Noob Saibot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Noob Saibot
Noob Saibot, como apresentado em Mortal Kombat 9.
Informações gerais
Série de jogos Mortal Kombat
Primeiro jogo Mortal Kombat II
Designer John Tobias (MK II-MK 4)
Dick Beran (Deception, Armageddon)
Atomhawk Design (MK 9)
Jennifer L. Parsons (Annihilation)
Beverly Safier & Lee Grimes (Konquest)
Dublador em inglês Jamieson Price (MK 9)
Ator de captura de movimentos Lawrence Kern (MK 9)
Informações pessoais
Estilo(s) de luta Hapkido (MK:TE)
Pi Gua (MK:TE)
Monkey (MK;D, MK:A)

Noob Saibot é um personagem fictício da série de jogos de luta Mortal Kombat. Ele estreou como um personagem secreto e não jogável em Mortal Kombat II, onde era uma silhueta negra dos outros ninjas masculinos do jogo, por outro lado, sua primeira aparição como personagem selecionável foi na versão Ultimate Mortal Kombat 3. Seu nome consiste nos sobrenomes dos cocriadores da série, Ed Boon e John Tobias, invertidos.

Inicialmente, Noob Saibot não tinha antecedentes. Ele foi estabelecido como um espectro de Netherealm que adorava um caído deus ancião em Ultimate Mortal Kombat 3. No entanto, revelou-se em Mortal Kombat: Deception que Noob Saibot era o Sub-Zero original, que havia sido morto por seu inimigo Scorpion durante os eventos do primeiro torneio. Originalmente, ele compartilhou movimentos e gráficos com os vários personagens "ninjas" do universo antes de receber seu próprio conjunto de movimentos e aparência.

O personagem também apareceu em outras mídias, tal como a série de televisão de 1998, Mortal Kombat: Conquest, e em outras mercadorias oficiais da série. A recepção geral e crítica tem sido principalmente positiva, particularmente em relação aos movimentos de finalização.

Criação e jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O nome do personagem consiste nos sobrenomes dos cocriadores da franquia Mortal Kombat, Ed Boon e John Tobias, escritos ao contrário.[1] Durante suas primeiras aparições, a aparência de Noob Saibot foi focada em um exterior totalmente preto, com os funcionários afirmando "isso é tudo o que ele representa". Eles encontraram dificuldades em fazer algumas versões sem que o personagem aparentasse gostar de BDSM. Em Mortal Kombat: Deception, Noob Saibot foi o primeiro personagem desenhado e projetado por Steve Beran,[2] que tentou torná-lo um personagem mais distintivo, concentrando-se menos no seu exterior totalmente preto. Um detalhe foi removido do design devido às suas semelhanças com um smoking. Outro detalhe era o uso de um capuz, mas a ideia foi mais tarde movida para o personagem Havik.[3] Um precoce traje alternativo descreveu Noob Saibot em uma roupa preta, vermelha e azul com uma tradução japonesa da palavra "escuridão" na aba da frente e mostrado-o desmascarado, mas este projeto acabou sendo usado como traje alternativo de Havik.[4] Além disso, o uso de um personagem dois-em-um deveria ser introduzido neste jogo, mas só foi usado com Noob Saibot e Smoke. Ambos os personagens eram modelos para o uso de tal conceito e pretendiam executar em conjunto o Fatality do jogador.[5]

Noob Saibot foi introduzido pela primeira vez em Mortal Kombat II (1993), como oponente escondido não jogável com quem os jogadores lutam em uma batalha secreta na arena "Goro's Lair" após vencer cinquenta lutas consecutivas. Ele era uma troca de paleta preta sólida de Sub-Zero com velocidade aumentada e o movimento spear de Scorpion.[6] Ele retornou como um personagem secreto em Mortal Kombat 3 com os mesmos atributos, mas como um silhueta de Kano, pois não havia ninjas humanos no jogo. No console Sega Game Gear, o personagem obteve movimentos especiais de Kano, tal como o Fatality "Eye Laser". Ao ser reproduzido nas versões Ultimate Mortal Kombat 3 e Mortal Kombat Trilogy, Noob Saibot retornou como um ninja de palheta trocada, sendo um dos dez ninjas humanos no jogo em geral.[7] Noob Saibot é jogável no modo "Versus" em Mortal Kombat: Shaolin Monks se ambos os jogadores selecionarem o personagem Sub-Zero; o último jogador a selecioná-lo jogará com uma variação do personagem. No jogo, ele é de cor preta, mas com os antebraços congelados e com os movimentos e as finalizações de Sub-Zero.[8]

