Noah Wyle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Noah Wyle
Noah em 2009
Nome completo Noah Strausser Speer Wyle
Nascimento 4 de junho de 1971 (47 anos)
Hollywood, California,  Estados Unidos
Ocupação Ator
Cônjuge Tracy Warbin (2000-2010)
Sara Wells (2014-presente)
IMDb: (inglês)

Noah Wyle Strausser Speer , nascido 04 junho de 1971) é um americano de cinema , televisão e ator de teatro. Ele é conhecido por seus papéis como Dr. John Carter em ER e como Tom Mason em Falling Skies . Ele também interpretou Steve Jobs no documentário Piratas do Vale do Silício (1999), Dr. Kenneth Monnitoff em Donnie Darko (2001) e Flynn Carsen na franquia The Librarian . Wyle foi nomeado um das 50 pessoas mais bonitas pela revista People em 2001.

Vida cedo[editar | editar código-fonte]

Wyle, o meio de três filhos, nasceu em Hollywood , Califórnia , filho de Marjorie ( née Speer), enfermeira- chefe ortopédica registrada , e Stephen Wyle, engenheiro elétrico e empresário. Seu pai era judeu (de ascendência judaica russa ) e sua mãe Episcopal , e ele foi criado "de forma não-denominacional ", em torno de ambas as religiões. Os pais de Wyle se divorciaram no final dos anos 70 e sua mãe se casou com James C. Katz ,restaurador de filmes com três filhos de um casamento anterior. Os avós paternos de Wyle, Edith e Frank Wyle, fundaram o Museu de Artesanato e Folclórico de Los Angeles , e seu avô também fundou os Laboratórios Wyle . Edith R. Wyle era um pintor expressionista que também criou o The Egg and The Eye , um café e loja no distrito de Miracle Mile, em Los Angeles .

Wyle foi educado na The Thacher School em Ojai, Califórnia , e se formou na turma de 1989. Wyle participou de um programa de Artes Cênicas na Northwestern University depois de seu primeiro ano do ensino médio e apareceu em peças de teatro, mesmo ganhando um prêmio por um peça que ele escreveu. Após a formatura, ele estudou com o professor de teatro Larry Moss enquanto morava em um pequeno apartamento no Hollywood Boulevard.

Carreira[editar | editar código-fonte]

ER

A grande oportunidade de Wyle veio quando ele recebeu o roteiro piloto para o pronto - socorro e foi escalado para ser o estudante de medicina John Carter . Ele era o membro mais jovem quando se juntou ao elenco. Wyle foi o único grande membro do elenco de ER a ter participado do programa desde sua criação (1994), quando ele saiu após sua décima primeira temporada (2005). Suas performances no show lhe renderam indicações ao prêmio Emmy em cada uma das cinco primeiras temporadas. Como parte de um grupo, ele foi indicado várias vezes para o Screen Actors Guild Award , ele foi reconhecido com três indicações ao Globo de Ouro.Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme Feito para a TV e ganhou o prêmio TV Guide 2001 de Ator Coadjuvante em Série Dramática . Wyle deixou a série no final da décima primeira temporada, embora tenha voltado em aparições para um arco de quatro episódios durante a décima segunda temporada. Ele afirmou que ele saiu porque queria passar mais tempo com sua família e amigos e abrir espaço para a próxima geração. No entanto, em 2009, Wyle retornou ao ER durante sua décima quinta e última temporada por cinco episódios, incluindo o final da série . De acordo com o Guinness World Records 2005 Special 50th Anniversary Edition, Wyle tornou-se o detentor do disco "Melhor ator de TV pago por episódio" durante a décima temporada de 2003-2004, ganhando aproximadamente US $ 400.000 por episódio. Enquanto no ER , o salário estimado de Wyle era de US $ 9 milhões por ano. Wyle também apareceu na maioria dos episódios de ER , 254, quatro a mais que Laura Innes.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Wyle foi visto pela primeira vez no filme de Paul Bartel , Lust in the Dust (uma exploração / paródia ocidental que estrelou Tab Hunter , Lainie Kazan e Divine ) como um extra na gangue local que dirigia a pequena cidade de Chile 'Verde.

