Neslihan Atagül

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Neslihan Atagül
Nascimento 20 de agosto de 1992 (29 anos)
Istambul, Turquia
Nacionalidade turca
Ocupação Atriz e modelo
Atividade 2006–presente
Cônjuge Kadir Doğulu (c. 2016)

Neslihan Atagül (Istambul, 20 de agosto de 1992) é uma atriz turca. Ela é mais conhecida por seu papel em Kara Sevda (2015-2017), uma das séries turcas de maior sucesso, vendida para mais de 110 países e a única vencedora do Prêmio Emmy Internacional em 2017[1]. Atualmente, ela é conhecida por seu papel em a série de Star TV (Turquia) Sefirin Kızı como Nare Çelebi.

Destacam-se também seus protagonistas na série Fatih Harbiye (2013-2014) do canal Show TV como Neriman Solmaz e nos filmes Araf e Senden Bana Kalan. Ao longo de sua carreira de atriz, Neslihan recebeu vários prêmios e elogios por suas atuações, incluindo o Oscar de "Melhor Atriz" no Festival Internacional de Cinema de Tóquio[2].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Neslihan Atagül nasceu em 20 de agosto de 1992 em Istambul. Seu pai era Yaşar Şener, que se dedicava a dirigir e era de ascendência circassiana. Sua mãe é de origem bielorrussa e é dona de casa. Ele tem um irmão chamado Ilkay[3].

Ele estudou teatro na Universidade de Yeditepe.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Seus inícios[editar | editar código-fonte]

Ela começou a se tornar uma atriz quando tinha apenas 8 anos de idade. Aos 13 anos, ele encontrou o número da Agência Erberk, de propriedade de Neşe Erberk; Ele conseguiu seu endereço e foi com sua mãe fazer o registro. Um mês depois, ele atuou em um comercial em 2005.

Um ano depois, em 2006, estreou-se como atriz no filme İlk Aşk, pelo qual ganhou o primeiro prêmio de sua carreira como "Jovem Atriz Promissora". Pouco depois, ele conseguiu seu primeiro papel na série Yaprak Dökümü e, nos anos seguintes, participou de outras séries como Canım Babam ou Hayat Devam Ediyor.

Em 2012, ela se destacou por seu papel de protagonista no filme Araf, pelo qual ganhou inúmeros prêmios e foi elogiada por seu desempenho por um diretor japonês. Além disso, ela ganhou o Oscar de "Melhor Atriz" no prestigioso Festival Internacional de Cinema de Tóquio[2].

2013-2014 Fatih Harbiye[editar | editar código-fonte]

Em 2013, Neslihan Atagül conseguiu seu primeiro papel principal na série dramática de romance Fatih Harbiye, ao lado de Kadir Doğulu. A série é uma adaptação do livro homônimo do escritor turco Peyami Safa, publicado em 1931, onde ela interpretou Neriman Solmaz, uma jovem órfã de sua mãe que está noiva de seu namorado de longa data até conhecer Macit Arcaoğlu (Kadir Doğulu).

Fatih Harbiye estreou em 31 de agosto de 2013 no canal Fox (Turquia) e mais tarde mudou-se para o programa de TV. Foi executado por 2 temporadas e terminou em 10 de dezembro de 2014.

2015-2017 Kara Sevda, o lançamento de sua carreira[editar | editar código-fonte]

Em 2015, chegaria um dos papéis mais importantes e queridos de sua carreira, o de Nihan Sezin na série de drama e romance turco Kara Sevda. Nihan é uma garota de classe alta que casualmente conhece Kemal (Burak Özçivit), um garoto tímido de classe média e os dois se apaixonam. O amor deles é impossível devido à diferença de classes mas procuram uma forma de estarem juntos. No entanto, devido a um segredo de família, Nihan é forçado a se casar com Emir Kozcuoğlu (Kaan Urgancıoğlu), um homem muito poderoso, mas muito egoísta e cruel, e deixa Kemal sem qualquer explicação. Para tentar esquecê-la, Kemal decide deixar Istambul, mas 5 anos depois ele retorna como um importante empresário que busca vingança e que tentará descobrir toda a verdade.

