Nilo Branco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nilo Branco é também a designação de um dos estados do Sudão.
Rio Nilo Branco
Sudan Juba bridge.jpg

Ponte sobre o Nilo Branco em Juba, no Sudão do Sul.

Localização
Continente
Países
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
3700 km
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Nile basin (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Área da bacia
1 059 000 km2Visualizar e editar dados no Wikidata
Nascente
Afluentes
principais
Bahr el Ghazal River (en), Sobat River (en), Bahr el Zeraf (en), Achwa (en), Adar River (en), Kidepo River (en), Ora River (en), River Kafu (en)Visualizar e editar dados no Wikidata
Lagos no curso
Caudal médio
878 m3/sVisualizar e editar dados no Wikidata
Foz
Confluência com o Nilo Azul,
em Cartum, formando o
rio Nilo
Os cursos do Nilo Branco e do Nilo Azul (representados pelas correspondentes cores).

O Nilo Branco (árabe: النيل الأبيض, em geral transliterado an-Nīl al-Ābyad) é um rio da África Oriental que é um dos principais tributários do rio Nilo, sendo o outro o Nilo Azul.

O Nilo Branco nasce no Lago Vitória recebendo aí o nome de Nilo Vitória, correndo para norte e oeste através do Uganda e atravessando os lagos Kyoga e Albert. O rio que sai do Lago Albert é conhecido pelo Nilo Albert.

A partir daquele lago, corre para norte até Nimule, onde entra no Sudão do Sul e passa a ser conhecido por Nilo da Montanha. Passa por diversos rápidos até entrar nas planícies do Sudão do Sul onde forma os vastos pântanos do Sudd, atravessa o Lago No antes de confluir com o Nilo Azul em Cartum, a capital sudanesa, formando aí o rio Nilo. Entre o Lago Vitória e Cartum o rio percorre cerca de 3700 km.

A busca pelas nascentes do rio Nilo, que entusiasmou a Europa no século XIX, focou-se essencialmente no na origem do Nilo Branco que desaparecia nas profundezas do continente africano, então desconhecidas dos europeus. A descoberta das nascentes do Nilo marcaram um momento simbólico na civilização europeia, apontado como o ponto na História em que o homem moderno conseguiu finalmente penetrar nas profundezas da selva africana para encontrar a nascente de um dos rios mais marcantes na origem das civilizações que criaram o mundo moderno.

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.