Nogometni Klub Jedinstvo Bihać

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jedinstvo Bihać
Nome Nogometni Klub Jedinstvo Bihać
Alcunhas Sila nebeska
Fundação 1937 (87 anos)
Estádio Stadion pod Borićima
Capacidade 8.000
Localização Bihać, Bósnia e Herzegovina
Presidente Hamdija Abdić
Treinador(a) Aldin Resić
Competição Primeira Liga - FBiH (segunda divisão bósnia)

NK Jedinstvo Bihać é uma equipe bósnia de futebol com sede em Bihać. Atualmente, Disputa a segunda divisão da Bósnia e Herzegovina (Primeira Liga - FBiH). Manda seus jogos em casa no Estádio pod Borićima, que possui capacidade para 8.000 espectadores. [1]

História[editar | editar código-fonte]

O NK Jedinstvo Bihać foi fundado em 1937 pela classe trabalhadora Bihać liderada por Ćamil Kadić.

Após o fim da guerra em 1945, a assembleia de fundação do clube foi realizada novamente e Božo Popović foi eleito presidente. Depois disso, a cada ano, o clube se tornava cada vez mais forte. Assim, em 1946, Jedinstvo jogou na Liga da República da Bósnia e Herzegovina junto com as equipes do Torpedo Sarajevo, Velež, Čelik e Sloboda Tuzla. Eles jogaram na Liga da República da Bósnia e Herzegovina por duas temporadas, e na temporada de 1948/1949, saiu da liga e continuou a competindo na liga regional de Banja Luka.

Após quase duas décadas de competição no campeonato regional, Jedinstvo, na temporada 1967/68 através das qualificações, tornou-se membro da Segunda Liga de Futebol da Iugoslávia, chefiada pelo então presidente Bekir Kadić. Com mais ou menos sucesso na Segunda Liga Iugoslava, Jedinstvo permaneceu até o início da década de oitenta, quando caiu ligeiramente.

Período pós-guerra bósnia.[editar | editar código-fonte]

Após ser promivido, o Jedinstvo jogou na Premijer Liga e, na temporada 2002/03, foi rebaixado para a Primeira Liga FBiH. Depois de duas temporadas na segunda divisão, voltou a Premijer Liga, onde passou três temporadas e foi rebaixado novamente para a Primeira Liga - FBIH, onde até hoje.

Participações internacionais[editar | editar código-fonte]

A única aparição no cenário europeu foi na temporada 1999/2000. através da Copa Intertoto. Na primeira eliminatória, o aduversário foi o GÍ Gøtua, das Ilhas Faroé. Em Bihać, o Jedinstvo venceu por 3-0, de forma que a derrota pelo placar mínimo na volta não afetou a passagem segura de Jedinstvo para segunda eliminatória, em que o representante da Romênia, Ceahlăul Piatra Neamț, os esperava. Nos dois jogos, duas derrotas foram registradas, 2-5 no agregado. Se conseguissem passar dos romenos, o Jedinstvo enfrentaria a Juventus pela terceira eliminatória.

Temporada Competição Rodada Adversário C F
1999 Taça Intertoto da UEFA 1R Ilhas Feroe GÍ Gøta 3–0 0–1
2R Romênia Ceahlăul Piatra Neamţ 1–3 1–2

Títulos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «NK Jedinstvo». NSFBiH (em bósnio) 
Bandeira de Bósnia e HerzegovinaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol bósnios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.