Neymar Jr. (Turma da Mônica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Neymar Jr. é um personagem da Turma da Mônica criado pelo cartunista brasileiro Mauricio de Sousa e baseado no jogador de futebol de mesmo nome.

Ao comparecer ao 10º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos em setembro de 2012, ocasião em que também estava presente NeymarJr., Mauricio de Sousa afirmou que o personagem não se limitaria às páginas dos gibis e poderia (como de fato aconteceu) ganhar desenho animado para a televisão e ter distribuição fora do país:[1]

Criação[editar | editar código-fonte]

Passados quase dois anos desde as primeiras ideias sobre a concepção do personagem até seu desenho final, o lançamento do primeiro gibi de Neymar Jr. batizado Um garoto de talento, aconteceu em 18 de abril de 2013, na Vila Belmiro, e contou com a presença do jogador e de seu pai, também personificado nas histórias juntamente com a irmã e a mãe do jogador.

Nesse encontro foram exibidas as primeiras imagens oficiais do personagem[2] que estaria nas bancas no final daquele mesmo mês.

Nesta oportunidade, Mauricio de Sousa reforçou que o personagem tem por objetivo passar uma mensagem direcionada aos jovens entre 7 a 11 anos, público alvo das histórias do personagem:[3]

Características do personagem[editar | editar código-fonte]

No prefácio do primeiro gibi, Mauricio de Sousa descreve alguns aspectos que norteiam o personagem e denotam sua inspiração:[4]

A imagem do personagem também ajuda a divulgar o trabalho feito em outras causas, como em uma imagem em que apoia a preservação das nascentes do Pantanal, uma causa ambiental alavancada pelo personagem Chico Bento em uma animação.

Outro exemplo é uma ação no Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil em parceria com o GRAACC na qual “Neymarzinho” e outros personagens de Mauricio de Sousa estão carequinhas e passam uma mensagem de apoio no combate dessa difícil doença. O jogador divulgou a ação em sua página oficial e redes sociais e por meio do personagem transmitiu uma mensagem voltada às crianças: "Olha eu carequinha! Para lembrar que criança com câncer tem que curtir a infância como qualquer criança. Tô com o GRAACC”[5], afirmou Neymar Jr.

Gibis[editar | editar código-fonte]

  • N° 01 - Neymar Jr. – Um garoto de talento
  • N° 02 – Neymar Jr. – A bola e o coelho
  • N° 03 – Neymar Jr. – Tem vizinho novo no prédio
  • N° 04 – Neymar Jr. – Deixa eu fazer o trabalho
  • N° 05 – Neymar Jr. – Voltando pra casa
  • N° 06 – Neymar Jr. – Operação pinguim
  • N° 07 – Neymar Jr. – O mago ranzinza
  • N° 08 – Neymar Jr. – Natal de craque
  • N° 09 – Neymar Jr. – A caçadora de notícias
  • N° 10 – Neymar Jr. – O sereio
  • N° 11 – Neymar Jr. – Apuros submarinos
  • N° 12 – Neymar Jr. – Quem é o craque do bairro?
  • N° 13 – Neymar Jr. – É coisa de coelho
  • N° 14 – Neymar Jr. – O menino que morava na baleia
  • N° 15 – Neymar Jr. – A pequenina sereia
  • N° 16 – Neymar Jr. – O pezinho quente
  • N° 17 – Neymar Jr. – A loucutora

Animações[editar | editar código-fonte]

Em 28 de junho deste ano, a Mauricio de Sousa Produções em parceria com a Nickelodeon, canal distribuído pela Viacom Brasil, estreou a primeira de seis animações exibidas durante os intervalos comerciais.

Contando com cerca de um minuto de duração cada, os desenhos trazem o personagem em situações que visam estimular a prática de esportes entre as crianças, o respeito entre torcidas e a amizade. Segundo Jimmy Leroy, VP de Conteúdo da Viacom Brasil:[6]

Algumas das animações exibidas na televisão também estão disponíveis no canal da Nickelodeon na internet:

Apresentação – "Neymar Jr."

