Nicolae Văcăroiu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Translation arrow.svg
Este artigo ou secção resulta, no todo ou em parte, de uma tradução do artigo «Nicolae Văcăroiu» na Wikipédia em inglês, na versão original. Você pode incluir conceitos culturais lusófonos de fontes em português com referências e inseri-las corretamente no texto ou no rodapé. Também pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nicolae Văcăroiu.jpg

Nicolae Văcăroiu (Cetatea Albă, Romênia, hoje Bilhorod-Dnistrovskyi, Ucrânia, 5 de dezembro de 1943) é um político romeno, membro do Partido Social Democrata, que foi primeiro-ministro entre 1992 e 1996. Antes da Revolução Romena de 1989, ele trabalhou para o Comité de Planeamento Estatal, junto com Theodor Stolojan.

Foi Presidente do Senado da Roménia de dezembro de 2000 a outubro de 2008.

Com o afastamento de Traian Băsescu do cargo de Presidente da Roménia pelo Parlamento em 19 de abril de 2007, Nicolae Văcăroiu tornou-se presidente interino do país, depois de o Tribunal Constitucional ter reconhecido o voto do parlamento. A presidência de Văcăroiu durou até a divulgação do resultado do referendo popular sobre o impeachment de Băsescu, em 23 de maio de 2007, que determinou o regresso do presidente afastado. Durante a sua presidência interina, Văcăroiu, segundo a Constituição da Roménia, possuía todas as prerrogativas de um presidente, exceto três: ele não poderia dissolver o parlamento, não poderia dirigir-se ao parlamento nem convocar um referendo.

Precedido por
Theodor Stolojan
Primeiro-ministro da Roménia
19921996
Sucedido por
Victor Ciorbea
Precedido por
Traian Băsescu
Presidente da Roménia
Interino

2007
Sucedido por
Traian Băsescu
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.