Noriel Vilela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Noriel Vilela (Rio de Janeiro, 1936 - Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1975) foi um cantor carioca, com voz de Baixo profundo. Viveu até os 39 anos, quando morreu por causa de Leucemia, combinada com Anemia aguda.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Noriel Vilela (Aonoriel Vilela Arantes) fez carreira como integrante do grupo vocal de samba Cantores de Ébano, que teve relativo sucesso nos anos 1950. Vilela também lançou o álbum-solo Eis o Ôme em 1969.

A voz do cantor era um baixo profundo com uma dicção única no Samba. Seu segundo álbum "Eis o Ôme" é uma sucessão de faixas de sambalanço com forte tempero afro, não apenas na sonoridade, como também na temática, voltada para a umbanda.

Noriel Vilela morreu em 20/01/1975, aos 39 anos, no Hospital de Bonsucesso, Rio de Janeiro (cidade), Guanabara, vítima de Leucemia, agravada por uma Anemia Profunda. (fonte: Jornal O Fluminense, de 21/01/1975). Por essa época, o Grupo Cantores de Ébano se desfez por algum tempo, até que se encontrasse um substituto à altura do cantor falecido.

Um dos grandes sucessos de Vilela foi a canção "Dezesseis Toneladas", uma versão para o português de um clássico norte-americano do pop-country-folk dos anos 1940, "Sixteen Tons", de Ernie Ford e Merle Travis. Em 2014 a cervejaria holandesa Heineken utilizou a versão do brasileiro em uma propaganda comercial[1]. Em 2016, os produtores de música eletrônica DANNE e Rivas lançaram um remix da música de Vilela, no estilo Brazilian Bass. A banda paulista Funk Como Le Gusta regravou a versão de Vilela, tentando, até mesmo, reproduzir sua voz grave, no álbum Roda de Funk.

Vilela goza atualmente de um revival cult entre os admiradores do sambalanço e seu nome é facilmente encontrável nas redes de compartilhamento de arquivos da internet.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências