unicamente em contextos históricos.

Em Angola é utilizada com o mesmo sentido, e com idêntica gama e subjectividade de conotações. Um indivíduo de etnia negra, pode dizer-se orgulhoso de ser negro e sentir-se ofendido por ser chamado de preto[carece de fontes?]. É usada com muita frequência a palavra em gíria bumbo com idêntico significado. Esta, da mesma forma, pode ser tomada como ofensiva ou ser perfeitamente inócua e usada entre amigos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The American Heritage Dictionary of the English Language. Boston: Houghton Mifflin. 2000. p. 2039. ISBN 0395825172 
  2. Mann, Stuart E. (1984). An Indo-European Comparative Dictionary. Hamburg: Helmut Buske Verlag. p. 858. ISBN 3871185507 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.