Nimo TV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Lançada em outubro de 2012 na China, a Nimo TV é uma plataforma de streaming com foco na transmissão de jogos eletrônicos, conteúdos criativos a eSports. Atualmente está disponível para computadores, IOS e Android.

História[editar | editar código-fonte]

Em 2018 a Huya, empresa que criou o aplicativo, recebeu aporte de US$ 460 milhões da Tencent, outra gigante chinesa que investe pesado no mercado chinês, e possui participações em estúdios como a Riot Games.

Com esse montante, a Huya expandiu o alcance da Nimo TV para vários novos mercados, desembarcando em países como a Indonésia, Vietnã, Filipinas e também no Brasil, onde o lançamento do aplicativo de streaming aconteceu em outubro de 2018.

Com planos de ampliar atuação na América Latina, a Nimo TV abriu um escritório em São Paulo e pretende investir mais de US$ 10 milhões para alavancar o serviço na região em 2019.

Com a chegada nos países que ficam além do território chinês, a Huya abriu capital na bolsa de Nova Iorque, tornando-se a primeira empresa de streaming chinesa listada na NYSE.

A injeção de capital permitiu expandir as operações e trouxe números expressivos dentro do seu nicho de mercado. Em agosto de 2018, o aplicativo contava com 280 milhões de usuários cadastrados e mais de 90 milhões de usuários ativos por mês.

Fora da China já são mais de cinco milhões de usuários ativos por mês, com uma média per capta de 60 minutos diários de audiência na versão mobile da Nimo TV.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

O mercado de games mobile é o foco da Nimo TV no Brasil, em especial conteúdo para títulos como Free Fire, Brawl Stars, PUBG Mobile etc. Com a função Mobile Streaming, é possível transmitir partidas direto dos dispositivos para a plataforma da NimoTV.

O foco nos smartphones encontra eco no crescimento deste segmento. Segundo a pesquisa Games Brasil 2018, que analisa o mercado de jogos no país, 84,5% dos entrevistados disseram jogar em dispositivos mobile. No Brasil, segundo a PNAD contínua, uma pesquisa trimestral do IBGE, 71,01% das pessoas possuem seu próprio celular.

Assim como nos outros países onde a Nimo Tv desembarcou, a estratégia de marketing no Brasil envolve patrocínios a influenciadores, pro players, times de eSports e campeonatos oficiais no país.

“Vimos no Brasil uma oportunidade de crescimento. Os brasileiros estão entre os mais apaixonados por games do mundo. Desde o final do ano passado, quando começamos a fazer testes no mercado local, percebemos um aumento na demanda por streaming de games, principalmente mobile, onde a Nimo TV espera investir cada vez mais”, declarou Wei He, Head of Operation da Nimo TV.

Hoje a Nimo TV patrocina times nacionais como INTZ e Black Dragons, e conta com pro players como Piuzinho e Elgato, ambos streamers de FreeFire, para impulsionar o nome da plataforma.

No Brasil, a audiência para eSports cresceu 20% de 2018 para 2019, somando 21,1 milhões de fãs. Isso coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial de fãs da categoria, ficando atrás somente da China( 70 milhões de fãs) e dos Estados Unidos(22,4 milhões).

Em 5 de junho de 2019, a Nimo TV anunciou que Bruno “PlayHard” Bittencourt, influenciador de Free Fire e proprietário da LOUD, equipe de eSport dedicada apenas a jogos para celular, passaria a produzir conteúdo exclusivo para a plataforma.

Com isso, a Nimo TV passou a ter conteúdo exclusivo do "Quarteto de Ouro" do Free Fire, uma vez que PlayHard se juntou a três outros produtores de conteúdo dedicados ao jogo e já dedicados à Nimo TV: Piuzinho, Elgato e Crusher. Juntos, os quatro possuem milhões de seguidores.

Em agosto, a Nimo TV contratou novos streamers, incluindo o time The Boys, de Fortnite, e o grupo Buíque, de Grand Theft Auto V, mostrando preocupação em expandir a base de talentos para além de Free Fire.

