Nopaltzin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nopaltzin
Tlatoani dos Chichimecas
Acolhuacan.jpeg
Tlatoani de Tenayuca.
1304 - 1336
Predecessor Xólotl
Sucessor Tlotzin Pochotl
Nascimento 1244
Morte 1336 (92 anos)
Pai Xólotl

Nopaltzin (1244 - 1336) foi um líder chichimeca de século XIII, um Tlatoani . Seu nome significa Rei Cactus no idioma Náuatle .

Filho de Xólotl . Nopaltzin ajudou seu pai em fundar a capital Chichimeca, Tenayuca. Ele ascendeu ao trono com 60 anos de idade em 1304, e introduziu a cultura tolteca [1].

Após a morte de Xólotl, o reino foi deixado para Nopaltzin, que tomou posse formal, disparando quatro setas, aos quatro ventos, resolveu fixar sua residência em Tenayuca, a seis milhas do Lago Texcoco, para ter mais terras para a agricultura [2].

A ascensão de Nopaltzin ao trono foi celebrado com aclamações e regozijo, por quarenta dias. Quando os nobres se despediram para voltar a seus respectivos estados, uma delas dirigida assim o rei. "Grande rei e senhor, como seus assuntos e servos, vamos em obediência aos seus comandos, para governar o povo, você se comprometeram a nosso cargo, tendo em nossos corações o prazer de ter visto você no trono não menos devido à sua . virtude do que para o seu nascimento reconhecemos a sorte inigualável, o que temos em servir tão ilustre e poderoso um senhor; e pedimos-lhe que nos olham com os olhos de um verdadeiro pai, e para nos proteger com o seu poder, que pode descansar seguro e sob a sua sombra. está bem a água que restaura, enquanto o fogo que destrói, e em suas mãos mantenha igualmente a nossa vida e nossa morte [3].

Nopaltzin conferiu a Tlotzin Pochotl, o Falcão, o primeiro filho nascido de sua rainha tolteca, o governo do Texcoco; e para seus dois irmãos mais novos, os estados de Zacatlan e Tenamitic, respectivamente, a fim de que eles adquirissem cedo a difícil arte de governar os homens [3].

Tlotzin foi aclamado tlatoani após a morte de seu pai que governou durante 32 anos e continuou os esforços civilizatórios deste [1]



Precedido por
Xólotl
Acolhuacan.jpeg Tlatoani de Tenayuca
1304 - 1336
Sucedido por
Tlotzin Pochotl

Referências

  1. a b Margaret R. Bunson e Stephen M. Bunson,"Nopaltzin", Encyclopedia of Ancient Mesoamerica. New York: Facts On File, Inc., 1996. Ancient and Medieval History ISBN 9780816024025.
  2. Thomas Francis Gordon, The history of ancient Mexico, from the foundation of that empire to its destruction by the Spaniards Volume 1 p 91, printed and published by the author 1832
  3. a b Thomas Francis Gordon, The history of ancient Mexico pp. 94-95