Segundo o Prima Games, Noob Saibot é um dos personagens mais poderosos da série, afirmando que "ele teve um ataque de projétil não bloqueado, lutou lado a lado com Smoke e até mesmo tinha um zoneamento ridículo em MK9."[9]

Aparições[editar | editar código-fonte]

Nos jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

Noob Saibot integrou um grupo chamado de Brothers of the Shadow (Irmãos da Sombra), aliando-se ao imperador Shao Kahn, mas com um objetivo de observar e relatar aos seus líderes sobre os eventos que ocorriam na batalha entre os reinos.[10][11] Embora as primeiras versões de Mortal Kombat 4 o apresentassem como um personagem jogável, ele foi finalmente transformado em personagem secreto.[12] No quarto título da série, ele serviu a Shinnok. Em Mortal Kombat: Tournament Edition, Noob Saibot foi apresentado novamente como um personagem jogável, mas dessa vez servindo como um soldado de Shao Kahn.[13][14]

História[editar | editar código-fonte]

Como Sub-Zero[editar | editar código-fonte]

Não está claro como a família de Sub-Zero se tornou parte do clã Lin Kuei, mas sabe-se que a família dele tem feito parte do clã há muitas gerações. Se sabe que o pai de ambos os irmãos (o quarto homem a ser conhecido como "Sub-Zero" em sua descendência) era um operador secreto do clã nos Estados Unidos. Ele se casou com uma estadunidense e juntos tiveram dois filhos e uma filha. Após alguns anos, o casamento deles desmoronou, resultando em divórcio. Contra a vontade da mãe, o pai levou os dois filhos com ele ao retornar para a China, e assim os dois irmãos se tornaram guerreiros do Lin Kuei. A mãe e a filha permaneceram na América. Outra versão, é que os dois irmãos foram tirados da mãe, ainda quando eram apenas crianças. (Mortal Kombat 2011)

Sua primeira aparição cronológica foi em Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero quando o feiticeiro Quan Chi contratou os Lin Kuei para encontrar um amuleto ancião, ele foi enviado para encontrar o mapa que levava a sua localização. Ele não sabia que Quan Chi havia contratado um ninja japonês, Hanzo Hasashi, para a mesma tarefa no caso de Sub-Zero falhar. Hasashi e Sub-Zero encontraram-se na sala do mapa, onde Sub-Zero arrancou a coluna de Hasashi junto com sua cabeça; matando-o a sangue frio depois de uma breve luta. Depois que Sub-Zero entregou o mapa, Quan Chi cumpriu a promessa que havia feito ao Grandmaster dos Lin Kuei; o clã rival, o Shirai Ryu, foi aniquilado. Essa matança, combinada com a execução impiedosa de Hanzo, abasteceu o espectro vingativo de Scorpion que mais tarde participaria nos torneios do Mortal Kombat.

Depois que Sub-Zero entregou o amuleto para Shinnok e Quan Chi, ele foi enviado de volta para recuperá-lo pelo protetor de Earthrealm, Raiden, que explicou que o amuleto era a chave para soltar Shinnok. Sub-Zero roubou o amuleto de Shinnok e escapou de Netherrealm, recusando uma oferta de Quan Chi para se juntar à Brotherhood of the Shadow e louvar Shinnok. Quando ele estava em Netherrealm, ele foi avisado por Quan Chi que ele podia entrar apenas porque a sua alma havia sido contaminada com o mal; aparentemente preocupado com isso, Sub-Zero perguntou a Raiden se isso era verdade. Raiden confirmou os medos de Sub-Zero, mas informou a ele que apenas ele poderia mudar o destino dele.

Ao retornar ao clã dos Lin Kuei, ele soube que ele havia sido convidado a participar do torneio do Mortal Kombat (ele também foi contratado para matar o anfitrião do torneio, Shang Tsung por um dos maiores inimigos de Tsung; alguns fãs acreditam que este inimigo era Quan Chi). Durante este torneio, Sub-Zero encarou o espectro assassino de Hanzo Hasashi (ainda usando o seu "nome" de Scorpion), sendo morto por ele, e tendo então sua alma mandada para Netherrealm. Shinnok observou sua alma entrar em Netherrealm. Ele e Quan Chi agora tinham Sub-Zero para a Brotherhood of the Shadow. Lá, o Amuleto de Shinnok contaminou a alma de Sub-Zero, corrompendo-o completamente. Ele se tornou Noob Saibot e se curvou para Quan Chi e a 'Brotherhood of the Shadow'.

