Nexa Resources

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nexa Resources
Razão social NEXA RECURSOS MINERAIS S.A.
Empresa de capital aberto
Atividade Mineração e Metalurgia
Gênero Privada
Subsidiária
Fundação 1956 (68 anos)
Sede Luxemburgo
Área(s) servida(s) Global
Proprietário(s) Votorantim S.A.
Pessoas-chave Ignacio Rosado (diretor-presidente)
Empregados 5.400 empregados
Produtos Metais não-ferrosos, Minérios, Zinco, Cobre, Chumbo, Prata, Ouro e Químicos
Website oficial www.nexaresources.com

A Nexa Resources é uma empresa global de mineração e metalurgia de metais não-ferrosos,[nota 1] resultado da fusão da brasileira Votorantim Metais e a peruana Milpo[1]. Está entre as cinco maiores produtoras mundiais de zinco,[2] ocupando posição de liderança na América Latina,[3] e conta com um portfólio diversificado, que contempla também: cobre (Cu), chumbo (Pb), prata (Ag) e outros minérios. A companhia compõe o portfólio de negócios industriais gerido pela Votorantim S.A., um dos maiores conglomerados empresariais[4] da América Latina, que reúne outras empresas com ênfase em setores de base da economia, tais como: cimento e materiais de construção, siderurgia, alumínio, energia, celulose e agronegócio.

No Brasil, além de um escritório central localizado em São Paulo (SP) e outro escritório em Belo Horizonte (MG) a Nexa Resources mantém cinco operações industriais nos estados de Minas Gerais (MG) e Mato Grosso (MT). Duas delas são voltadas para a extração e o beneficiamento de zinco, chumbo e prata, e estão localizadas nas cidades mineiras de Vazante (MG) e Paracatu (MG). Outras duas operações são responsáveis pela metalurgia de zinco e polimetálicos,[5] e ficam localizadas, respectivamente, nos municípios de Três Marias (MG) e Juiz de Fora (MG). O investimento mais recente a entrar em operação é a mina polimetálica de Aripuanã (MT).

No Peru, a Nexa Resources possui uma refinaria de zinco no distrito de Cajamarquilla e minas de exploração mineral em Cerro de Pasco (Unidades Atacocha e El Povenir) e no distrito de Chavín (Unidade Cerro Lindo). Além disso, possui um escritório localizado em Lima.

A Nexa Resources também mantém escritórios comerciais nos Estados Unidos e em Luxemburgo, que atendem à demanda global pelos seus produtos.

Ate dezembro de 2017, segundo relatório anual divulgado, a empresa mantinha quinze projetos e unidades de exploração mineral e metalurgia,[6] sendo seis no Brasil e nove no Peru.

História[editar | editar código-fonte]

A Nexa Resources tem sua origem na fundação da Companhia Mineira de Metais (CMM), em 1956. Em 1996, a partir de uma reorganização no modelo de gestão, os negócios industriais da Votorantim passaram a ser agrupados conforme as linhas de atuação no mercado. Desta forma, criou-se a Votorantim Metais, que passou a gerir todo o controle estratégico das frentes de aço, níquel, zinco e, posteriormente, alumínio, com a incorporação da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Em 2008, o aço deixou de fazer parte do portfólio da Votorantim Metais e passou para a gestão da recém criada Votorantim Siderurgia. Em 2016, a Votorantim Metais anunciou uma nova reestruturação, na qual a CBA foi segregada, fazendo com que o alumínio e o níquel também deixassem de fazer parte dos negócios geridos pela empresa. Já em 2017, após uma fusão entre a peruana Milpo e a brasileira Votorantim Metais, nasce a Nexa Resources.

Atualmente, o foco de atuação da empresa está na produção de: zinco, cobre, chumbo, prata e outros minérios.

Ao longo do tempo, a empresa cresceu, se reinventou e se consolidou como uma das principais indústrias brasileiras do setor mínero-metalúrgico, sempre acompanhando e investindo nas localidades onde está presente.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Década de 1950[editar | editar código-fonte]

  • 1955 – Inaugurada, no município de Alumínio (SP), a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), a primeira indústria integrada desse metal no Brasil.
  • 1956 – Com a fundação da Companhia Mineira de Metais (CMM), iniciam-se as pesquisas das jazidas de zinco em Vazante (MG), que forneceria o primeiro embarque do minério para a recém inaugurada unidade metalúrgica de Três Marias (MG).
  • 1957 – A Votorantim assume o controle da unidade de mineração de Niquelândia (GO). A década de 60 foi marcada pelo início da extração de níquel em minas localizadas na cidade.

Década de 1960[editar | editar código-fonte]

  • 1969 – Início da lavra a céu aberto de minério silicatado de zinco em Vazante (MG) e da produção de zinco eletrolítico pela unidade de metalurgia em Três Marias (MG).

Década de 1970[editar | editar código-fonte]

  • 1973 – A CBA torna-se a maior fabricante de alumínio do país, respondendo por 30% do volume total produzido, e empregando cerca de 5 mil pessoas.

Década de 1980[editar | editar código-fonte]

  • 1980 – A CBA adquire uma jazida de bauxita em Itamarati de Minas (MG) e, após oito anos de análises, o seu enorme potencial para a extração é identificado.
  • 1981 – A Companhia Níquel Tocantins (CNT) produz o primeiro lote de níquel eletrolítico no Brasil, na unidade metalúrgica de São Miguel Paulista, na cidade de São Paulo (SP).
  • 1982 – Início da operação da lavra subterrânea de Vazante (MG) para a extração de minério silicatado de zinco.
  • 1984 – A Votorantim torna-se acionária da Mineradora Morro Agudo S.A., localizada em Paracatu (MG), produtora de concentrado sulfetado de zinco, junto com as empresas Ingá (Masa) e Paraibuna de Metais.
  • 1986 – A CBA torna-se, pouco mais de 30 anos após sua inauguração, uma das maiores fábricas integradas de alumínio do mundo, produzindo 170 mil toneladas por ano.
  • 1988 – A Votorantim assume o controle total da Mineradora Morro Agudo S.A, em Paracatu (MG). Neste mesmo ano, inicia-se o trabalho de construção das instalações das operações para a mineração da Zona da Mata mineira.

Década de 1990[editar | editar código-fonte]

  • 1992 – Com investimento de US$ 500 milhões, a Votorantim conclui a expansão que eleva a capacidade de produção de níquel eletrolítico para 10 mil toneladas por ano na unidade metalúrgica de São Miguel Paulista (SP). No mesmo ano, iniciam-se os trabalhos de lavra e beneficiamento de bauxita em Itamarati de Minas (MG).
  • 1993 – Em Três Marias (MG), a produção de zinco metálico em lingotes passa de 10 mil toneladas por ano para 90 mil toneladas por ano.
  • 1995 – Seguindo um modelo de desenvolvimento sustentável, a Votorantim começa a usar aço reciclado como principal matéria-prima na fabricação de aços longos.
  • 1996 – Depois de uma completa reestruturação no modelo de gestão da Votorantim, surge a Votorantim Metais, que passa a ser responsável pelas frentes de negócio de aço, níquel e zinco.
  • 1998 – A capacidade de produção de níquel eletrolítico chega a 17,5 mil toneladas por ano na unidade de metalurgia de São Miguel Paulista (SP).

Década de 2000[editar | editar código-fonte]

  • 2001 – A unidade de Três Marias (MG) dobra sua produção de 90 mil para 180 mil toneladas por ano de cátodo de zinco metálico.
  • 2002 – A Votorantim Metais amplia sua participação no mercado brasileiro de zinco com a aquisição da Companhia Paraibuna de Metais, em Juiz de Fora (MG). A capacidade de produção, com a nova unidade de metalurgia, passa de 180 mil toneladas por ano para 270 mil toneladas por ano.
  • 2003 – Início de uma nova expansão na capacidade produtiva de níquel. Investimentos fazem produção chegar a 20 mil toneladas por ano. A Votorantim Metais adquire a unidade de mineração de Fortaleza de Minas (MG), ampliando sua capacidade de produção de níquel em 50%. A unidade de mineração de Morro Agudo, em Paracatu (MG), também passa por expansão e eleva a produção para 35 mil toneladas de zinco por ano. Além disso, a unidade de mineração de bauxita em Miraí (MG) começa a ser construída.
  • 2004 – A aquisição da unidade de metalurgia de zinco Cajamarquilla, no Peru, dá início à expansão da Votorantim Metais na América Latina. A nova unidade tem capacidade para produzir 160 mil toneladas de zinco por ano.
  • 2005 – A Votorantim Metais amplia sua participação no mercado peruano de zinco, com a aquisição de 24,9% das ações da Milpo, quarta maior mineradora de zinco do Peru. A compra é feita por meio da unidade de Cajamarquilla, subsidiária da Votorantim Metais no Peru.
  • 2007 – A Votorantim Metais adquire a norte-americana U.S. Zinc, empresa, situada nos Estados Unidos, especializada em reciclagem de resíduos industriais de galvanização, produção de zinco metálico e produtos de maior valor agregado, como óxido de zinco e pó de zinco.
  • 2008 – O negócio aço deixa de fazer parte da Votorantim Metais e passa para a gestão da recém criada Votorantim Siderurgia. Começam as operações da CBA na unidade de mineração de bauxita em Miraí (MG).
  • 2009 – A CBA passa a fazer parte da Votorantim Metais.
  • 2010 – A Votorantim Metais assume o controle majoritário da Milpo, já naquele momento a terceira maior mineradora de zinco do Peru. Neste mesmo ano, a unidade de metalurgia de Cajamarquilla, no Peru, é duplicada, aumentando sua capacidade produtiva de 160 mil para 330 mil toneladas de zinco por ano.

Década de 2010[editar | editar código-fonte]

  • 2010 – A Votorantim Metais adquire a Metalex, unidade de reciclagem de alumínio industrial.
  • 2014 – Uma nova reestruturação muda o modelo de governança. A holding Votorantim S.A. assume um papel de orientadora e gestora de portfólio, enquanto as empresas industriais – incluindo a Votorantim Metais – ganham maior autonomia. Entre os principais reflexos da nova governança está a maior responsabilização por parte das diretorias executivas e a criação de Conselhos de Administração para cada empresa.
  • 2016 – A Votorantim Metais amplia sua participação acionária na Milpo, adquirindo 80,24% das ações, e anuncia a segregação da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que passa a ter governança e estrutura organizacional próprias, sendo responsável também pela gestão dos ativos do negócio níquel, que foram suspensos temporariamente no início deste ano.[7] Desta forma, o foco de atuação da Votorantim Metais passa a ser nas operações de zinco e cobre no Brasil e Peru.
  • 2017 - A Votorantim Metais se funde com a mineradora peruana Milpo, criando a Nexa Resources.

Unidades[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Centro Corporativo

Localizado na Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, no bairro Itaim Bibi, em São Paulo (SP), é a sede administrativa e a central de vendas da Nexa Resources.

Unidade Vazante

Localizada no município de Vazante, noroeste de Minas Gerais, é uma unidade de mineração de zinco, chumbo e prata.

Unidade Morro Agudo

Localizada no município de Paracatu, Noroeste de Minas Gerais, é uma unidade de mineração de zinco e chumbo, além de ser produtora de calcário agrícola. É a nossa primeira unidade zero resíduo, pois todo o material lavrado é convertido em produtos.

Unidade Três Marias

Localizada no município de Três Marias, Norte de Minas Gerais, é uma unidade de metalurgia de zinco.

Unidade Juiz de Fora

Localizada no município de Juiz de Fora, Zona da Mata Mineira, é uma unidade de metalurgia de zinco e polimetálicos.

Unidade Aripuanã

Localizada em Aripuanã, noroeste do Mato Grosso, trata-se de um da operação mais recente da empresa. Em dezembro de 2018, a Nexa Resources recebeu autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso para fazer a extração e o beneficiamento de concentrados de zinco, cobre e chumbo. Além disso, trata-se de um dos Projetos Greenfield do Companhia, iniciativas com alto potencial de produção e que preveem o uso de tecnologias automatizadas, sistemas para ampliar a recirculação de água, reduzindo os volumes de captação de recurso, e ações de desenvolvimento local. As operações se iniciaram em meados de 2022.

Peru[editar | editar código-fonte]

Unidade Cajamarquilla

Localizada em Lurigancho – Chosica, na província de Lima, é uma unidade de metalurgia de zinco e também o escritório da Nexa Resources no Peru.

Unidade Atacocha

Localizada na província de Cerro de Pasco, no centro do país, é uma das unidades de mineração de zinco, chumbo e cobre.

Unidade Cerro Lindo

Localizada no distrito de Chavín, na província de Chincha, é uma das unidades de mineração de zinco, chumbo e cobre.

Unidade El Porvenir

Localizada na província de Cerro de Pasco, no centro do país, é uma das unidades de mineração de zinco, chumbo e cobre.

Unidade Florida Canion

O projeto de exploração mineral de zinco é de propriedade e operação da Bongará S.A, em conjunto entre Nexa Peru, Solitario Exploration e Royalty Corp. e Minera Solitaria Peru S.A.C. A unidade está em funcionamento desde 2006. Desde 31 de dezembro 2017, a Nexa Peru é proprietária do mesmo com participação de 61% neste projeto conjunto, percentual que pode ser aumentado até 70,0% dependendo da satisfação de condições favoráveis de financiamento à Nexa Peru.

Projeto Magistral

O projeto de mineração de Magistral está localizado na região Ancash, no Peru, e está planejado a ser uma mina à céu aberto de cobre.

Projeto Shalipayco

Trata-se de um projeto conjunto entre Nexa Peru (que possui participação de 75,0%) e a Pan American Silver Corp (que possui os 25.0% restantes), localizado nos Andes Centrais, no Peru. É um projeto subterrâneo com potencial de polimetálicos, que contempla depósitos de zinco, chumbo e prata.

Projeto Pukaqaqa

O Projeto Pukaqaqa contempla o desenvolvimento de uma mina à céu aberto de cobre e molibdênio com créditos de ouro.

Projeto Hilarión

O Projeto Hilarión de exploração é localizado 50km sul da mina Antamina na região Ancash, no Peru, e fica à 230 km longe de Lima. É um deposito de mineral escarnito composto de massas minerais que são tabulares verticais que contém depósitos de sulfeto de zinco, chumbo, prata e cobre.

Luxemburgo[editar | editar código-fonte]

Escritório Comercial

Localizado em Luxemburgo, é o escritório comercial da Nexa Resources para Europa, Ásia e África.

Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Escritório Comercial

Localizado em Houston, no Texas, é o escritório comercial da Nexa Resources para América do Norte e América Latina.

