Noite de Santa Valburga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fogueira de Noite de Santa Valburga na Suécia.

A Noite de Santa Valburga ou Santa Valpurga (do alemão: Walpurgisnacht[1]) é uma festa tradicional cristã cujas origens remontam em parte ao paganismo, celebrada na noite de 30 de abril para 1 de maio. Hoje em dia é celebrada igualmente quer por comunidades cristãs quer por não cristãs, em diversos países do norte e centro da Europa.[2]. Em alemão, principalmente na região da Baviera, é também chamada de Hexennächt ("Noite das Bruxas").[3]

Na maioria dos países esta festividade é celebrada em honra de santa Valburga, abadessa anglo-saxã de Heidenheim na Baviera, nascida no Devonshire, Inglaterra, no século VIII. No entanto, devido ao facto de esta noite estar associada, desde tempos imemoriais, com diversos ritos pagãos associados à celebração da chegada da Primavera, as duas celebrações ter-se-ão com o tempo confundido, dando assim origem à moderna festividade que nos dias de hoje se celebra nesta noite.

Durante os festejos é costume fazerem-se grandes fogueiras de modo a afugentar espíritos malignos e almas penadas, os quais segundo a crença popular, vagueiam nesta altura por entre os vivos.

Em muitos países, esta noite está igualmente associada com grandes celebrações estudantis, que marcam o final de ano lectivo.

Em diversos idiomas[editar | editar código-fonte]


Notas e referências

  1. Wörterbuchnetz: Pfälzischeswörterbuch: Walpurgis-Nacht. Seite acessado em 30 de abril de 2014.
  2. O nome desta festividade é Walpurgisnacht em alemão e neerlandês, Valborgsmässoafton (ou simplesmente Valborg) em sueco, Vappu em finlandês, Volbriöö em estoniano, Valpurgijos naktis em lituano, Valpurģu nakts ou Valpurģi em letão, čarodějnice ou Valpuržina noc em checo
  3. Colthorpe, J. (30 abr. 2014). «Why do Germans celebrate April 30th?». The Local. Consultado em 8 maio 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura é um esboço relacionado ao Projeto Cultura. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.