A série tornou-se um marco na história internacional da série turca, sendo a primeira e única série turca a receber os mais prestigiosos prêmios da televisão do mundo, o International Emmy Awards de melhor novela em 2017[4]. Também recebeu o prêmio especial do Júri no Seoul International Drama Awards[5].

Kara Sevda se tornou a série turca mais assistida do mundo[6], sendo traduzida para mais de 50 idiomas e transmitida em mais de 110 países como Rússia, Itália, Alemanha, Irã, Eslovênia, Uruguai, Grécia, etc. Em sua transmissão nos Estados Unidos, tornou-se a série estrangeira mais assistida em toda a história do país e a série recorde turca, alcançando grandes audiências que nenhuma outra série turca alcançou.

A série foi transmitida pela StarTV e teve 2 temporadas com um total de 74 episódios e, durante sua transmissão na Turquia, foi uma das séries mais assistidas. Estreou em 14 de outubro de 2015 e terminou em 21 de junho de 2017. Graças à sua atuação nesta série, Neslihan ganhou 4 prêmios como atriz e sua popularidade e reconhecimento como atriz dispararam, não só na Turquia, mas também internacionalmente.

Devido ao grande sucesso de Kara Sevda no mundo, no Museu de Cera "Tashkent City Park" no Uzbequistão, duas figuras Nihan e Kemal estão expostas na parte dedicada a Istambul[7]

2019-2021 Sefirin Kızı[editar | editar código-fonte]

Em 2019, Neslihan Atagül voltou às telas com a série Sefirin Kızı, interpretando Nare[8]. Sancar (Engin Akyürek) e Nare estão apaixonados desde que eram crianças, mas o pai de Nare não concorda com sua relação e, para impedi-los de ficarem juntos, faz sua filha desaparecer e faz Sancar acreditar que ela fugiu arrependida. Anos depois, os dois se encontram novamente, mas Sancar está preparando seu casamento com outra garota.

A série foi ao ar na StarTV e teve 2 temporadas com um total de 52 episódios. Estreou em 16 de dezembro de 2019 e terminou em 11 de maio de 2021 e, por sua atuação na série, a atriz ganhou o prêmio de "Melhor Atriz" no Festival Internacional de Cinema de Izmir Artemis. No entanto, no meio da série, Neslihan anunciou sua retirada da série devido a problemas de saúde, pois sofria de "síndrome do intestino permeável"[9]

Presente[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a atriz está imersa em um novo projeto profissional, a revista Hadsiz, que trará fotos impressionantes, entrevistas exclusivas com grandes convidados[10][11].

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Neslihan começou a namorar seu co-estrela de Fatih Harbiye, Kadir Doğulu, em outubro de 2013. Eles ficaram noivos em novembro de 2015 e se casaram em julho de 2016.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema
Ano Titulo Papel Notas
2006 İlk Aşk Genç Bahar Papel recorrente
2011 Araf Zehra Papel principal
2015 Senden Bana Kalan Elif Papel principal
2018 Dışarda 2 Sena Korkmaz Papel principal
Televisão
Ano Titulo Papel Notas
2006–2010 Yaprak Dökümü Deniz Papel recorrente
2011 Canım Babam Pınar Papel principal
2011 Kalbim Seni Seçti Melis Papel principal
2011–2012 Hayat Devam Ediyor Şirin Bakırcı Papel principal
2013–2014 Fatih Harbiye Neriman Papel principal
2015–2017 Kara Sevda Nihan Sezin Papel principal
2018 Dip Bilge 8 Episódios

Auszeichnungen und Nominierungen[editar | editar código-fonte]

