Nico & Vinz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nico & Vinz
Nico & Vinz
Informação geral
Origem Oslo, Condado de Oslo
País  Noruega
Gênero(s) Hip hop
Afrobeat
Pop
R&B
Período em atividade 2009 - 2013 (como Envy)
2014 - hoje (como Nico & Vinz)
Gravadora(s) Warner Bros. Records
Integrantes Kahouly Nicolay Sereba (Nico)
Vincent Dery (Vinz)
Página oficial www.nicoandvinz.com

Nico & Vinz é uma dupla de música eletrônica de cantores e compositores noruegueses, formado por Kahouly Nicolay "Nico" Sereba, e por Vincent "Vinz" Dery na cidade de Oslo. Eles se uniram em 2009 e eram creditados como "Envy" até 2013.[1][2] Porém, com o sucesso internacional da música "Am I Wrong", mudaram o nome para Nico & Vinz em janeiro de 2014.

Início[editar | editar código-fonte]

Nico Sereba, de origem norueguesa e da Costa do Marfim, e Vincent Dery, de origem norueguesa e ganesa, criaram sua música numa fusão de gêneros tão diversos como o pop, o reggae e o soul.[3] A dupla se lançou como Envy com sua estreia no Emergenza Festival em 2011.[4] Ganharam o primeiro lugar no Taubertal Open Air Festival como artistas novatos. Seguindo esse sucesso, lançaram a mixtape Dreamworks: Why Not Me, também sob o nome Envy. Esse material também foi disponibilizado online pelo WiMP.

Em junho de 2011 lançaram o single de estreia "One Song", que ficou em 19º lugar no Norwegian Singles Chart.

2011: The Magic Soup and the Bittersweet Faces[editar | editar código-fonte]

Envy lançou seu primeiro álbum de estúdio "The Magic Soup and the Bittersweet Faces" em 27 de abril de 2012, e alcançou a posição 37 no Norwegian Albums Chart. O Single "One Song" foi o single principal do álbum, chegando ao 19º lugar do Norwegian Singles Chart, e foi seguido pelo single "Go Loud", lançado no mesmo álbum.

Sucesso de "Am I Wrong"[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2013, lançaram o single "Am I Wrong" ainda com o nome Envy. Em Janeiro de 2014 mudaram o nome de Envy para Nico & Vinz, uma abreviação de seus nomes Kahouly Nicolay Sereba (Nico) e Vincent Dery (Vinz), juntamente com sua assinatura com a Warner Bros. Records nos Estados Unidos para evitar confusão com outros artistas que poderiam ter nomes similares.[5] Com o sucesso internacional do single, mudaram os créditos dele para o novo nome da dupla. "Am I Wrong" chegou ao número 2 do Norwegian Singles Chart, número 2 no Danish Singles Chart e número 2 no Swedish Singles Chart. Também chegou ao 1º lugar do American Top 40 Charts. Foi seguido pelo lançamento de "In Your Arms", que também teve boas colocações na Noruega, Dinamarca e Suécia.

O vídeo de "Am I Wrong" foi dirigido e editado por Kavar Singh. Foi gravado em Botswana e nas Cataratas Vitória, entre a Zâmbia e o Zimbábue, numa tentativa de mostrar os pontos fortes da África, quando o continente está frequentemente associado a uma imagem negativa na mídia.[6] O clipe foi lançado pelo YouTube em 20 de junho de 2013 e ganhou atenção com mais de 130 milhões de visualizações. A dupla participou de vários programas de televisão na Noruega e tinham em mente mirar cada vez mais alto e tentar atingir a audiência estadunidense. Em 2013 eles tocaram na entrega do Prêmio Nobel da Paz, em Olso, Noruega.

No começo de 2014, Nico & Vinz, já com o novo nome, receberam o prêmio European Border Breakers Award (EBBA) no Eurosonic Festival, tocaram nos Spellemann Awards, fizeram um tour pela Escandinávia e lançaram o single "In Your Arms" no mundo todo.[7] Quando o single teve sua estreia nas rádios dos Estados Unidos em abril de 2014, teve muito sucesso, sendo adicionada em várias listas Top 40 e foi uma das músicas mais procuradas pelo serviço de reconhecimento de músicas Shazam. "Am I Wrong" atingiu o Top 100 Worldwide do Shazam e chegou ao 4º lugar do Billboard Hot 100.[8]

No Brasil, a canção foi incluída na trilha sonora da telenovela Império, da TV Globo.[9]

2014: Black Star Elephant[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2014, lançaram o álbum "Black Star Elephant", seguido pelo single "When the Day Comes" em outubro do mesmo ano.[10] Nico & Vinz apareceram em uma das faixas do álbum "Listen" de David Guetta, junto com o grupo "Ladysmith Black Mambazo", da África do Sul.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «This Week's Fresh Music Top 20». 4 de julho de 2014. 4Music  Em falta ou vazio |series= (ajuda)
  2. «Nico & Vinz». Discogs.com. Consultado em 1 de fevereiro de 2015 
  3. ROBACH, AMY (July 22, 2014). "NICO & VINZ TAKE MUSIC WORLD BY STORM". Good Morning America.
  4. «Nico & Vinz Biography | MTV.com»  MTV
  5. «Exit Envy, Hello Nico & Vinz». Consultado em 24 de fevereiro de 2015. Arquivado do original em 15 de setembro de 2016  nicoandvinz.com
  6. Bill Lamb. «Nico & Vinz - "Am I Wrong" - Review». About. Consultado em 24 de fevereiro de 2015. Arquivado do original em 5 de junho de 2016 
  7. «Nico & Vinz (Envy)». Consultado em 31 de dezembro de 2014 
  8. «Shazam Charts» 
  9. «Trilha Sonora». memoriaglobo. 29 de outubro de 2021. Consultado em 15 de janeiro de 2024 
  10. Bianca Gracie (30 de setembro de 2014). «Nico & Vinz Release New Video For "When The Day Comes": Watch The Inspiring Clip». www.idolator.com/. Consultado em 2 de outubro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]