Como Noob-Saibot[editar | editar código-fonte]

Em Netherealm, Noob Saibot se juntou a Brotherhood of the Shadow, o que ele recusou enquanto vivo. Numa mudança sombriamente irônica, Noob Saibot agora seria leal a Shinnok. Uma de suas primeiras tarefas para seu novo lorde seria observar e informar os acontecimentos ocorridos em Earthrealm e Outworld; para isso, ele permaneceu nas sombras durante o torneio de Outworld, monitorando a situação para o Deus Ancião caído. Em Mortal Kombat Shaolin Monks, porém, ele é visto brevemente em Netherealm por seu irmão. Kung Lao e Liu Kang testemunharam Noob Saibot tentando matar Sub-Zero, porém ele consegue evitá-lo. Quando os Monges Shaolin se preparam para matar o espectro o ninja ordena que eles parem, dizendo que ele os matará se eles derem mais um passo. Sub-Zero então conta a eles que Noob Saibot é o irmão dele e a localização de Scorpion, a quem o trio estava procurando. Nem Sub-Zero nem Noob Saibot são vistos outra vez até os acontecimentos de Mortal Kombat II.

Ao comando de Shinnok, Noob Saibot aliou-se com o imperador de Outworld, Shao Kahn, durante a invasão de Shao Kahn à Terra. Porém, quando os guerreiros de Earthrealm obtiveram a vantagem, Noob Saibot foi ordenado a trocar as alianças e se juntar aos guerreiros de Earthrealm, sem que Kahn soubesse. Depois que Kahn foi derrotado, Shinnok, sentindo que a hora havia chegado, foi libertado de Netherealm por Quan Chi, e conquistou Edenia. Noob Saibot agora servia a seu lorde diretamente. Mas apesar do planejamento cuidadoso do Deus Ancião caído, Shinnok foi derrotado mais uma vez pelas forças de Raiden e a 'Brotherhood of the Shadow' debandou. Com Shinnok totalmente derrotado, Noob Saibot passou a referir-se a ele simplesmente como "ido". Saibot voltou a servir o ainda enfraquecido Shao Kahn.

Alguns anos depois, nos eventos sucedidos de Mortal Kombat: Deadly Alliance, ele apareceu durante a batalha entre os exércitos de Edenia em parceria com os Shokans (liderados por Kitana e Goro) contra o exército de Outworld (liderado por Kano). Ele atacou o já exausto Goro, ferindo-o mortalmente. A guerra terminou trazendo a vitória para Edenia.

Com Kahn supostamente assassinado pelas mãos da Deadly Alliance, e Shinnok desaparecido, Saibot lentamente mudou de peão para jogador. Livre para seguir seus próprios interesses, e desinteressado nos casos envolvendo o retorno de Onaga, ele planejou criar sua própria legião de assassinos. Enquanto procurava a fortaleza abandonada de Kahn, ele descobriu o corpo inerte de Smoke. Reprogramando o ninja ciborgue para ser leal a ele.

Em Mortal Kombat Armageddon, Noob Saibot e Smoke invadem o palácio Lin Kuei, Smoke foge apos perder uma luta e Noob é capturado, Kuai Liang, seu irmão, atual Sub-Zero e Grande Mestre Lin Kuei diz ter com essa captura uma chance de trazer Bi-Han de volta ao normal, se isso se confirma ninguem sabe.

Em Mortal Kombat 9[editar | editar código-fonte]

Na nova História desenvolvida por Boon. Noob inicia sua história como Bi-Han, mas é morto pelo espectro em busca de vingança Scorpion, no primeiro torneio. Após sua morte, Quan Chi toma sua alma, para que retorne corompido assim como Scorpion. Ao se tornar um fantasma espectral, serve somente a Quan Chi e a Brotherhood of the Shadow, onde é completamente fiel. Em toda história de MK9, Noob ajuda Shao Kahn em seus planos de tomar o plano terreno junto a seu mestre Quan Chi.

Quando finalmente Shao Kahn consegue invadir o plano terreno com seu exercito liderado por Baraka, Quan Chi recebe a ordem de eliminar os soldados humanos que tentaram impedir. Chi então cria um gigantesco tornado de almas, porém, nesse momento Nightwolf e Kuai Liang aparecem para destruir a magia do feiticeiro. Durante a luta Noob revela a verdadeira identidade para seu irmão. Ele e derrotado por Kuai Liang, mas ainda luta com Nightwolf que o joga paro o tornado, destruindo o tornado. Não fica claro se está morto, mas provavelmente está.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

No filme Mortal Kombat, o personagem aparece como um dos "seguranças" de Shang Tsung e foi derrotado por Liu Kang na luta entre eles. No filme, Liu Kang atirou um balde com água em Sub-Zero quando o ninja estava usando uma técnica de congelamento, criando uma estalactite que o perfurou. O passado entre ele e Scorpion não é mostrado, Shang Tsung apenas afirma: "Scorpion e Sub-Zero, são inimigos mortais, mas são escravos do meu poder".

