Norifumi Abe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Norick Abe 1996 JapanGP.JPG

Norifumi Abe (7 de setembro de 1975 - 7 de outubro de 2007) foi um motociclista japonês.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de um motorista de carro, Abe começou a competir em minimotos aos 11 anos de idade, mais tarde começou no motocross. Aos 15 anos ele foi para as corridas na pista, ganhando em 1992 o campeonato japonês de 250cc, para vencer novamente no ano seguinte, desta vez na primeira divisão, 500cc, tornando-se o mais jovem vencedor da mesma, com apenas 17 anos.

Em 1994, teve a oportunidade de participar na corrida para o mundial disputado em seu país, como piloto convidado ou Wild Card, numero 56. Ele surpreendeu a todos com sua performance, disputando a vitória aos campeões como Michael Doohan e Kevin Schwantz, caindo três voltas da corrida.

Kenny Roberts ficou tão impressionado que ele ofereceu participar de mais duas corridas do Campeonato Mundial daquele ano, em que ele marcou dois sextos lugares e passaporte para participar da temporada de 1995 na equipe Yamaha.

Nessa temporada, ele conseguiu seu primeiro pódio e sua primeira vitória no ano seguinte. Em 1997, seguiu com a Yamaha, mas Wayne Rainey tornou-se gerente da equipe, recebendo quatro novos pódios ao longo dos próximos dois anos. Se juntou ao ex-piloto espanhol Luis d'Antin em 1999, alcançando uma vitória, seguida por outra no ano seguinte.

Ao iniciar as regras da MotoGP em 2002, Abe mostrou seu descontentamento com as novas motocicletas, e ao incorporar sua equipe no ano seguinte, ele a deixou para se tornar um piloto de testes da Yamaha, ás vezes participando como um piloto convidado. Depois de mais uma tentativa em 2004, que não foi bem sucedida, a Yamaha ofereceu-lhe uma posição no Campeonato Mundial de Superbike de 2005, deixando após a temporada de 2006, na que não conseguiu nenhum pódio. Em 2007 participou do Campeonato Japonês de Superbike.

Morte[editar | editar código-fonte]

Em 7 de outubro de 2007, Norifumi Abe se envolveu em um acidente de trânsito em Kawasaki, na província japonesa de Kanagawa. Por volta de 18h20m do horário local, Abe estava pilotando uma motoneta de 500 cc Yamaha T-Max quando foi atingido por um caminhão, que fez uma inversão de marcha ilegal na frente do motociclista que foi declarado morto duas horas e meia mais tarde no hospital onde foi levado para o tratamento.

Referências

  1. «Abe morre em acidente rodoviário». 8 de Outubro de 2007. Consultado em 26 de julho de 2010. 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.