Noca da Portela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2009). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Noca da Portela
O cantor em 2013, durante show em sua terra natal.
Informação geral
Nome completo Osvaldo Alves Pereira
Também conhecido(a) como Noca
Nascimento 12 de dezembro de 1932 (86 anos)
Origem Leopoldina, MG
País brasileiro
Gênero(s) Samba
Instrumento(s) Vocal

Osvaldo Alves Pereira (Leopoldina, 12 de dezembro de 1932), mais conhecido como Noca da Portela, é um compositor, cantor e instrumentista brasileiro.<Ref>Dicionário Cravo Albin

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ainda pequeno mudou-se para o Rio de Janeiro. Seu pai, professor de violão, preocupado com o futuro do filho, tentou demovê-lo da música, mas o ex-feirante Noca foi estudar violão e teoria musical na Ordem dos Músicos do Rio de Janeiro.

Apesar da vida artística, não deixou de se envolver com política, tendo sido militante do Partido Comunista Brasileiro.

Compôs sambas-enredo e vários sambas de sucesso, gravados por cantores consagrados, como Virada, consagrado na voz de Beth Carvalho e considerado um símbolo da luta pela democratização do país.

No final dos anos 90 apresentou, na rádio 94FM do Rio de Janeiro, o programa Na Casa de Noca, onde entrevistava expoentes do samba e divulgava seus recentes trabalhos.

Em 2017, aos 84 anos, lançou o disco "Homenagens" com belas composições entre as quais “Cabidela” em homenagem a Portela.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) compositor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.