Seus papéis posteriores foram uma mini-série e apresentando no filme Crooked Hearts (1991) em 1990. Em 1993, ele apareceu em outro longa-metragem, There Goes My Baby . Depois de aparecer em várias peças locais em Los Angeles, ele foi escalado para o sucesso de bilheteria A Few Good Men , no qual ele interpretou um motorista de jipe ​​da Marinha que testemunhou no tribunal. Ele também apareceu no longa Swing Kids como Emil Lutz, líder da Juventude Hitlerista , e no filme independente O Mito das Impressões Digitais, com Roy Scheider , Blythe Danner e Julianne Moore . Além disso, ele estrelou como Lancelot ao lado de Sheryl Leeno filme televisivo Guinevere . Recentemente, Wyle estrelou o filme original O Bibliotecário: Busca pela Lança com Sonya Walger , em sua sequência O Bibliotecário: Retorno às Minas do Rei Salomão, em frente a Gabrielle Anwar , e na terceira parte da série O Bibliotecário: Maldição do Cálice de Judas ao lado de Stana Katic.

Seu último trabalho sobre o The Librarian é uma série chamada The Librarians . Ele se concentra em 3 novos bibliotecários adicionais que são trazidos para a biblioteca em um momento de eventos cataclísmicos. No início da série, Noah Wyle foi mais uma co-estrela, versus seu papel original do personagem principal. Após as temporadas, ele teve mais e mais aparências. Até que, com a última temporada, ele 'supostamente' largou o emprego de The Librarian. Veremos se ele decide realmente ficar longe desse papel, ou (esperançosamente) retornará "magicamente".

Seu outro trabalho incluiu uma vez aclamado como Steve Jobs no Emmy -nominated Pirates of Silicon Valley (1999). Steve Jobs ficou tão impressionado com a performance que convidou Wyle a subir ao palco como ele na abertura de seu discurso anual na convenção da Apple.  Ele também apareceu em vários longas-metragens, incluindo White Oleander ao lado de Renée Zellweger , Enough contracenando com Jennifer Lopez , o longa independente Donnie Darko , como intérprete do presidente na produção de Fail Safe , de 2000 , e no filme independente.Os californianos.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Personagem
1991 Crooked Heart Ask Warren
1992 A Few Good Men Cpl. Jeffrey Barnes
1993 Swing Kids Emil Lutz
1994 There Goes My Baby Michael Finnegan
Guinevere Lancelot
1996 Eye for an Eye Oficial Jack Carter
1997 The Myth of Fingerprints Warren
1999 Pirates of Silicon Valley Steve Jobs
2000 Fail Safe Buck
2001 Scenes of the Crime Seth
Donnie Darko Dr. Kenneth Monnitoff
2002 White Oleander Mark Richards
Enough Robbie
2004 The Librarian: Quest for the Spear Flynn Carsen
2005 The Californians Gavin Ransom
2006 The Librarian: Return to King Solomon's Mines Flynn Carsen
2008 W. Don Evans
Nothing But the Truth Avril Aaronson
The Librarian: Curse of the Judas Chalice Flynn Carsen
Boy of Pigs Mike Stafford
2009-2014 Falling Skies Tom Mason
2014-2018 The Librarians Flynn Carsen

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Casou-se com Tracy Warbin em 6 de maio de 2000 e tem um filho e uma filha: Owen Strausser Wyle (9 de novembro de 2002) e Auden Wyle (15 de outubro de 2005). Divorciou-se de Tracy em 2009. Voltou a se casar no começo de 2014 com Sara Wells.[1][2]

Notas

  1. «Noah Wyle Marries Sara Wells» (em inglês). People. Consultado em 2 de outubro de 2014. 
  2. «Noah Wyle Divorce» (em inglês). JanetCharltonshollywood. Consultado em 2 de outubro de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]