Noesis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Em filosofia, noesis ou noese (em grego: νόησις, transl.nóesis) significa compreensão imediata, habilidade de sentir, perceber ou saber algo imediatamente, contrastando com dianóia (διάνοια), o pensar discursivo.

Etmologia[editar | editar código-fonte]

Noesis (νόησις) e nous (νόυς) derivam do verbo "noein" (νοεῖν), que originalmente significa 'cheirar', farejar, captar , pressentir, de perceber instintivamente algo (uma situação, um perigo), designando portanto uma espécie de saber direto e instintivo. Já em Homero noein significa 'ver', também no sentido de 'reconhecer'. Depois de Homero, noein já não mais significaria 'ver', tornando-se propriamente o verbo que indica o 'pensar', enquanto nous designaria o intelecto. Mas, mesmo depois que esses termos ganharam um significado técnico, continuaram a indicar uma apreensão direta, imediata, uma intuição - em oposição às formas de pensamento discursivo. [1][2] É o entendimento relacionado com a hipóstase. Num sentido amplo, noesis é o pensamento, em contraste com a sensação (αἴσθησις, transl. aisthesis).

O termo noesis é usado na filosofia grega antiga, na moderna filosofia continental europeia, assim como na filosofia da mente.

Filosofia continental[editar | editar código-fonte]

Em fenomenologia, nóesis é o ato de tomar consciência. "Pensar", "amar", "odiar", "imaginar" são todos verbos aplicados ao que a mente faz. Não se chama "amar" uma crença porque é uma coisa que você faz, não apenas o que você tem como verdadeiro. Atualmente, o contraste entre noesis e noema, tornou-se fundamental para a experiência intencional da fenomenologia de Husserl.

Outros usos[editar | editar código-fonte]

Noesis pode se referir também a:

  • O nome do Thessaloniki Science Center & Technology Museum - NOESIS.[3][4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Centrone, Bruno. Istituzioni di storia della filosofia antica. Pisa, 1970
  2. Palmer, G.E.H; Sherrard; Ware, Kallistos (Timothy). The Philokalia, Vol. 4 pg 430 ISBN 0-571-19382-X Noesis — not an abstract concept or a visual image, but the act or function of the intellect (q.v.) whereby it apprehends spiritual realities in a direct manner. Tradução: Noesis - não um conceito abstrato ou uma imagem visual mas o ato ou função do intelecto por meio da qual este apreende realidades espirituais de maneira direta.
  3. Thessaloniki Science Center & Technology Museum
  4. «Νόησις - Κεντρο Διάδοσης Επιστημών και Μουσείο Τεχνολογίας». Noesis.edu.gr. Consultado em 25 de abril de 2010 

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • Da Natureza das Coisas e da Purificação do Intelecto: Cem textos de Nikitas Stithatos (Nikitas Stethatos) The Philokalia volume four Palmer, G.E.H; Sherrard, Philip; Ware, Kallistos (Timothy). ISBN 0-571-19382-X