Prêmios e Reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

Prêmios em 2022[editar | editar código-fonte]

Prêmio Nacional de Inovação[8]

Finalista na categoria: Gestão da Inovação

Personalidades do ano pela Brasil Mineral[9]

Vencedor na categoria: Inovação e Tecnologia

Prêmio Valor Inovação Brasil 2022[10]

Finalista na categoria: Mineração, Metalurgia e Siderurgia

Prêmios em 2017[editar | editar código-fonte]

Prêmio Executivo de Valor 2017[11]

Categoria: Mineração e Metalurgia

Prêmios em 2016[editar | editar código-fonte]

Guia Exame de Sustentabilidade 2016[11]

Categoria: Melhor em Mineração, Siderurgia e Metalurgia

Prêmio Perú 2021[12]

Categoria: Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável

Prêmio Empresa do Ano do Setor Mineral[13]

Categoria: Metais não-ferrosos

Prêmio de Boas Práticas Trabalhistas[14]

Categoria: Eficiência em Gestão da Compensação, Política Salarial e Benefícios aos Trabalhadores

Prêmios em 2015[editar | editar código-fonte]

Guia Exame de Sustentabilidade 2015[15]

Categoria: Melhor de Mineração e Siderurgia

Prêmio Nacional de Inovação[16]

Projeto: Gestão Estratégica de Inovação

Prêmio Empresa do Ano do Setor Mineral[17]

Categoria: Metais não-ferrosos

Prêmio FIESP de Mérito Ambiental[18]

Projeto: Redução da Geração de Resíduos

Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira[19]

Categoria: Manutenção

Prêmios em 2014[editar | editar código-fonte]

Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira[20]

Melhores Tecnologias em Processos

Prêmio Nacional de Inovação[21]

Projeto: Gestão da Inovação Gestão de Inovação

Prêmio FIESP de Conservação e Reuso da Água[22]

Projeto: Reutilização da Água

Prêmios em 2013[editar | editar código-fonte]

Guia Exame de Sustentabilidade 2013[23]

Categoria: Sustentabilidade em Mineração

Prêmio Hugo Werneck[24]

Categoria: Gestão de Recursos Hídricos

Prêmio 200 Maiores Minas Brasileiras[25]

Projeto: Produção, segurança e investimentos

Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira[26]

Categoria: Otimização em Processos

Prêmios em 2012[editar | editar código-fonte]

Guia VOCÊ S/A EXAME - As Melhores Empresas para se Trabalhar[27]

Categoria: "Empresa Revelação do Ano"

14° Prêmio de Excelência Minero-Metalúrgica Brasileira[28]

Categoria Processos

Categoria Gestão

Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental[29]

Projeto: Resíduo Zero

Projeto: Aumento da produtividade de um processo de sondagem utilizando a ferramenta Seis Sigma

14° Prêmio de Excelência Minero-Metalúrgica Brasileira[30]

Categoria Processos: “Projeto de Redução de Pb/Ag”

Prêmios em 2011[editar | editar código-fonte]

13º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira[31]

Projeto "Redução de consumo de óleo nos Fornos de Redução"

13º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira[31]

Categoria Meio Ambiente: “Redução da concentração de manganês no efluente líquido industrial tratado da Votorantim Metais”

13º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira[31]

Categoria Processos: “Projeto de Redução de Pb/Ag”, concedido pela Revista Minérios Minerales.

10º Prêmio Ser Humano[32]

Categoria Gestão de Pessoas: “Equipes de Alta Performance"

