Noite polar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde junho de 2013).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

A noite polar é a noite que dura mais de 24 horas, fenômeno que ocorre nas regiões polares, na zona delimitada pelos círculos polares. O fenômeno oposto, quando o Sol permanece acima do horizonte por um longo tempo é chamado de dia polar, ou Sol da meia-noite.

Um erro comum é o de supor que qualquer ponto no interior de um círculo polar, ou qualquer um onde se verifique o fenómeno do Sol da meia-noite, o dia mais curto é totalmente escuro. Por causa do crepúsculo, não é este o caso. Em lugares muito próximos dos pólos isto é verdade, mas em áreas próximas do Círculo Polar Árctico e do Círculo Polar Antárctico o Sol da meia-noite verifica-se mas não há nunca uma noite polar. De fato, as regiões polares tipicamente têm mais luz durante todo o ano do que as mais próximas da linha do Equador.

Tipos de noite polar[editar | editar código-fonte]

Existem diversos tipos de noite polar. Isto é por causa da noite polar ser o período durante o qual nenhum crepúsculo ocorre, originando as seguintes definições.

Noite polar civil[editar | editar código-fonte]

A noite polar civil é o período durante o qual o centro do Sol está entre 0 e 6 graus abaixo da linha de horizonte. Por causa da refracção ainda existe suficiente luz para as actividades humanas normais ao ar livre. A noite polar civil só ocorre em latitudes além dos 72° 33′, exactamente 6 graus para dentro do círculo polar. Assim, nenhuma região da Europa a verifica.

Noite polar náutica[editar | editar código-fonte]

A noite polar náutica é o período durante o qual apenas uma ténue luz é visível ao meio-dia, ocorrendo quando o Sol está entre 6 e 12 graus abaixo do horizonte. Por causa da refracção há claramente um lugar do horizonte mais luminoso que os outros. Apenas ocorre além dos 78° 33′, ou seja, 12 graus para dentro do círculo polar. Exemplos de localidade nesta região são Alert e Eureka.

Noite polar astronómica[editar | editar código-fonte]

A noite polar astronómica é o período durante o qual nenhum raio de luz é visível, ocorrendo quando o Sol está entre 12 e 18 graus abaixo do horizonte, acontecendo além dos 84° 33′, ou seja, 12 graus para dentro do círculo polar e apenas a 5,5º dos pólos. A Estação Pólo Sul Amundsen-Scott situa-se já nesta zona. [1]

Efeitos no homem[editar | editar código-fonte]

Alem do aumento do frio o período da noite polar pode despoletar depressão clínica em algumas pessoas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.