Neir Ilelis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.


Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde janeiro de 2014).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Neir Ilelis da Silva (Viçosa-MG, 08/08/1961) é um escritor e dramaturgo brasileiro. Tem mais de 50 livros publicados, grande parte dirigida ao público infanto-juvenil.


Biografia


Antes de ser escritor, Ilelis foi fotógrafo e professor de Fotografia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na rede pública de São Paulo. A vivência como professor – o universo de sala de aula, a convivência com os alunos e a paixão pela educação – foi fundamental para que desenvolvesse uma linguagem própria e simples para retratar o cotidiano de jovens e crianças.

Em 2001 publicou sua primeira obra, o livro de contos “A Presa dos Mortos”, esgotado em poucos meses e que abriu caminho para a publicação de outros dois romances: “Os Caminhos de Carla” e “Liberdade, Volver!”. Em 2003 escreveu “De Cara com o Avesso”, sua primeira obra para o teatro. O texto caiu nas mãos do diretor José Renato Pécora, idealizador e fundador do Teatro de Arena de São Paulo. “O texto é muito ruim, mas reescreva-o, porque por detrás dele há um grande escritor”, aconselhou José Renato. Reescrita, a peça ficou pouco tempo em cartaz, mas a experiência foi de fundamental importância para o desenvolvimento da dramaturgia de Ilelis.

Como romancista ele é autor de uma obra quase sempre intimista e com linguagem poética, que retrata o universo interior de personagens que se coadunam com a realidade do dia a dia, mesmo que esta realidade seja fantástica, surrealista e irreal. É o caso do romance “Eu estava aqui... e você?”, que leva o leitor a pensar sobre o que nos move, o que nos orienta, o certo e o errado e as verdades das coisas.


Obras


Eu estava aqui... e você? - romance, 2013

Os Caminhos de Carla - romance , 2002

Liberdade, Volver! - romance, 2003

Rê, a flor, o livro e o medo – infantil, 2006

Um dia - infantil, 2007

Uma carta para Débora. Que Débora? – conto, 2008

De Cara com o Avesso – Teatro, 2003

Arroz e Café, o menino japonês – infantil, 2008

Eu, ela e a flores - romance, 2010


Noticias Relacionadas


http://www.lecriar.com.br/site/conteudo/autor.php

http://www.dgabc.com.br/Noticia/123856/neir-ilelis-estreia-peca-no-teatro-augusta

http://www.amecampos.org.br/gerais/programa-contadores-de-historias-contou-com-a-presenca-do-escritor-neir-ilelis/