Nevsky Prospekt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.

Nevsky Prospekt, Avenida Nevsky (Невский проспект, traduzido ou perspectiva Nevsky) é a principal avenida de São Petersburgo e uma das artérias com mais história no mundo.

Iniciar a Praça Decembrists, entre o Almirantado e o Hermitage. Termina no Alexander Nevsky Lavra (Mosteiro de Alexander Nevsky).

História[editar | editar código-fonte]

Com quatro quilômetros de extensão, la Nevsky mostra uma série de contrastes. Você pode encontrar vestígios grandes do mundo moderno, assim como a pobreza e a riqueza. Inúmeras pontes e palácios, a cruz e emoldurado. Por exemplo, a prova de arquitetura da imigração na Rússia, muitos cafés, restaurantes, lojas, museus e bibliotecas para o Mosteiro de Alexander Nevsky, os vestígios do assassinato da universidade do século XIX que, eventualmente, levar a revolta contra o czar décadas mais tarde. Além disso, a honra de compartilhar com Paris, a primeira ideia de centro-avenida do mundo. Apesar da sua componente subversiva em tempos czarista, o socialista minimizou a importância da avenida, que estava em seu simbolismo de liberdade quanto perigoso. Após a Revolução de Outubro em 1918 foi renomeado para Avenida 25 de Outubro, mas em 1944, quando o cerco fascista da Leninegrado foi levantada, Stalin voltou a avenida seu nome histórico, Nevsky Prospekt.

Marshall Berman aponta em seu artigo sobre a cidade de São Petersburgo, a Nevsky Prospekt era o único espaço público da cidade que não era dominada pelo poder, pela primeira czarista e depois socialista. Então, Nevsky era uma espécie de zona liberada onde poderiam se desenvolver, sem mediação, as forças sociais e psíquicas. Viveram juntos todas as classes: a nobreza, os artesãos pobres, prostitutas, os boêmios e os marginalizados. Este espaço foi mérito de forma abrangente digno de representação artística. Os personagens, temas e motivos que possam surgir a partir dele foram muitas e representá-la tornou-se comum entre os artistas da época, como vemos na obra de Nikolai Gogol, Fiódor Dostoiévski, Máximo Gorki e Liev Tolstói.

A Nevsky é muito mais que uma rua ou uma avenida. Ela é essencialmente uma grande perspectiva. Mais do que pessoas, nela se deslocarão emoções

— Luiz Fernando da Silvia Pinto.[1] .

Nevsky Prospekt na cultura[editar | editar código-fonte]

Um dos responsáveis pela incursão de Nevsky Prospekt, na literatura russa estava Nikolai Gogol. Em sua curta história de Avenida Nevsky em si é um personagem, passa por transformações, tem a capacidade de atrair pessoas é motivador história. Dostoiévski e Máximo Gorki também fez a sua apreciação clara para esta avenida em suas obras.

Notas e referências

  1. da Silvia Pinto, Luiz Fernando. Fator samurai e a sustenibilidade do processo: de gestão. — p.100. — Editora Senac, 2008. — ISBN 978-85-98694-38-2 Título não preenchido, favor adicionar].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Nevsky Prospekt