Neorrenascença
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Fevereiro de 2013) |

Neorrenascença ou Neorrenascimento é um estilo artístico revivalista surgido no século XIX. O estilo manifestou-se principalmente na arquitetura, estando filiado à arquitetura historicista, mas também influenciou as artes decorativas. Como indica o nome, o estilo retomava as formas arquitetônicas e decorativas do Renascimento europeu dos séculos XIV, XV, XVI e princípios do XVII.
A arquitetura renascentista original caracterizou-se por uma grande variedade de formas dependendo da época e do país. De maneira similar, a arquitetura neorrenascentista teve inúmeras vertentes, dependendo das fontes de inspiração serem o renascimento italiano, francês, germânico, inglês ou outro. Devido a isso é difícil definir características em comum do estilo, podendo-se considerar que existiram vários estilos neorrenascentistas.
Outro fator importante é que, frequentemente, os projetos misturavam elementos da arquitetura neorrenascentista com o neogótico, o neoclassicismo e o neobarroco, dando origem a edificações ecléticas. Assim, obras importantes como a Ópera Garnier (1861-74) de Paris e a Ópera Semper (1871-78) em Dresden são uma mistura de renascença, barroco e neoclassicismo.
Alguns dos modelos mais comuns para a arquitetura neorrenascentista foram os palazzi renascentistas italianos como o Palácio Pitti em Florença e o Palácio Farnese em Roma. Na vertente francesa foram modelos châteaux como o Palácio de Chambord e o Palácio de Blois, localizados no vale do rio Loire. Na Alemanha e norte da Europa serviram de modelos as várias prefeituras (Rathäuser) e palácios dos séculos XVI e XVII, enquanto que na Inglaterra os modelos comumente usados foram as casas de campo e palácios do período isabelino.
Galeria[editar | editar código-fonte]
-
Château de Ferrières (1855–59), em estilo da renascença inglesa, França
-
Mentmore Towers (1852–54), Inglaterra
-
Palácio Vladimir (1867–72), São Petersburgo, Rússia
-
Ópera Estatal de Viena (1861–69), Áustria
-
Edifício do Museu Nacional de Belas-Artes da Suécia (c.1866)
-
Escritório Regional em Estetino (Pomerânia Ocidental), Polónia
-
Reservatório do Mocó em Manaus (1893–99), Brasil
-
Teatro Municipal de São Paulo (1903–11), Brasil
-
Edifício Ely (1922) em Porto Alegre, Brasil