Nivea (marca)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura por outras acepções, veja Nívea.
Nivea
Nivea-Logo
Tipo S.A.
Indústria Cosméticas
Fundação 1911 (introdução do produto)
Sede Hamburgo,  Alemanha
Pessoas-chave Stefan Heidenreich (CEO)
Website oficial www.nivea.com.br
www.nivea.pt

Nivea é uma marca da empresa Beiersdorf AG sediada em Hamburgo, Alemanha. Seu principal nicho de mercado é de produtos de cosméticos.

História[editar | editar código-fonte]

As latas de 1924 – 2010

A empresa foi fundada em 28 de março de 1882 pelo farmacêutico Paul Carl Beiersdorf. Em 1900, a empresa foi comprada por Oscar Troplowitz, Isaac Lifschütz (químico) e o dermatologista Paul Gerson Unna. Em 1911, eles lançaram o primeiro creme hidratante da história, desenvolvendo uma emulsão de água-em-óleo, como um creme para a pele com Eucerit, sendo a primeira emulsão estável deste tipo. Esta foi a base para o nome Eucerin e depois, Nivea.[1]

Durante os anos de 1930, a Beiersdorf AG iniciou a produção de produtos como óleos bronzeadores, cremes de barbear, xampu e toners faciais. A marca foi lançada em muitos países após a Segunda Guerra Mundial. Durante os anos 1980, a marca expandiu-se em um mercado mais amplo e global, sendo conhecido pela utilização de perfume nos seus produtos.

A pronúncia correta da marca em alemão é ni'vea ou "nivêa", com sílaba tônica na penúltima sílaba, apesar de no Brasil e em Portugal sua pronúncia ter sido adaptada para "Nívea". O nome deriva da cor branca do produto e das palavras latinas nix (neve) e nivis (de neve)[2].

A lata azul de Creme Nivea

Referências

  1. «Nívea». Nivea.pt 
  2. Veja a origem dos nomes de empresas - Nivea Portal BOL de Notícias (acessado em junho/2017)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.