Nictofobia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nictofobia consiste no medo do escuro ou da noite. Comum em crianças, um pouco mais raro em adultos, geralmente é causado pelo fato de que a pessoa não pode ver no escuro e ela teme o que não pode ver. E, em lugares mal iluminados, as coisas parecem ser o que não são. Mesmo a ciência afirmando que o medo é irracional e o que se teme não é real, não alivia o pânico.

Pode ser um ruído, a percepção de uma sombra ou qualquer outro elemento “tenebroso” para que a nictofobia apareça, o medo irracional da escuridão ou da noite.

Também conhecida como escotofobia, acluofobia, ligofobia ou mictofobia, a doença ocorre geralmente em crianças, mas pode continuar na idade adulta se não for tratada a tempo corretamente. Em todos os casos, é um pesadelo diário vivido com os olhos bem abertos.

Aliada aos filmes de terror, a escuridão é inimiga da razão. O que é temido, não é real, é algo que nunca aconteceu nem se sabe se acontecerá. Mas isso não alivia o pânico do que pode contecer.

A etimologia dessa doença relaciona Nix, a deusa da noite, com Fobos, o deus do terror, e é algo quase tão antigo quanto a própria humanidade.

Os antropólogos acreditam que os primeiros humanos não tiveram esse medo, mas à medida que as gerações passaram, foi entrando no DNA das pessoas a noção de que durante a noite acontecem coisas ruins. Animais selvagens, ladrões, assassinos, quem quisesse fazer o mal, aproveitaria as sombras da noite. E, se algo trágico acontecesse de noite e não houvesse alguém real para levar a culpa, então seria obra do sobrenatural. Várias calamidades são atribuídas a demônios, fantasmas, lobisomens, vampiros e outros monstros.

Ao longo da história o homem tem lutado para afastar a escuridão e todos seus perigos. Biologicamente o ser humano não tem visão noturna e sempre esteve em desvantagem diante de predadores mais poderosos e diante daqueles que usam a escuridão para atos sinistros. Por isso, até certo ponto, o medo da escuridão é uma reação natural do ser humano, desenvolvida pela evolução para ajudar que os homens sobrevivam à noite.

Isso foi engraçado ou não?Lista de fobias

Ícone de esboço Este artigo sobre fobias é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.