Nestor (Zé Carioca)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nestor
Personagem fictícia de Quadrinhos Disney
Nestor (Disney).jpg
Morada Vila Xurupita
Sexo masculino
Espécie urubu
Amigo(s) Zé Carioca
Pedrão
Afonsinho
Amadeu
Inimigo(s) Gluglu
Primeira aparição Tira de jornal"Como almoçar de graça", em 1942
Espécie urubu

Nestor é um personagem do universo Disney. É o melhor amigo do Zé Carioca, acompanhando-o desde suas primeiras tiras de jornal. Trata-se de um urubu, que a princípio vestia-se com uma camisa vermelha com uma faixa horizontal preta, o qual era prontamente associado com o Clube de Regatas do Flamengo. Para evitar comprometimento com os demais clubes, principalmente do Rio de Janeiro, o personagem passou por uma atualização de suas roupas no início da década de 1990, juntamente com os demais da revista Zé Carioca. Sua personalidade é amigável, porém, está sempre receoso com os planos do Zé, porque costuma sobra para ele quando dão errado. Apesar de se auto-intitular "um caloteirozinho de menor porte", às vezes arruma emprego, que sempre são arruinados pelo Zé. O papagaio vê em seu amigo um caloteiro em potencial. Adora roubar jacas do Pedrão, assim como o Zé, embora às vezes questione-se se os riscos valem a pena. Integra o Vila Xurupita Futebol Clube, já aparecendo em uma história até como capitão da equipe, e também integra a Unidos de Vila Xurupita. Sempre é ajudado pelo Zé em seus envolvimentos românticos, assim como sempre ajuda o amigo nos momentos de maiores dificuldades, seja financeira, seja para ajudar na criação de seus sobrinhos, Zico e Zeca. Em uma história, é revelado que Nestor tem uma prima chamada Vera.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Provavelmente, Nestor teve esse nome, porque em 1944, foi produzida o filme The Three Caballeros ("Você Já Foi a Bahia?" no Brasil), que teve a participação do músico Nestor Amaral, então eles criaram um urubu nomeado de Nestor, em homenagem ao cantor, em 1944.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Apesar de ser um urubu, nos EUA, Nestor foi criado como um corvo, e não um urubu.
  • Em países europeus, como Alemanha, Finlândia, Nestor passa a ser chamado de Manuel.
  • Dos anos 40 pro 90, Nestor tinha chapéu amarelo com listra preta, usava roupa vermelha com listra preta. Nos anos 90, Nestor ganha outro visual, juntamente ao Zé Carioca e Afonsinho.
  • Em suas primeiras aparições em gibis do Zé Carioca (dos anos 60), Nestor tinha olhos com íris de coloração azulada ou esbranqueada, dependendo da história. A partir da década de 1970, ele tem seus olhos negros. Porém, de vez em quando, algumas histórias que são reprisadas, o urubu aparece de olhos azuis ou brancos.
  • Na Itália, Nestor muda seu nome para Nestore ou Nestori. Além do nome, os italianos conhecem o urubu em uma coloração diferente, como suas luvas que ficaram amarelas, em vez de brancas, seu chapéu é azul e azul e amarelo, em vez de amarelo e preto, e por aí vai. Não apenas ele como o Pedrão também teve modificações na Itália. Pois ele passa a ser chamado de Pedro e é um dognose de raça branca, em vez de negra.
  • Na sua criação, em 1942, Nestor era muito diferente. Ele apenas era reconhecido pelo seu chapéu. O personagem era um corvo e usava macacão. Segundo o site holandês dos gibis do Pato Donald, pretendia roubar a jaqueta de Nestor. Na década de 60, Nestor mudou de aparência, passou a ser um urubu, de camisa vermelha com listra preta e calças. O estilo dos anos 40 é utilizado até hoje pela Holanda.
  • Também segundo o site holandês, houve revelação que seu nome verdadeiro era Manuel (que era seu nome na Holanda). Porém, o Brasil usa o nome "Nestor" como verdadeiro.
  • Em diveras histórias, relacionando o tema, como é a maioria dos personagens, Nestor também muda seu nome, como Nes-Tohr (homem das cavernas), Ludor (vilão do Superpapagaio) ou Nestoreu (Zércules).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]