Vídeo de apresentação do personagem Neymar Jr, o personagem aparece fazendo várias atividades e passa sua mensagem "Jogamos todos no mesmo time."

01 - Dedicação

A animação começa com o personagem “Neymarzinho” treinando batida de faltas com alguns objetos (caixas, latas, escada, vassoura, bota) como barreira, a cada tentativa ele chega mais perto de fazer um gol. Após muitas tentativas ele começa a acertar todos os chutes no gol. Na sequência aparece ele sofrendo uma falta no jogo, na cobrança de falta ele faz um bonito gol. E o Neymar Jr. passa sua mensagem “Talento é muito importante, mas sem disciplina e dedicação não adianta nada. ”

02 - 'Um por Todos e Todos por Um

A animação se passa num jogo de futebol e começa com a narração de um lance do jogo que começa com a goleira Ivana lançando a bola para Jô que está avançando para o campo adversário e toca para Caniço que correndo com a bola passa por dois e passa para Tiquinho recebe a bola e passa para Neymar Jr. que mata no peito e faz um lance bonito e faz um lindo gol, quando todos se juntam para comemorar e Neymar Jr. passa sua mensagem “No esporte e na vida ninguém faz nada sozinho, todos são importantes para chegar a um objetivo comum.”

03 - Paz nos Campos

A animação tem início com dois amigos brigando porque torcem por times diferentes. O Neymar Jr. interrompe a briga e diz que dois parceiros não podem brigar e que o futebol é uma festa, uma diversão e as brigas só estragam esta festa e a briga não faz com que os times melhorem e o ele destaca que uma amizade vale muito mais. Os amigos fazem as pazes e o Neymar Jr. passa sua mensagem “O esporte serve para unir as pessoas e não separar amigos. ”

Premiações[editar | editar código-fonte]

Prêmio Colunistas Promo Norte e Nordeste 2014

Categoria: Ação Promocional para Varejo[7] Bronze: "Vila do Neymar Jr", da INVENT e Maurício de Sousa Produções e Nr Sports para Shopping Iguatemi Salvador. Direção de Criação: Kleber Kruschewsky. Planejamento: Tainá Corongiu. Redação: Matheus Tapioca. Direção de Arte: Amanda da Mota. Ilustração 3d: Amanda da Mota, Ilustração: Cyntia Carneiro e Maurício de Sousa. Produção Executiva: Yasmin Celine. Atendimento: Fabiane Maimone. Cenografia: Da20 Cenografia. Aprovação: Izabel Ciacci.

Referências

  1. http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/noticia/2012/09/gibi-com-personagem-baseado-em-neymar-deve-sair-ate-fevereiro.html - Site Globo Esporte – Santos e Região, notícia publicada em 25/09/2012, página visitada em 26/09/2014
  2. http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/em-lancamento-de-gibi-neymar-volta-a-negar-ida-para-a-europa
  3. http://www.neymaroficial.com/nav/noticias_detalhes.php?idReg=AUUJkcV5mThJlRaVXTWJVU – Site Oficial Neymar Jr., notícia escrita por Helena Passarelli publicada em 18/04/2013, página visitada em 26/09/2014.
  4. Neymar Jr. – Um garoto de talento – Mauricio de Sousa Produções – abril/2013, p.03.
  5. http://www.neymaroficial.com/nav/noticias_detalhes.php?idReg=AUUJkcVxGZXJFbZpXTWJVU – Site Oficial Neymar Jr., publicado em 22/11/2013, visitado em 27/09/2014.
  6. http://turmadamonica.uol.com.br/personagem-neymar-jr-de-mauricio-de-sousa-estreia-desenho-animado/ - Site Turma da Mônica, publicado em 01/07/2014, página visitada em 27/09/2014.
  7. Ação Promocional para Varejo