Nicolas Rémy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nicholas Remy)
Ir para: navegação, pesquisa

Nicholas Remy (também conhecido como Rémy ou Remigius) (15301616) foi um magistrado francês que se tornou famoso como caçador de bruxas comparável a Jean Bodin e De Lancre. Após estudar direito na Universidade de Toulouse, Remy praticou em Paris de 1563 até 1570. Em 1570, seu tio aposentou-se como tenente-general de Vosges e Remy foi apontado para o posto; em 1575 foi indicado como secretário do duque Carlos III da Lorena.

Remy escreveu uma porção de poemas e vários livros sobre história, mas é conhecido pelo seu Daemonolatreiae libri tres ("Demonolatria"), publicado em Lyon em 1595. O livro foi reimpresso várias vezes, traduzido para o alemão e, eventualmente, substituiu o Malleus Maleficarum como o manual de caça às bruxas mais reconhecido em partes da Europa.

De acordo com Remy, o Diabo poderia aparecer ante as pessoas na forma de um homem ou animal negro e apreciava missas negras. Demônios poderiam também manter relações sexuais com mulheres e, caso estas não concordassem, cometeriam estupro.

Remy afirmou ser o responsável pela morte de mais de novecentas pessoas julgadas como bruxas entre 1582 e 1592. Não há como corroborar isso através de registros que tenham sobrevivido, mas Remy citou mais de cem casos específicos em Demonolatria.

Ele professava a fé católica e realizou seu trabalho com as bençãos da Igreja, porém não era sacerdote e casou-se pelo menos uma vez (possivelmente duas) e teve vários filhos. Um deles, um filho favorito, foi supostamente morto num acidente quando Remy ainda iniciava sua carreira jurídica, após ser amaldiçoado por uma mendiga idosa à qual ele se negou a dar esmolas. Este incidente de 1582 deu início à carreira de caçador de bruxas de Remy. Teve sucesso em processar a mendiga por enfeitiçar seu filho e ela obteve pena de morte. Encontrar bruxas tornou-se um assunto muito pessoal para Remy. Em 1592 Remy aposentou-se e se mudou para o interior fugindo da peste. Lá, compilou notas de sua campanha de dez anos contra a bruxaria em Demonolatria.

Representação fictícia[editar | editar código-fonte]

Na série televisiva de 1988 Werewolf, Nicholas Remy é mostrado como um lobisomem que está vivo desde a época da Inquisição. O personagem foi interpretado por Brian Thompson.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Guiley, Rosemary. The Encyclopedia of Witches and Witchcraft. [S.l.]: Checkmark Books, 1999.
  • Baroja, Julio. The World of the Witches. [S.l.]: University of Chicago Press, 1975.
  • Rémy, Nicholas. Demonolatry. [S.l.]: University Books, 1974.