Niveladora de neve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Uma motoniveladora em acção

Niveladora de neve é um veículo sobre correntes metálicas (trilhos) especialmente estudado para nivelar a superfície da neve nas pistas de esqui.

Aparelhos muitíssimo potentes (motores de várias centenas de cavalos), equipados com um guincho para poderem trabalhar em desníveis muito acentuados e equipados com um grande numero de faróis tanto na frente como atrás, estes aparelhos mesmo que muito confortáveis, são muito exigentes a nível do seu condutor pois que utilizados ao fim do dia entre as 17h às 1-2 horas da manhã com bom tempo, e das 3h às 9-10h aquando dos grandes nevões.

Princípio[editar | editar código-fonte]

Os dois principais papeis de um niveladora de neve são o de aplainar a neve para se obter uma superfície esquiável tão plana como possível e de preservar o manto de neve indo recuperar neve para a por em locais onde falta.

As motoniveladoras de neve são compostas por:

  • uma lâmina frontal para dar forma à pista, quebrar as bossas, encher os buracos, e empurrar a neve.
  • as correntes metálicas (trilhos), como as de um carro de combate, sobre as quais o aparelho se deslocar e que ao mesmo tempo servem para compactar a neve
  • um rolo para alisar o conjunto.

A característica deste rolo é ser estriado e assim criar pequenos socalcos para aumentarem a superfície da neve em contacto com o ar e mantê-la o mais fria e isso durante o maior tempo possível.

Pista de esqui damée

Imagens externas[editar | editar código-fonte]

Série de imagens com Dameuses

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências