Nikolai Severtzov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nikolai Severtzov

Nikolai Alekseevich Severtzov, em russo Никола́й Алексе́евич Северцов, (Guberniya, Oblast de Voronej, 24 de outubro jul./ 5 de novembro de 1827 greg. - Don, 26 de janeiro jul./ 8 de fevereiro de 1885 greg.) foi um explorador e naturalista russo.

Em 1857 partiu numa expedição para a região do Rio Sir Dária, na Ásia Central, É feito prisioneiro pelos Turcomenos e é ferido por golpes de sabre, dos quais guardará os vestígios para sempre. Liberado depois de um mês volta novamente para esta região, Tashkent, em 1864. Em 1865 68 explorou o Tian Shan e o Lago Issyk-Kul. Em 1877-78 explorou as Cordilheira Pamir seguindo a rota perto da estrada Pamir até o Lago Yashil Kul no Rio Ghunt. Em 1885, num acidente morreu afogado.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Vertical and horizontal distribution of Turkestan wildlife (1873), onde descreve numerosas espécies de animais.

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Entre as espécies descritas por ele, um argali, uma subespécie de carneiro selvagem foi nomeado posteriormente em sua honra como Ovis ammon severtzovi.

O Instituo de Ecologia e Evolução da Academia de Ciências da Rússia em Moscou foi nomeado em sua homenagem pelo seu filho Alexey Severtzov.

Referências

• Robert Middleton and Huw Thomas, "Tajikistan and the High Pamirs", 2008 • Maurice Boubier (1925). L'Évolution de l'ornithologie, Paris, Librairie Félix Alcan, Nouvelle collection scientifique : ii + 308 p.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wikipedia-pt-hist-cien-logo.pngPortal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.