Nicolò da Ponte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Nicolò da Ponte
Doge de Veneza
Nicolò da Ponte
Reinado 11 de Março de 1578 - 30 de Julho de 1585
Antecessor(a) Sebastiano Venier
Sucessor(a) Pasquale Cicogna
Nascimento 15 de Janeiro de 1491
  Veneza
Morte 30 de Julho de 1585
  Veneza

Nicolò da Ponte (Veneza, 15 de Janeiro de 1491 - Veneza, 30 de Julho de 1585) foi o 87º Doge de Veneza.

Vida[editar | editar código-fonte]

Primeiro dos numerosos filhos de Antonio e Regina Spandolino, nasceu em Veneza no dia 15 de janeiro de 1491, em uma casa em S. Agnese, próximo à Ponte della Calcina. Seu pai possuía o título de Patrício de Veneza e sua mãe era originária de constantinopla.[1] A família Da Ponte passara por um período de grave perturbação financeira após a conquista otomana de Negroponte, onde possuía recursos substanciais, mas o casamento do pai com uma grega sugere que ainda mantinha interesses comerciais no Oriente.

Teve acesso a boa educação, foi discípulo de "Egnazio" (nome acadêmico do filósofo veneziano Giovanni Battista Cipelli) e depois seguiu aulas de filosofia na Universidade de Pádua, não concluindo os seus estudos, talvez devido ao início da guerra da Liga de Cambrai. No entanto, conseguiu obter um doutorado em medicina em Veneza (1514).

Como muitos dos jovens cientistas de Veneza, começou um promissor cursus honorum (possuía consideráveis ​​dotes físicos e intelectuais). Entre 1512 e 1530 se dedicou ao comércio, tanto que conseguiu construir um palácio suntuoso em San Maurizio e acumular uma fortuna estimada em 150 mil ducados. Ao mesmo tempo, cultivou os interesses culturais com sucesso: em 1521 teve a tarefa de substituir Sebastiano Foscarini como leitor de filosofia por dois anos na escola Rialto.

Em 1520 casou-se com Arcangela de Alvise Canal.

Em 1570 tornou-se procurador de San Marco.

Governo (Dogado)[editar | editar código-fonte]

Tornou-se doge em 3 de março de 1578. A eleição foi longa (atingiu quarenta e quatro escrutínios).

Apesar de sua idade avançada quando eleito, seu dogado durou mais de sete anos, fazendo-se muito ativo e presente na administração do estado. Durante a crise interna de 1581-82, que levou à reforma do Conselho dos Dez, representou uma referência para os políticos mais jovens. Em várias ocasiões, se distinguiu por seu anticlericalismo. Morreu em 1585 aos noventa e quatro anos de idade.

Referências

  1. «DA PONTE, Nicolò in "Dizionario Biografico"». www.treccani.it (em italiano). Consultado em 9 de fevereiro de 2018 

Precedido por
Sebastiano Venier
Doge da República de Veneza
1578 - 1585
Sucedido por
Pasquale Cicogna