Nicolau da Grécia e Dinamarca (1969)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nicolau
Príncipe da Grécia e da Dinamarca
Cônjuge Tatiana Blatnik Ellinka
Casa Eslésvico-Holsácia-
Sonderburgo-Glucksburgo
Nascimento 1 de outubro de 1969 (51 anos)
  Roma, Itália
Pai Constantino II da Grécia
Mãe Ana Maria da Dinamarca

Nicolau da Grécia e Dinamarca (Roma, 1 de outubro de 1969) é filho do ex-rei Constantino II da Grécia e da princesa Ana Maria da Dinamarca, Consorte da Grécia. Tem quatro irmãos, incluindo o príncipe Paulo, Príncipe Herdeiro da Grécia.

Por parte de mãe, ele é um sobrinho da atual rainha reinante Margarida II da Dinamarca e da princesa Benedita da Dinamarca; enquanto que por parte de pai, ele é um sobrinho da rainha consorte emérita Sofia da Grécia, Consorte da Espanha e da princesa Irene da Grécia e Dinamarca.

Biografia e educação[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu na cidade de Roma na Itália, devido ao golpe que derrubou a monarquia da Grécia e fez com que a família real grega a fugir para a Itália em dezembro de 1967. O seu pai (o até então rei Constantino II da Grécia) foi deposto em 1973, após a abolição da monarquia.[1]

Como os seus irmãos e irmãs, foi educado no Colégio Helénico de Londres, fundado por seus pais em 1980. Em 1993, graduou-se na Brown University com uma licenciatura em Relações Internacionais. Ele tem trabalhado para NatWest Markets em Londres e está atualmente trabalhando no gabinete do seu pai desde 1998. Ele é um membro do conselho da Fundação Anna-Maria, concebido para ajudar vítimas de desastres naturais como inundações e terremotos na Grécia.

O príncipe Nicolau tem uma irmã mais velha a princesa Alexia, um irmão mais velho o príncipe Paulo, uma irmã mais nova a princesa Teodora e seu irmão mais novo, o príncipe Filipe.

O príncipe Nicolau estava em um grupo de membros da realeza europeia na cidade de Sydney na Austrália, durante os Jogos Olímpicos de 2000, com os os seus primos o príncipe herdeiro Frederico da Dinamarca, o príncipe Joaquim da Dinamarca e a princesa Marta Luísa da Noruega. Foi durante os Jogos Olímpicos que o príncipe Frederico conheceu a sua atual esposa Mary Donaldson.

Noivado e casamento[editar | editar código-fonte]

Tatiana Blatnik Ellinka, nascida em 27 de agosto de 1980. É a esposa do príncipe Nicolau da Grécia e Dinamarca. Tatiana e o seu irmão, Boris Blatnik (nascido em 21 de fevereiro de 1978) eram ambos nascidos na Venezuela, e são os filhos naturais de Blatnik Ladislav, nascidos em Eslovénia e Blanche Marie Bierlein (nascido em Munique em 10 de dezembro de 1954).

Os seus avós maternos são Ernst Bierlein, nascido em Munique em 26 de fevereiro de 1920, e sua esposa (casados ​​em Munique em 21 de Fevereiro de 1945) condessa Ellinka von Einsiedel, nascida em Würmeg em 26 de julho de 1922, este último por quem ela é descendente de príncipe eleitor Guilherme II, Conde de Hesse.

O príncipe Nicolau conheceu a plebéia Tatiana Blatnik, com quem teve um relacionamento a longo prazo, foi anunciado o noivado em 28 de dezembro de 2009, pelo escritório do rei Constantino em Londres. Até julho de 2010, quando renunciou para se concentrar em seu planos de casamento, Blatnik havia trabalhado no departamento de publicidade como uma planeadora de eventos de designer de moda Diane von Fürstenberg. Em seu casamento, Tatiana tornou-se oficialmente denominada na Dinamarca ou por cortesia em outros lugares como "Tatiana, Princesa da Grécia e Dinamarca", com o tratamento de "Sua Alteza Real".

O casal se casou na ilha grega de Spetses na Grécia, em 25 de agosto de 2010. O casamento foi amplamente divulgado nos meios de comunicação gregos. A família real dinamarquesa, com exceção do príncipe Henrique e o príncipe herdeiro Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca, viajou para assistir ao casamento, juntamente com alguns outros membros da realeza, incluindo a rainha consorte Sofia da Espanha e seus filhos e seus cônjuges, o príncipe Michael de Kent e a princesa Maria Cristina, Princesa Miguel de Kent,com a sua filha a Lady Gabriella Windsor, alguns membros da família real sueca com representação da princesa Vitória, Princesa Herdeira da Suécia e o seu marido o Daniel, Duque da Gotalândia Ocidental, fora ao príncipe Haakon, Príncipe Herdeiro da Noruega, e o príncipe de Orange, Guilherme Alexandre e a princesa Máxima dos Países Baixos. A estilista Diane von Fürstenberg não compareceu à cerimônia ou desenhou o vestido da noiva (como tinha sido amplamente esperado). O vestido foi desenhado por Angel Sanchez.

Carreira profissional[editar | editar código-fonte]

O príncipe viveu na cidade de Nova Iorque, e em 1993, trabalhou na área da produção na Fox News. Ele tem trabalhado para NatWest Markets na cidade de Londres e também trabalhou no gabinete do seu pai desde 1998. Ele é membro do conselho da Fundação Anna-Maria, concebida para ajudar vítimas de desastres naturais como inundações e terremotos na Grécia.

Em 2013, Nicolau mudou-se com a sua esposa Tatiana para a Grécia. Na Grécia, o príncipe quer dedicar-se à política e fundar um partido.[2]

Títulos, honras, estilos e armas[editar | editar código-fonte]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 01 de outubro de 1969 - presente: Sua Alteza Real príncipe Nicolau da Grécia e Dinamarca

Referências

  1. de Badts de Cugnac, Chantal. Coutant de Saisseval, Guy. Le Petit Gotha. Nouvelle Imprimerie Laballery. Paris. 2002. pp. 522-525, 536-539 (French) ISBN 2-9507974-3-1
  2. http://www.hola.com/realeza/2013121368708/familia-real-griega-regresa-casa/