Njord

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Niordo)
 Nota: Para outros significados, veja Njord (desambiguação).
Njörð
Njord
Njörð numa ilustração na Edda em Prosa, 1893
Njörðr
deus dos mares e da fertilidade
Reino Asgard
Clã Aesir (anteriormente)
Vanir
Cônjuge Skadi
Pais Odin e Frigga
Irmãos Thor, Meili, Bragi, Týr, Heimdall, Balder, Hoder, Hermodr, Vidar e Vali
Filhos Freyr e Freyja
Portal da Mitologia nórdica

Na mitologia nórdica, Njord (Njörðr), é o deus Vanir dos Mares, dos ventos e da fertilidade, filho de Odin, contraposto aos Aesir, dos quais Odin era o líder. Njord era o Pai de Freya, a deusa do amor, e de Freyr, deus da fertilidade, e casado com Skadi.[1][2]

Njord é visto como um Deus de fertilidade, trazendo segurança para aqueles que que o adoram e viajam pelo mar. Mas além disto, também traz riquezas e boa sorte sob a forma de terra e filhos[3]. É o protetor dos pescadores e dos caçadores que, em sua honra, construíam pequenos altares nas falésias e nas florestas, onde depositavam parte do que conseguiam pescar ou caçar. Era visto como um deus pacífico.

A família[editar | editar código-fonte]

Njord casou com Skadi, deusa do Inverno e da caça. Skadi escolheu o seu marido observando os pés dos deuses, sem lhes ver a cara, e começou a procurar os pés mais limpos e bonitos, e escolheu os de Njord, porque seus pés sempre estão limpos por causa da água do mar. Njord e Skadi não tiveram um casamento feliz, e logo se separaram, pois Skadi como uma deusa das montanhas não conseguia viver nas costas oceânicas assim como Njord não conseguia viver nas montanhas, com a constante mudança foram criadas as estações do ano.

Sua irmã e a mãe de seus filhos teria sido Nerthus, que não os acompanhou aos Aesir, estes últimos condenando as uniões entre irmão e irmã.

Referências

  1. Jónsson (1913:110) and Magnússon (1989:671).
  2. «Njord». Godchecker. Consultado em 10 de abril de 2016 
  3. «Njord Deus do Vento na Mitologia Nórdica - Mitologia Nordica». Mitologia Nordica - www.mitologia-nordica.net 
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia nórdica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.