Nichelle Nichols

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nichelle Nichols
Nichelle Nichols em 2013.
Nome completo Grace Dell Nichols
Nascimento 28 de dezembro de 1932 (85 anos)
Robbins, Illinois
 Estados Unidos
Ocupação Atriz, cantora
Atividade 1959–atual
Página oficial
IMDb: (inglês)

Nichelle Nichols, nascida Grace Nichols, (Robbins, Illinois, 28 de dezembro de 1932) é uma atriz e cantora estadunidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seu papel de maior destaque foi o da Tenente Uhura na telessérie original de Star Trek e nos longa-metragens para o cinema relacionados à série, nos quais a personagem foi promovida a Capitão-de-Fragata (Commander, em inglês).

Antes de começar sua carreira de atriz, Nichelle cantava com Duke Ellington e Lionel Hampton.

No papel da Tenente Uhura, a atriz participou do primeiro beijo "interracial" da televisão norte-americana, com o ator canadense William Shatner (atuando como o capitão James T. Kirk) no episódio Plato's Stepchildren (1968).[1]

Em 4 de junho de 2015, Nichols sofreu um Acidente Isquêmico Transitório (AIT), mas, segundo o site oficial de Star Trek, recupera-se bem.[2]

Importância Histórica[editar | editar código-fonte]

O papel de Tenente Uhura representou um marco histórico para a sociedade americana. A presença de uma mulher negra na ponte de comando e com patente de Tenente, representou uma possibilidade de futuro de desenvolvimento para toda uma geração de jovens negros que vivam uma luta por direitos civis. A famosa atriz, comediante, cantora e apresentadora Whoopi Goldberg, ganhadora de muitos prêmios inclusive o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (1990) e Golden Globe Award, declarou que viu a tenente Uhura na televisão e correu para contar para a mãe dizendo: " - Eu acabei de ver uma mulher negra na televisão, e ela não é nenhuma empregada!"

O próprio Martin Luther King Jr pediu a Nichelle para não sair do seriado pois era uma inspiração para a juventude negra.

Mais tarde a NASA utilizou Nichelle Nichols para uma campanha de incentivo a jovens negros para ingresso no programa espacial.

Referências

  1. Shatner, Willian. Star Trek Memories. Ed. Harpercollins, 1993.
  2. Nichelle Nichols' health improving

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.