Torneios[editar | editar código-fonte]

A Nimo TV realiza com frequência torneios próprios dentro de sua plataforma, especialmente de Free Fire, que reúne a comunidade mais numerosa do serviço de streaming.

Eis alguns dos campeonatos que já foram organizados pela Nimo TV:

CSCS: torneio de Free Fire que ocorre com bastante frequência na plataforma. Em setembro de 2019 foi realizada 8ª edição deste Campeonato Aberto de Free Fire, que costuma acontecer em apenas um fim de semana. São 12 times disputando a vitória em cada uma das quatro partidas - portanto, num total de 48 participantes. Os três primeiros lugares ganham prêmios em dinheiro. Além disso, há brindes de patrocinadores.

Nimo All Stars: a 1ª edição ocorreu em julho de 2019 e ao longo de oito dias distribuídos por quatro semanas. Os 12 principais streamers brasileiros de Free Fire formaram suas próprias equipes para disputar o torneio. Os participantes foram Piuzinho, El Gato, LOUD Crusher, LOUD Coringa, Gideemsd, BlackN444, NANDA BELLISSIMO, Rafão TV, Magro TV, Hudson Amorim, Klain Gameplays e Live do Guth.

Copa de Elite: em agosto de 2019 aconteceu a 1ª edição deste torneio de Free Fire, que reúne três times de elite de pro players e pro streamers contra nove times formados pelos usuários da Nimo TV. Porém, devido a um conflito de agendas entre os times convidados, a final teve que ser cancelada. Os times participantes foram:

Time Nimo: Cerol, Coringa, Hudson Amorim, Rafão TV

Times de eSports: B4STARDOS e New X

Funções[editar | editar código-fonte]

Para se sobressair em um mercado disputado como o de streaming, a Huya investiu em diversas tecnologias de ponta. Uma delas é o serviço chamado de “Mobile Streaming”, que permite a transmissão de sessões ao vivo direto do aparelho mobile para o aplicativo da Nimo TV.

Além disso, algumas das tecnologias disponíveis no aplicativo são: “Ultra HD Broadcasting”, “Video Second Open” e “Full Link Monitoring”. Com isso a Nimo TV consegue transmitir seus conteúdos em alta definição para os usuários, abrir os vídeos de forma rápida, sem um tempo excessivo de buffer e resolver problemas na transmissão com agilidade através do “Full Link Monitoring”.

Saiba mais sobre as funções do aplicativo da Nimo TV:

• Mobile Streaming: possibilita a transmissão de sessões ao vivo do celular direto para o canal da Nimo TV.

• Ultra HD Broadcasting: experiência de alta resolução com qualidade de 1080p full HD.

• Video Second Open: reveja os vídeos de seu streamer favorito em modo offline.

• Full Link Monitoring: monitora em tempo real problemas de transmissão e suas causas. Com isso, é possível oferecer uma solução rápida e proporcionar uma transmissão de qualidade.

• In App Clip: grave um clipe de até 30 segundos de seu canal favorito e compartilhe com seus amigos.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

A Nimo TV possui vasto conteúdo dos principais jogos eletrônicos do mercado, como a transmissão de sessões ao vivo (“streaming”) de jogos populares como Counter-Strike GO, DotA 2, Pubg, League of Legends, Fortnite, Apex, Free fire, GTA 5 e diversos outros, divididos em centenas de canais. Também conta com a exibição de campeonatos de eSports e talk shows voltados para a cultura gamer.

Existem ainda alguns canais voltados para conteúdos não gamer, como a aba Lifestyle, que exibe programas de influenciadores que contam sobre seu dia a dia e interagem com seus seguidores.

Há um centro de seleção de streamers e eventos locais organizados através das redes sociais, que visam encontrar novos contribuidores com potencial para atrair audiência para a plataforma em cada país onde ela foi lançada.

Game Zone[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2019 a Nimo TV inaugurou uma nova área dedicada a fornecer informações sobre alguns dos principais jogos da plataforma, como GTA V, PUBG, League of Legends, Free Fire e Fortnite.

Notícias, patch notes e atualizações em geral estão entre as informações que o usuário pode encontrar na Game Zone.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]