Jahr Preis Kategorie Job Ergebnis Referências
2006 Altın Koza Film Festivali Vielversprechende junge Schauspielerin İlk Unşk Venceu [12]
2007 Moskauer Filmfestival 2morrow Die beste Schauspielerin der Gegenwart und Zukunft Yaprak Dökümü Venceu
2011 Altın Koza Film Festivali Vielversprechende junge Schauspielerin Canım Babam Venceu
2012 45. SİYAD Ödülleri Cahide Sonku En İyi Kadın Oyuncu Venceu
25. Tokyo International Film Festival Tokyo Beste Schauspielerin Venceu [2][13]
Internationales Filmfestival Pune Beste Leistung Venceu [12]
16. Flying Broom International. Frauenfilmfestival Jüngste Schauspielerin Venceu
2015 Ayaklı Newspaper Awards Beste Schauspielerin in einer Dramaserie Kara sevda Venceu
2016 Golden Object Awards Beste Schauspielerin Venceu
16º Magazinci.com Internet Media (mejores) Venceu
Altın Kelebek Awards Beste Schauspielerin in einem Drama in Nominiert
Bestes Serienpaar (Neslihan Atagül und Burak Özçivit) Nominiert
6º Ayaklı Gazete TV Stars Awards Beste Schauspielerin in einem Drama in Nominiert
KTÜ Media Awards Am besten bewertete Schauspielerin Nominiert
Müzikonair Awards Beste Schauspielerin Venceu
Ege University 5th Media Awards Nominiert
Seoul International Drama Awards Nominiert
2017 Bilkent TV Awards Nominiert
Turkish Children's Awards Nominiert
2020 Izmir Artemis Internationales Filmfestival Sefirin Kızı Venceu [12]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Kara Sevda becomes first Turkish TV series to win an International Emmy» [Kara Sevda se torna a primeira série de TV turca a ganhar um Emmy Internacional] (em inglês). T-Vine. 22 de novembro de 2017 
  2. a b c «Tokyo Film Festival honors Turk actress» [Festival de Cinema de Tóquio homenageia atriz turca] (em inglês). Daily News. 30 de outubro de 2012 
  3. «Ayıp olur istemem!» [Seria uma pena!] (em turco). Sabah. 5 de outubro de 2012 
  4. «TÜRKİYE'NİN İLK EMMY ÖDÜLÜ KARA SEVDA'NIN!» [PRIMEIRO PRÊMIO EMMY DA TURQUIA GANHA KARA SEVDA!] (em turco). Ay Yapim. 20 de novembro de 2017 [2017] 
  5. «Endless Love, premiado en los Seoul Drama Awards 2016» [Endless Love, concedido no Seoul Drama Awards 2016] (em espanhol). Prensario Internacional. 9 de setembro de 2016 [2016] 
  6. «Enamórate con el top 10 de las telenovelas turcas más vistas en todo el mundo» [Apaixone-se pelas 10 novelas turcas mais vistas em todo o mundo] (em espanhol). VidaModerna. 21 de dezembro de 2021 [2021] 
  7. «Bonecos de cera de Kemal e Nihan». Instagram "Tashkent City Park" 
  8. «Engin Akyürek y Neslihan Atagül estrenan 'La hija del embajador'» [Engin Akyürek e Neslihan Atagül estreiam 'A Filha do Embaixador'] (em espanhol). Diez Minutos España. 12 de dezembro de 2019 
  9. «Neslihan Atagül abandona la serie 'La hija del embajador' por problemas de salud» [Neslihan Atagül deixa a série 'A Filha do Embaixador' devido a problemas de saúde] (em espanhol). Diez Minutos España. 20 de janeiro de 2021 
  10. «Neslihan Atagül y su nuevo proyecto "Hadsiz"» [Neslihan Atagül e seu novo projeto "Hadsiz"] (em espanhol). Tv Turca. 2 de junho de 2020 
  11. «Hadsiz Proje». Instagram 
  12. a b c «Neslihan Atagül-Auszeichnungen». Offizielle Website von Neslihan Atagül 
  13. «Neslihan Atagül'e Tokyo'dan ödül» [Auszeichnung an Neslihan Atagül aus Tokio] (em turco). Eurovizyon. 30. Oktober 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)