Noob Saibot (interpretado por J.J. Perry) aparece em Mortal Kombat: Annihilation, emergindo do tórax de Ermac para atacar Jax e Sonya. Pouco depois ele é morto por Jax.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Noob Saibot (interpretado por Sultan Uddin) também apareceu em Mortal Kombat: Conquest. No episódio de mesmo nome, Saibot foi um guerreiro aprisionado de Outworld que foi solto por engano por Siro e Taja; Saibot foi então recrutado por uma feiticeira para assassinar Kung Lao, uma tarefa na qual ele falhou. Na época do programa, a revelação de que Saibot era o Sub-Zero original não havia sido usada ainda, pois Deception foi lançado anos depois.

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Na série Battlewave, Sub-Zero alia-se a Kitana, Kung Lao e Baraka para derrotar Shao Kahn. Ele é também o único capaz de derrotar Scorpion, o novo general de Shao Kahn. Durante a ultima edição de Tournament Edition, Sub-Zero é representado como sendo vitorioso no torneio de Shao Kahn, derrotando Goro e tomando o Medalhão do Dragão, mesmo sendo morto por Scorpion.

Ambas as versões de Noob Saibot são vistas simultaneamente ativas na curta série de Mortal Kombat dos Quadrinhos Malibu. Esses quadrinhos ignoravam a herança maligna de Sub-Zero, uma vez que eles foram lançados antes da primeira vez que isso foi mencionado em Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero. Outra diferença com a história conhecida é que ele era retradado como o mocinho enquanto Scorpion era malvado por natureza. Durante a série Blood & Thunder, ele é fiel ao seu perfil no jogo em buscar a morte de Shang Tsung. Acompanhado por um companheiro do Lin Kuei, Hydro, ele enfrenta Scorpion e supera seus medos quando percebe que são eles que abastecem os poderes do espéctro.

Na edição "Baraka" de Malibu (1995), Noob Saibot aparece como um mocinho, e oferece a Baraka sua assistencia em caçar Scorpion e salvar um garoto tarkata (que é considerado "a ultima esperança de Outworld"). Nos quadrinhos é dito que ele é um observador dos acontecimento e guardião dos segredos de Outworld.

Referências

  1. Mike Fahey (5 de outubro de 2011). «In Which Noob Saibot Lives Up to His Name» (em inglês). Cópia arquivada em 3 de março de 2016 
  2. Midway (2004). Mortal Kombat: Deception. Midway. Fase: Kontent: Noob Saibot Demo 
  3. Midway (2004). Mortal Kombat: Deception. Midway. Fase: Kontent: Noob Concepts 
  4. Midway (2004). Mortal Kombat: Deception. Midway. Fase: Kontent: Noob Demo Version 
  5. Midway (2004). Mortal Kombat: Deception. Midway. Fase: Kontent: Double Character Concept 
  6. Lewis, Ed (14 de setembro de 2004). «Treasure of the Day: Mortal Kombat 2» (em inglês). IGN. Consultado em 4 de abril de 2010.. Cópia arquivada em 17 de setembro de 2004 
  7. «History of Mortal Kombat Ultimate Mortal Kombat 3» (em inglês). GameSpot. Consultado em 21 de maio de 2011.. Cópia arquivada em 21 de outubro de 2007 
  8. Midway Games (2005). Mortal Kombat: Shaolin Monks. PlayStation 2 
  9. «Cheapest Characters in Mortal Kombat History: Part 2» (em inglês). Prima Games. Consultado em 11 de maio de 2015.. Cópia arquivada em 20 de março de 2015 
  10. Midway Games (1996). Ultimate Mortal Kombat 3. Super Nintendo 
  11. «Ultimate Mortal Kombat 3
    Noob Saibot»
    . mortalkombatwarehouse.com. Consultado em 15 de abril de 2018.. Cópia arquivada em 15 de abril de 2018
     
  12. «Mortal Kombat 4 (cont.)». GameSpot. Consultado em 21 de maio de 2011.. Cópia arquivada em 21 de outubro de 2007 
  13. Midway Games (2002). Mortal Kombat: Deadly Alliance. PlayStation 2 
  14. «Mortal Kombat: Tournament Edition
    Noob Saibot»
    . mortalkombatwarehouse.com. Consultado em 15 de abril de 2018.. Cópia arquivada em 15 de abril de 2018