Notas

  1. Metais nos quais o ferro está ausente.

Referências

  1. Marcelo Villela (6 de novembro de 2017). «Votorantim Metais agora é Nexa». Minning Notices. Consultado em 8 de janeiro de 2019 
  2. «The Top 10 Zinc Producers 2013». The Balance 
  3. «Quem Somos». www.vmetais.com.br. Consultado em 8 de março de 2017 
  4. ISTOÉ Dinheiro: A hora dos profissionais (17/01/2014). Visitado em 19 de agosto de 2015.
  5. http://www.nuova.com.br, Nuova Tecnologia -. «Votorantim Metais investe RS 670 milhões no projeto Polimetálicos em Minas Gerais». www.votorantim.com.br. Consultado em 8 de março de 2017 
  6. Técnico e Mineração: O que é a Pesquisa Mineral? (13/09/2013). Visitado em 19 de agosto de 2015.
  7. «Queda do níquel faz Votorantim Metais suspender produção em GO e SP». Valor Econômico. Consultado em 16 de junho de 2016 
  8. «Vencedores». Vencedores. Consultado em 30 de dezembro de 2022 
  9. «FÓRUM BRASIL MINERAL/PERSONALIDADES DO ANO | Mineração tem que dar respostas à sociedade - BRASILMINERAL.COM.BR». Brasil Mineral. 29 de abril de 2022. Consultado em 30 de dezembro de 2022 
  10. PricewaterhouseCoopers. «Prêmio Valor Inovação Brasil 2022». PwC. Consultado em 30 de dezembro de 2022 
  11. a b «Saiba quem foram os vencedores do prêmio Executivo de Valor 2017». GQ Brasil. 2 de maio de 2017. Consultado em 9 de janeiro de 2019 
  12. «PROYECTO “DESARROLLO SOSTENIBLE CON GESTIÓN DE AGUA Y POTENCIAMIENTO DE LA AGRICULTURA FAMILIAR EN CHAVÍN Y TOPARÁ” FUE RECONOCIDO CON EL 1° LUGAR EN EL PREMIO PERÚ 2021». www.milpo.com. Consultado em 8 de março de 2017  C1 control character character in |titulo= at position 10 (ajuda)
  13. «Votorantim Metais é eleita Empresa do Ano do Setor Mineral». www.vmetais.com.br. Consultado em 8 de março de 2017 
  14. «Premian a Milpo y Votorantim por buenas prácticas laborales». Seguridad Minera (em espanhol). 23 de novembro de 2016 
  15. «As empresas premiadas pelo Guia EXAME Sustentabilidade 2015 | EXAME.com - Negócios, economia, tecnologia e carreira». exame.abril.com.br. Consultado em 8 de março de 2017 
  16. Prêmio Nacional de Inovação. Vencedores. (2015). Visitado em 25 de agosto de 2015.
  17. Instituto Brasileiro de Mineração. Votorantim Metais é eleita empresa do ano do setor mineral. (07/05/2015). Visitado em 25 de agosto de 2015.
  18. Gazeta de Votorantim: Votorantim Metais – CBA é reconhecida em Prêmio FIESP de Mérito Ambiental (22/06/2015). Visitado em 25 de agosto de 2015.
  19. Minérios & Minerales: 17º Prêmio de Excelência (05/05/2015). Visitado em 25 de agosto de 2015.
  20. Instituto Brasileiro de Mineração: IBRAM prestigia prêmio de excelência da indústria mínero-metalúrgica brasileira (14/05/2014). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  21. Prêmio Nacional de Inovação: Vencedores (2014). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  22. FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo: Toyota e Antares Reciclagem vencem 9º Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água (18/03/2014). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  23. Revista EXAME: As empresas premiadas pelo Guia EXAME Sustentabilidade 2013 (06/11/2013). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  24. IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza: Finalistas (2013). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  25. Instituto Brasileiro de Mineração: Premiação 200 Maiores Minas Brasileiras (2013). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  26. Minérios & Minerales: 13º Prêmio de Excelência (2013). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  27. Revista EXAME: Melhores Empresas para Trabalhar reúne 1.300 profissionais (01/10/2012). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  28. Minérios & Minerales: 14º Prêmio de Excelência da Insdústria Minero-metalúrgica Brasileira (2012). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  29. MINING.com: Votorantim Metais é premiada como referência em Gestão Ambiental (16/05/2012). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  30. Minérios & Minerales: 14º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira (2012). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  31. a b c Minérios & Minerales: 13º Prêmio de Excelência (2011). Visitado em 26 de agosto de 2015.
  32. ABRH-MG: ABRH-MG divulga resultado do 10º Prêmio Ser Humano (2011). Visitado em 26 de agosto de 2013.


Ligações Externas[editar | editar código-fonte]