Netlabel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Netlabel (também conhecido como online label, web label, digi label, MP3 label e download label) é um selo virtual que distribui músicas em formato digital (como MP3, Ogg Vorbis, FLAC ou WAV) para download gratuito. Apesar de diversas características similares à gravadoras e selos tradicionais, uma netlabel enfatiza a distribuição gratuita pela internet, normalmente sob licenças que incentivam o compartilhamento (como a Creative Commons), enquanto os artistas mantêm os direitos sobre o material original.

Discos físicos como LPs e CDs raramente são produzidos por uma netlabel. O principal produto é um álbum em formato digital, disponibilizado gratuitamente para download. Não tendo despesas de produção ou distribuição física, os custos de uma netlabel são consideravelmente mais baixos de um selo tradicional.

No Brasil, cinco das mais conhecidas netlabels são a Tranzmitter e a Weavermix, dedicadas à música eletrônica; Al Revés e Sinewave, dedicadas à música experimental; e Psicotropicodelia Music, dedicada a diversos estilos em música eletrônica, psicodélica e experimental.

Em Portugal destaca-se a OptimusDiscos, com a direção artistica de Henrique Amaro, conhecido radialitsa da Antena3, com o programa "Portugália". Já com algumas dezenas de edições gratuítas, os artistas têm tambem edição física.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.