Normal superior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Normal Superior)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Atuação nas fases inicias da educação.

Normal Superior é uma Graduação de Licenciatura Plena que foi criado no Brasil pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) para formar os profissionais da Educação Básica em nível superior[1] (ideia do educador Anísio Teixeira) Artigos 61, 62 e 63. Ao criar o Curso Normal Superior, criou-se também os Institutos Superiores de Educação. O primeiro Curso Normal Superior público do país foi criado no ISERJ - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro em 1998.

O Parecer CNE 970/99, aprovado em 9/11/1999, dá importância a criação do Curso Superior Normal Superior e a ele designa a formação de todos os professores das redes estaduais, federais, municipais e particulares que não tenham um curso superior, estabelecendo um limite de 10 anos para que fosse cumprido o Parecer referente ao artigo 62 da LDB que previa a formação superior dos professores de Ensino Infantil e Fundamental.

Apesar as disputas travadas, esse Parecer aponta uma importante direção nas Politicas Publicas brasileiras, que a partir de então passam a privilegiar o Ensino Infantil e as series iniciais do Ensino Médio. Esse avanço se dá em função da obrigatoriedade da formação superior do professor. Traduzindo, assim, as teorias pedagógicas e psicológicas que alertam para as fases de desenvolvimento integral da criança a partir de tenra idade no sentido de potencializar seu desenvolvimento, para isso os professores e pais devem ter um grau de conhecimento relativo para a compreensão dessas necessidades.

Disciplinas do currículo[editar | editar código-fonte]

Grande curricular de Licenciatura em Normal Superior, com duração de 4 anos, da Universidade Estadual do Piauí, em 2004.

A carga horária era de 3400 horas com formação em 3 anos. Como referencia- Grade Curricular do curso Normal Superior da UNIPAC - MG- GOVERNADOR VALADARES:

Matemática I e II, História do Brasil I e II, Geografia, Ciências,Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Psicologia da Educação I,Prática Pedagógica de Ensino I,Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, Prática de Formação I,Língua Portuguesa I , II, III ,História Geral ,Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências,Fundamentos e Metodologia do Ensino da Geografia,Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática,Psicologia da Educação II,Políticas Públicas para a Educação Básica,Prática Pedagógica de Ensino II,Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, Prática de Formação II,Fundamentos e Metodologia do Ensino da História,Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem,Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Prática Pedagógica de Ensino III, Estágio Supervisionado I- 150h, Atividades Acadêmico-Científico-Culturais,Prática de Formação III, Literatura Infanto-juvenil, Ciência Política, Arte e Cultura, Corporeidade e expressão, Cultura Religiosa, Projeto Pedagógico I , Prática Pedagógica de Ensino IV , Estágio Supervisionado II- 175h, Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, Prática de Formação IV , Formação e Profissão Docente, Projeto Pedagógico I Educação inclusiva, Laboratório de Recursos Didáticos e Estratégias de intervenção pedagógica na Ed.Infantil, Comunicação Assistiva - Libras, Tópicos Especiais em Educação, Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos, Prática Pedagógica de Ensino, Estágio Supervisionado 0 -175h, Prática de Laboratório de Recursos didáticos e estratégias de intervenção pedagógica na Ed.Infantil, Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, Prática de Formação V.

Esse curso não habilita para gestão escolar e coordenação escolar, ele se direciona exclusivamente ao Ensino Infantil e series iniciais do Ensino Fundamental.

Seus Estágios supervisionados correspondem ao total de 450 horas distribuídas nos 3 últimos períodos.{| class="wikitable"

|

  1. MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. DOCUMENTO NORTEADOR PARA AS COMISSÕES DE VERIFICAÇÃO COM VISTAS Á AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSO NORMAL SUPERIOR. O curso superior foi criado através do PARECER CNE n 970/99 em resposta a LDB 1996 que se destinava a formação de nível superior dos professores do Ensino Infantil. A necessidade de um curso superior especifico para o Ensino Infantil e as series iniciais do Ensino fundamental se deu pela exigência da LDB no seu artigo 62, em que em seu texto discute- "Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em Universidades e Institutos Superiores de Educação, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal." Essa diretriz toma um prazo para que todos os professores que estão em sala de aula em qualquer instancia, seja ela federal, estadual, municipal e particular se formem com nível superior dando um prazo de 10 anos para que isso fosse cumprido.no caput do Art. 62, o § 4 do Art. 87 afirma: “Até o final da década da Educação somente serão admitidos professores habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço”. Sendo assim a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 impulsiona a formação do professor e crio o Parecer. É um avanço enorme para a Educação Infantil e as series iniciais do Ensino Médio que até então não tinham exigência na formação de seus professores, aceitando professores com nível médio. Apesar as disputas travadas entre a mentalidade de alguns que viram no curso Normal Superior uma disputa com a Pedagogia, esse curso é um marco nas Políticas Públicas no Brasil em benefício do Ensino Infantil. A bem do saber das teorias da Psicologia, inclusive as Teorias de Jean Piaget, a Educação Infantil é uma fase em que o ser humano esta em desenvolvimento intelectual, social, cognitivo e fisico. Segundo Vygosty quando estimulados devidamente, com professores e pais capacitados, passam a ter um desenvolvimento potencial superior ao seu desenvolvimento real. E isso requer um professor formado devidamente para entender essa fase. [1].portal mec. Acesso em 09/11/2013